O que é participação nos lucros e resultados, como funciona e quem tem direito

Você não precisa de um novo plano para o próximo ano. Você precisa de compromisso. Seth Godin

A participação nos lucros e resultados (PLR) é uma iniciativa que incentiva o cumprimento de metas por meio de estímulos financeiros. Trata-se de um dos benefícios mais atrativos que uma empresa pode oferecer, tanto para a atração de bons profissionais do mercado quanto para retenção de talentos.

Neste artigo, vamos explicar o que é a PLR e como ela funciona na prática. Além disso, falaremos sobre quem tem direito a receber a participação nos lucros e quando o benefício deve ser pago. Acompanhe!

O que é PLR, a participação nos lucros e resultados?

A participação nos lucros e resultados, também conhecida como PLR, é uma remuneração variável que distribui uma parte dos lucros obtidos pela empresa para os funcionários

Trata-se de um benefício previsto na CLT, pela lei 10.101/2000, não obrigatório, exceto quando consta em acordo coletivo junto ao sindicato trabalhista de determinadas categorias.

Como funciona a participação nos lucros e resultados de uma empresa?

Cada empresa pode determinar como funcionará a sua PLR ou deliberar sobre o tema no acordo estabelecido junto ao sindicato. Para isso, é preciso definir quais serão as metas a serem batidas, o percentual dos lucros que serão destinados ao programa e a forma como esse percentual será distribuído, proporcionalmente, entre as pessoas.

Em geral, essa distribuição é designada de acordo com os diferentes níveis de cargos. O critério pode ser que quanto mais alta uma posição na companhia, maior será a contribuição para o cumprimento das metas e, por isso, as retribuições deverão ser maiores. 

Quem tem direito à participação nos lucros e resultados?

A PLR pode ser paga a todos os funcionários da empresa, de todos os níveis hierárquicos, inclusive para diretores. A única exigência é que sejam pessoas com vínculo empregatício registrado em carteira. 

Sendo assim, estagiários, freelancers e profissionais terceirizados não têm o direito à participação nesse tipo de programa de reconhecimento.

Quando é paga a participação nos lucros da empresa?

O prazo para o pagamento da PLR deve ser definido junto das demais regras do programa, seja pela própria empresa, seja por meio de acordo coletivo. Mas é importante destacar que o pagamento pode ser feito em até 2 parcelas, sendo passível de tributação a partir de R$6.000,00.

A participação nos lucros e resultados é um benefício muito importante para as empresas que buscam crescimento no mercado. Afinal, quanto melhores forem os resultados obtidos, maiores serão os ganhos tanto para a empresa quanto para cada funcionário.

Este artigo foi útil? A política de PLR de uma empresa passa também pelo , que ajuda a definir  as metas para um próximo período. 

Para ajudar você a ter mais eficiência nesse processo,  baixe agora o Kit gratuito de planejamento estratégico para 2023, criado pela Sólides Tecnologia em parceria com a G4 Educação.