O que é descrição de cargo e como fazer em empresas contábeis?

O importante é não se vitimizar e se transformar. É preciso acreditar no poder de superação do ser humano. Rick Chester

Você sabe o que é descrição de cargo? Também conhecida como job description, esse documento serve para especificar as atribuições de cada cargo dentro da sua empresa e garantir mais eficiência à de pessoas, desde o recrutamento e seleção até do dia a dia, como promoções e treinamentos. 

Neste post, vamos explicar melhor a importância de elaborar o documento com clareza, como você pode fazer isso no escritório de e quais informações não podem faltar. Quer tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto? Então, vamos à leitura. 

O que é descrição de cargo?

A descrição de cargos e funções é o documento que define quais são as posições de trabalho dentro da empresa e quais as atribuições e responsabilidades de cada colaborador que executa essas funções. 

Nesse sentido, ela determina, por exemplo, quais atividades são exercidas em cada cargo, qual a formação necessária para que um profissional ocupe aquele cargo, quais conhecimentos específicos e habilidades comportamentais são necessárias, entre outros detalhes. 

Ainda, é um documento que contém informações importantes para que a de pessoas avalie o desempenho dos colaboradores em suas funções e também é um excelente instrumento para o processo de recrutamento e seleção. Vale destacar que a engenharia de cargos não é imutável, ela precisa ser alterada caso o perfil do negócio mude. 

Qual a importância da descrição de cargo em empresas de contabilidade?

O objetivo da descrição de cargo é definir quais as atividades de cada posição e alinhar essas atribuições com o candidato ou colaborador. No escritório de contabilidade, esse instrumento ajuda, tanto no recrutamento de novos talentos quanto na daqueles que já estão na empresa. 

Outro fator importante dessa ferramenta é que ela previne trabalhistas por desvio ou acúmulo de funções. Imagine, por exemplo, que você contratou uma profissional para atuar no departamento pessoal, mas ele acaba, por não saber ao certo suas funções,  passando a maior parte do tempo auxiliando os colaboradores do departamento fiscal. 

Nesse caso, como o colaborador está desempenhando uma atividade diferente daquela para a qual foi contratado, o empregador pode ter problemas no futuro, caso ocorra uma disputa judicial. 

Como fazer descrição de cargos?

Na hora de montar sua descrição de cargo é importante utilizar uma linguagem clara e detalhar bem cada um dos pontos, dessa forma, você evitará interpretações equivocadas. O título do cargo também precisa ser realista e coerente com as atribuições. 

Lembre-se de fazer uma pesquisa prévia para entender a estrutura da empresa, do setor e quais competências e habilidades são, de fato, relevantes para aquela posição. Isso porque, não existe razão para exigir inglês fluente em uma área em que o colaborador não vai utilizar a língua em nenhum processo. 

Nesse caso, as informações podem ser levantadas com líderes, gestores e colaboradores que já atuam nos cargos. Para isso, utilize questionários de pesquisas e entrevistas e observe o dia a dia dos profissionais. 

O que não pode faltar na descrição do cargo?

Não existe uma fórmula única para montar uma descrição de cargos, já que as especificações vão variar muito conforme as posições e funções. No entanto, seguindo um checklist básico e adaptando alguns detalhes conforme o cargo, você consegue montar um documento completo e eficiente. 

Lembre-se que, mesmo dentro de uma empresa contábil, podem existir diversos exemplos de descrição de cargo, já que cada posição tem suas responsabilidades e necessidades distintas. 

A seguir, listamos algumas informações pontuais que devem estar no seu documento, confira:

  • nome: descrição do título do cargo;
  • departamento: a área a qual o cargo pertence;
  • jornada de trabalho: o regime estabelecido, seja ele presencial, híbrido ou remoto;
  • horário de trabalho: o horário estabelecido, que pode ser o comercial padrão ou turnos de trabalho;
  • local de trabalho: localização específica, em caso de regime presencial ou híbrido;
  • propósito: missão e objetivos do cargo;
  • funções e responsabilidades: todas as atividades e atribuições do cargo;
  • profissional anterior: a trajetória profissional desejada para o candidato ideal;
  • competências e habilidades: as soft e hard skills desejadas para o cargo;
  • formação: nível de escolaridade desejado;
  • faixa salarial e benefícios: a faixa de valor correspondente ao cargo e as vantagens oferecidas pela empresa.

Quais os benefícios de uma boa descrição de cargos?

Uma descrição de cargos bem elaborada traz vários benefícios para a e sua de pessoas. Veja os principais:

  • mais clara e organizada;
  • prevenção de trabalhistas;
  • mais eficiência nos programas de e desenvolvimento;
  • seletivos bem direcionados e baseados em necessidades reais;
  • planos de carreira mais estruturados;
  • melhora no gerenciamento de promoções e aumentos de salários;
  • minimização de índices de turnover.

Como vimos, a descrição de cargo é um documento importante para apoiar tanto os de recrutamento e seleção quanto outras atividades da de pessoas nas empresas contábeis. Na hora de elaborá-lo, é importante ser detalhista e fornecer o máximo de informações possíveis, de forma clara e compreensível. 

Agora que você já sabe o que é descrição de cargo, baixe gratuitamente a planilha de custos do recrutamento e seleção e melhore o do processo na empresa.