O que é e como aplicar o 9box?

O que é e como aplicar o 9box?

Com o aumento do número de ferramentas e de conceitos aplicados em empresas, várias foram as ideias que surgiram para melhorar a e a análise de resultados de quem trabalha no local em questão. Não é diferente, claro, com os escritórios de contabilidade. Negócios deste ramo também precisam criar soluções e parâmetros para terem maior eficiência em suas análises.

Entre os conceitos importantes nos dias atuais, está o 9box. O nome pode parecer curioso, misturando número e palavra, mas o fato é que a ideia é bastante interessante. Por isso, gestores e donos de escritórios de devem se atentar para o tema e buscar aplicá-lo em seus negócios.

Neste conteúdo, para aumentar o conhecimento sobre o assunto, separamos informações relevantes sobre o 9box. Falaremos um pouco mais sobre o que ele é e, também, como os escritórios podem agir para que este conceito seja incluído na agenda da companhia.

O que é o 9box?

Para começar, é fundamental explicar o conteúdo, para que os gestores de um escritório comecem a entender a relevância desta ideia e de sua aplicação.

O 9box tem pode ser chamado de matriz de desempenho e potencial. Além disso, não é um conceito totalmente inovador, que tenha surgido com a digitalização de ou crescimento das empresas a partir de um mundo mais tecnológico. Na verdade, de acordo com a empresa McKinsey, gigante do mundo da consultoria, os primeiros sinais de criação da ideia são da década de 1970.

Obviamente, com o passar do tempo o conceito foi se aprimorando e, hoje em dia, podemos dizer que ele é uma forma de avaliação de desempenho dos colaboradores. No caso que estamos explorando aqui, dos trabalhadores de um escritório de contabilidade.

Por que o nome 9box?

Certamente, esta pergunta deve ter surgido na cabeça do leitor. Na prática, é algo bastante literal. Os gestores podem criar uma caixa (box, em inglês) metafórica, com nove espaços. Dentro desses espaços, são colocadas determinadas observações, que servirão como análise de desempenho.

A partir das nove caixas, forma-se uma espécie de gráfico. No eixo vertical, considera-se o potencial de um funcionário para o escritório. No vertical, o desempenho efetivamente entregue pelo profissional. Sendo assim, as três caixinhas que estiveram no alto indicam alto potencial, enquanto as de baixo mostram potencial baixo e, as do meio, médio.

Pelo lado do desempenho, as caixas mais à direita representam alta produtividade, enquanto às da esquerda, baixa e, claro, as centrais mostram um rendimento mediano.

A partir disso, os gestores conseguem medir melhor e comparar os diferentes colaboradores, porque fica mais claro, visualmente, quem tem o potencial, mas não entrega tanto. Quem não tem tanta capacidade, mas se esforça e consegue bom desempenho, entre várias outras possibilidades de análise. Ou seja, a visão é muito mais completa.

O foco de cada profissional, claro, deve ser chegar na caixinha da fileira de cima e mais à direita. Este local indica alto potencial e ótimo desempenho. É o funcionário dos sonhos.

Necessidade de atualização contínua

Outro ponto importante é a necessidade de que as posições, em termos de desempenho e potencial sejam constantemente analisadas e atualizadas. Por vezes, um funcionário percebe seus problemas e sobe de desempenho. Ele muda de box. Outro não tinha tanto potencial, mas se aprimora, estuda e cresce.

Por outro lado, um colaborador pode passar por uma fase pessoal difícil e isso diminuir seu rendimento. Percebe como é muito variável? O 9box consegue, também, monitorar estas mudanças, desde que haja o acompanhamento constante por parte dos chefes.

Por que é tão bom ter 9box?

A ideia da metodologia 9box é relevante para os negócios, também, por conseguir fazer projeções. Portanto, além de conseguir analisar desempenho, é possível projetar o potencial para o futuro. Sendo assim, o escritório consegue entender melhor se determinado colaborar tem o que evoluir e qual é seu teto de rendimento.

Isso evita a manutenção de funcionários que, dificilmente, entregarão ótimos resultados. Ao mesmo tempo, permite perceber que, por vezes, um colaborador de baixo desempenho, hoje, tem um potencial grande de melhora e, a partir disso, vale a pena mantê-lo e estimulá-lo a desenvolver o potencial existente.

Ou seja, para concluir: o 9box é um método de analisar desempenho e, ao mesmo tempo, mensurar potencial e possibilidades para o de cada um.

Como aplicar no escritório de contabilidade?

Para concluir o conteúdo, vale falar um pouco sobre como aplicar o conceito de 9box no escritório de contabilidade. O primeiro passo é ter bases de análise concretas. Para isso, é importante ter uma base de arquivos e dados de desempenho de cada colaborador. E isso precisa ser atualizado sempre.

Com isso, a aplicação se dá de maneira racional, em vez de apenas por impressões. Além disso, é importante que todos os gestores, responsáveis pelas análises, tenham esta métrica como foco de trabalho.

Não dá para cada um analisar de um jeito diferente e só de vez em quando. Se a metodologia 9box será aplicada, os gestores precisam usá-la como fonte principal de mensuração, se engajando nas e neste tema ao longo de seus dias de trabalho.

Os próprios funcionários também precisam ser avisados sobre a análise e entender quais são os parâmetros. Quanto mais aberto for o jogo, maior será o estímulo para que eles busquem evoluir. Por isso, na aplicação do 9box são importantes reuniões para comunicação e padronização de conceitos.

O que fica claro é que não se trata de um processo simples. Na verdade, é necessário antes da execução. Para a correta aplicação, gestores e funcionários devem entender o conceito e trabalhar para que ele seja bem colocado. Sem e organização, a tabela pode acabar sendo apenas uma métrica imprecisa.

E uma ferramenta com esta capacidade, de avaliar desempenho e mensurar potencial, não pode ser mal utilizada, porque é de extrema relevância, para o presente e o futuro, se bem analisada na rotina do escritório de contabilidade.

Para finalizar, temos um convite: acesse nosso canal no YouTube, confira os conteúdos e se inscreva. Além disso, faça parte do grupo de Telegram, também com conversas e tópicos que vão aumentar seu conhecimento. E, para completar, leia outros textos de nosso blog. Se o que você quer é melhorar estratégias de seu escritório de contabilidade, todos estes conteúdos vão ajudá-lo.