Por que utilizar uma ferramenta de gestão de pessoas na área contábil?

Se você quer garantir um lugar especial no coração e na mente dos consumidores, precisa aprender mais sobre branding. Cristiana Arcangeli

Os colaboradores são o recurso mais importante dentro de qualquer organização. Por isso, uma empresa contábil que deseja melhores resultados e mais eficiência precisa investir em uma boa gestão. Para otimizar esse processo e torná-lo mais estratégico, você pode apostar em uma ferramenta de gestão de pessoas

Mas afinal, o que são essas ferramentas e como elas podem melhorar o dia a dia da organização? Entenda um pouco mais sobre as melhores soluções e suas aplicações. 

O que são ferramentas de gestão de pessoas?

Trata-se de técnicas e recursos importantes que dão suporte ao time de RH na condução de processos e na tomada de decisões. Nesse sentido, podem ser aplicadas em empresas de diferentes segmentos e melhorar o dia a dia do departamento.

A indústria 4.0 trouxe transformação digital ao mercado e possibilitou que essas ferramentas, que eram utilizadas de forma analógica, tornaram-se ainda mais inteligentes. Hoje, com um RH tecnológico, é possível utilizar soluções de automação em um software de gestão de pessoas, para otimizar processos e garantir uma atuação muito mais estratégica. 

Qual é a importância de utilizar uma ferramenta de gestão de pessoas no escritório contábil?

As ferramentas tecnológicas oferecem diversos benefícios para uma empresa contábil, por exemplo, ajudam a otimizar tempo e recursos, garantindo que o time de RH consiga focar em uma gestão estratégica. 

Dessa forma, podem ser de grande valia em empresas de pequeno porte, que contam com times enxutos e que, muitas vezes, compartilham diferentes funções. 

Além disso, as ferramentas ajudam a coletar dados relevantes e organizar tarefas e processos, tornando o setor mais eficiente, produtivo e estratégico. Ainda, auxiliam na mensuração de resultados e indicadores, permitindo um monitoramento das métricas para orientar a gestão.  

Quais são os principais tipos de ferramentas de gestão de pessoas e seus benefícios?

As ferramentas de gestão de pessoas podem ajudar o escritório de contabilidade a garantir mais eficiência e potencializar o capital humano. Mas como escolher quais delas implementar? A seguir, listamos algumas das principais soluções que podem fazer a diferença no seu negócio. 

Avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é utilizada para monitorar atividades e comportamentos dos profissionais da empresa e potencializar talentos e habilidades. Com ela, é possível avaliar a performance dos colaboradores de forma individual e coletiva, embasando a tomada de decisões sobre promoções e demissões, por exemplo.  

Para facilitar a visualização dos resultados, o RH pode utilizar o 9Box Cultural da Sólides, uma ferramenta ágil e visual que permite uma avaliação completa e dinâmica, cruzando dados de desempenho dos profissionais com o seu comportamento. 

O 9Box Cultural é feito por quadrantes, numerados de 1 a 9. Assim, é possível visualizar informações detalhadas sobre o perfil de cada colaborador e identificar quais valores e habilidades ele precisa desenvolver para aprimorar seus talentos. 

Pesquisa de clima organizacional 

A pesquisa de clima organizacional é a ferramenta utilizada pelas empresas para mapear a percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho e as relações dentro do negócio. Ela é feita por meio de um questionário, físico ou virtual, com perguntas que abordam desde a satisfação profissional até a postura das lideranças. 

O ideal é que a aplicação seja feita com regularidade e de forma anônima, para que os colaboradores se sintam confortáveis de compartilhar percepções e opiniões. As respostas levantadas devem ser utilizadas para orientar ações de melhoria do clima organizacional e promover mais satisfação ao time.

Com ferramentas digitais como a da Sólides, é possível automatizar e personalizar as pesquisas, além de acompanhar relatórios em tempo real. Além disso, o modelo pode incluir diversos tipos de respostas, como formato aberto, múltipla escolha ou única escolha.  

Mapeamento de perfil comportamental

Por fim, outra ferramenta que pode ajudar na gestão de pessoas das empresas contábeis é a gestão comportamental. Esse tipo de abordagem considera as habilidades comportamentais e a forma como cada indivíduo reage frente a diferentes situações cotidianas, auxiliando o RH na tomada de decisões do negócio.

Com uma ferramenta de mapeamento de perfil, como o Profiler da Sólides, é possível classificar os colaboradores em 4 diferentes perfis predominantes: executor, comunicador, planejador e analista, proporcionando uma gestão mais estratégica e personalizada. 

Assim, o RH garante mais eficiência nos processos de recrutamento e seleção, unindo habilidades que se complementam para formar times de alta performance. Além disso, a organização consegue entender quais os pontos de melhoria em cada profissional, traçando planos de treinamento e desenvolvimento mais direcionados. 

O Profiler se baseia na metodologia DISC e em mais 6 teorias comportamentais. Sua aplicação é simples, rápida e fornece mais de 50 informações relevantes em menos de 5 minutos.

Como vimos, uma boa ferramenta de gestão de pessoas é um recurso que pode otimizar o dia a dia do RH nas empresas contábeis e fornecer informações e dados importantes para embasar a tomada de decisões. 

Agora que você já conhece algumas das principais soluções, baixe o e-book gratuito e conheça outras ferramentas e estratégias para estruturar o RH de pequenos negócios.