Para se inspirar: fusões de empresas brasileiras que tiveram sucesso

Para se inspirar: fusões de empresas brasileiras que tiveram sucesso

De acordo com o Jornal do Comércio, as expectativas para os escritórios de próximos dez anos são bem alarmantes. Isso porque, segundo especialistas entrevistados para a reportagem, mais da metade destas empresas irão desaparecer, fundindo-se a outras já existentes no mercado.

Este é um fator que demanda a atenção dos envolvidos e acende alertas para uma realidade que tem se tornado cada vez mais palpável nos dias atuais. Por esta razão, a fim de pensar na melhor e nos benefícios que esta prática pode trazer, aqui estão quatro que você precisa conferir.

Afinal, elas foram motivo de no setor contábil brasileiro e podem ser um exemplo de e de boa gestão em todos os processos.

Entenda agora e surpreenda-se:

1. BWA Global

Conhecida como uma das mais recentes do mercado, a BWA Global uniu quatro escritórios de em um só. No entanto, o processo não foi tão rápido quanto parece.

Para amadurecer a ideia e seguir todas as tendências demandadas pelo mercado, os responsáveis levaram três anos amadurecendo a ideia e negociando, até que tudo fosse concretizado em 2020.

Assim, uma vez que os pormenores foram sanados, uma nova marca foi adotada. Tudo para marcar este novo começo, expressar uma nova fase e dar uma nova imagem para a empresa – algo essencial quando se pensa pelo viés do marketing e vendas para escritórios de contabilidade.

Como resultado, a BWA Global se estabeleceu em cinco pontos ao redor do país, mantendo duas unidades no Rio de Janeiro, duas também no Rio Grande do Norte e uma alocada em Pernambuco.

Logo, a receita da organização triplicou e até mesmo o número de colaboradores foi aumentado, chegando a trezentos funcionários. Acha que isso é pouco? A resposta também veio em forma de clientes: saltando de seiscentos para dois mil! Haja benefícios!

2. Grupo Hemera Contábil

O que era para ser um acordo de cooperação técnica e de gestão administrativa, se transformou em uma grande no estado de São Paulo. Isso porque os escritórios Albatroz, Contek, Eficaz e R. Monteiro decidiram se unir, causando uma verdadeira revolução no mercado local.

Assim, desta união de quatro escritórios teve início o Grupo Hemera Contábil, um nome que surge como uma homenagem à Deusa grega responsável por iluminar o dia. Tem referência mais poderosa?

Diante de um cenário como este, a sede da companhia ficou estabelecida em São Bernardo do Campo, contando com 700m² que comportam inúmeros colaboradores. Ademais, existem também duas unidades que foram mantidas em Santo André, São Caetano do Sul e na Avenida Paulista.

Assim, o Grupo Hemera consegue atender diferentes localidades do estado e ainda respaldar sua cartela composta por mais de quinhentos clientes. Logo, sua expectativa de crescimento tem se tornado cada vez maior!

3. Organização Contábil Líder

Uma das mais antigas abordada neste artigo é a da Organização Contábil Líder, que surgiu com a união do Escritório Pascutti e do Escritório Padrão, referências no segmento durante os anos noventa.

Com uma trajetória repleta de desafios, a Organização Contábil Líder passou pela transição entre a chamada tradicional e a digitalização, tendo que lidar com as novas tecnologias e abandonando os métodos antigos, que haviam ficado obsoletos.

Dessa maneira, ao adotar esta nova cultura organizacional, seus tomadores de decisões investiram em cursos e para todos os colaboradores, além de injetando o máximo possível em qualificação para ter um time especialista no assunto.

Foi assim que a empresa conseguiu atender às necessidades dos clientes durante a de século e, acima de tudo, fidelizou cada um deles, angariando o sucesso.

Hoje, a Organização Contábil Líder conta com uma carteira fiel de empresas a seu lado, sejam elas corporações ou voltadas para o meio rural. Ademais, ela firmou seu posicionamento no setor de Rondônia, abrangendo suas funções para dentro e fora da localidade. Se tornou referência!

4. RSM Brasil

Com o anuncio de sua feito na “Experience RSM”, a RSM Brasil anuncio que realizaria uma integração com a Bexcell, que tem sede em São Paulo e filiais em Manaus e Rio de Janeiro.

Eleita a sexta maior empresa de autoria, consultoria, tributos e contabilidade a nível mundial, a RSM Brasil faz parte das empresas pertencentes à RSM Internacional e está no país há mais de três décadas, sendo reconhecida e consolidada no mercado.

Com esta inovadora de unir-se a uma outra organização, empresa conseguiu realizar a contratação adicional de mais trezentos profissionais, aumentando as oportunidades e garantindo empregabilidade para as regiões em seu entorno.

Além disso, no que diz respeito ao seu sucesso, o faturamento anual da RSM Brasil teve um aumento acima de R$ 300.000.000,00, algo surpreendente e que corrobora os benefícios angariados com esta prática e a eleva como uma das líderes nacionais no segmento.

5. Elo Contabilidade

Outra antiga observada por aqui é a do Elo Escritório de Contabilidade, criado em 1996 a partir da união do Escritório Luso Brasileiro e de outro escritório homônimo, cujo nome se seguiu no grupo atual.

Mantendo um quadro composto por profissionais especializados e constantemente atualizados, a Elo conta com mais de sessenta colaboradores que estão aptos para atender a todas as demandas de um grupo de clientes extremamente diversificado.

É assim que, situada no Rio de Janeiro, a empresa atende desde indústrias até órgãos de entidades de classe, garantindo que todas as suas atividades possam suprir as necessidades e, consequentemente, ampliando a listagem dos consumidores fiéis de seus serviços.

Não é tão fácil quanto parece!

O processo de é complexo e trabalhoso. Mesmo nos casos de há muitos desafios que devem ser superados. Não se iluda!

Cito alguns dos pontos que devem ser pensados antes de começar o processo:

  1. Viabilidade econômica e financeira
  2. Cultura empresarial
  3. Sinergia entre as empresas
  4. Transparência e afinidade entre os sócios
  5. Estrutura de governança
  6. Objetivos estratégicos
  7. Acordo de cotistas
  8. Infraestrutura tecnológica
  9. Políticas internas

Quer saber mais a respeito?

Se você tem interesse em assuntos como consultoria estratégica, e aquisições, está na hora de saber mais sobre estas temáticas e desvendar todos os mistérios em torno destes processos.

Para isso, eu e convido a acessar o meu canal do YouTube e se inscrever, a fim de receber sempre todas as atualizações e novidades abordadas no nosso meio audiovisual.

Além disso, não deixe também de conferir outros textos disponibilizados por aqui e, claro, de se inscrever também no meu canal do Telegram para estar sempre atualizado. Estou te esperando!

Classifique nosso post