Principais benefícios e vantagens da assessoria contábil especializada

Principais benefícios e vantagens da assessoria contábil especializada

Antes de tudo, sabemos que para uma empresa gerar competitividade no mercado, é necessário conduzir todos os internos da melhor forma.

A organização e a preocupação de manter o negócio em dia com as obrigações financeiras e fiscais é de suma importância, e nesse quesito, podemos perceber claramente os benefícios de ter uma assessoria contábil especializada como parceira.

Estar com as obrigações fiscais e tributárias em dia consolida uma excelente reputação no mercado e gera autoridade de marca entre os concorrentes.

Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e conheça os inúmeros benefícios de uma assessoria contábil especializada.

Assessoria contábil: o que é e qual a sua importância?

Em suma, podemos dizer que a assessoria contábil nada mais é do que um serviço oferecido por especialistas altamente capacitados — seja um ou autônomo — que se dedicam exclusivamente a propor soluções em áreas da , contabilidade, auditoria, assuntos trabalhistas, fiscais, financeiros entre outros relacionados.

De forma prática, esses profissionais realizam o acompanhamento e o desempenho da sua empresa em relação a tributários, finanças, expansão do negócio, lucratividade etc.

Sendo assim, eles buscam sugerir os melhores caminhos para a sua empresa, a fim de que sua marca no mercado se torne estável, competitiva e tenha todo o potencial para crescer exponencialmente.

Principais vantagens e benefícios de contratar uma assessoria contábil especializada

Para que possamos entender a real importância de uma assessoria contábil para o seu negócio, vamos listar os principais benefícios e vantagens de uma assessoria tornar-se parceira do seu empreendimento. Confira abaixo quais são:

1. Monitoramento financeiro

Em suma, sabemos que um dos fatores mais comuns que levam empresas a fecharem suas portas, é, com certeza, o fator financeiro. Isso porque o , muitas vezes, não domina técnicas específicas de financeira, gerando uma bola de neve no para o fluxo de caixa e o capital de giro.

A falta de pagamento aos colaboradores e fornecedores, incapacidade de realizar manutenções operacionais preventivas e até mesmo no investimento de recursos tecnológicos para otimizar , aos poucos, vão contribuir para o fechamento do negócio.

Portanto, ao contratar uma assessoria contábil especializada, o terá proteção sobre esses riscos, pois a equipe irá monitorar todas as entradas e saídas do negócio por meio do fluxo de caixa. Além disso, fará o registro dos numerários, tanto as atuais quanto as futuras.

2. Supervisão de processos trabalhistas

Em geral, questões relacionadas a processos trabalhistas tendem a ser taxativas e complexas, demandando bastante atenção de gestores para conduzi-la de forma correta. Nesse quesito, podemos pensar em algumas situações extremamente típicas em uma rotina empresarial, como:

• Pagamentos e registros de colaboradores — salários e demais direitos incididos;
• Obrigações previdenciárias — FGTS, CPP, PIS entre outras contribuições que devem ser arrecadadas;
• Declarações e informações que devem ser encaminhadas aos órgãos fiscais competentes.

A assessoria contábil terá ciência de todos esses processos, de modo que os serviços de empreendedores e gestores sejam mais tranquilos e evitem que a empresa seja alvo de fiscalizações ou ações trabalhistas.

3.

Como podemos perceber, a falta de um bom financeiro pode fazer a empresa chegar à falência. Por isso, contar com o apoio de um time especializado é de suma importância para que nenhum evento indesejado possa acontecer e a empresa só realmente pague aquilo que realmente corresponde às cargas tributárias incididas sobre sua categoria.

4. Situação fiscal dentro do previsto

Além de todos os benefícios citados acima, é interessante mencionar que a assessoria contábil especializada também pode definir o melhor regime tributário, avaliando o tipo de negócio formalizado.

Assim, um assessor contábil irá elaborar um totalmente de acordo no seu campo para entender qual regime tributário será o melhor: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. O objetivo, portanto, é que sua empresa busque sempre pagar os menores valores tributários possíveis, e claro, dentro da legalidade.

5. empresarial

Qualquer negócio que deseja expandir suas atividades no mercado para tornar-se cada vez mais competitivo e sólido, precisa de aconselhamento empresarial. Isso porque o mercado muda constantemente, seja em aspectos mercadológicos ou tecnológicos.

Nesse quesito, a assessoria contábil também orienta os empreendedores, estimulando-os a ter visões mais futuristas, mas também a ter ciência de todos os processos internos por meio de um mapeamento completo e organizado.

6. Situação cadastral em dia

Antes de tudo, sabemos que estar em dia com todas as situações cadastrais nos órgãos públicos é muito importante para o funcionamento da companhia. Nesse sentido, podemos citar algumas que estão entre as principais: validação do CNPJ, inscrição municipal e estadual, atualização de dados na previdência social dentre outros relacionados.

7. Elaboração de preço

Uma empresa só consegue decidir uma correta para seus produtos ou serviços mediante entendimento dos custos e despesas gerados para a confecção. Sem esse entendimento, fica difícil precificar um bom valor mercadológico, de forma que não prejudique a saúde financeira do seu negócio.

Com o auxílio de uma assessoria contábil especializada, essa atividade se torna muito mais eficiente, já que esse tipo de empresa consegue dados mercadológicos importantes para a tomada de decisão.

8. Constantes atualizações

Sabemos que diversas legislações passam por diversas alterações em suas normas, e nesse ponto, os empreendedores precisam acompanhar essas mudanças e aplicá-las continuamente em seu negócio.

Por isso, empreendimentos que percebem a necessidade de ter uma assessoria contábil como parceira têm a tranquilidade de saber que o seu negócio está em constante atualização com as normas vigentes.

9. Redução de custos

Não menos importante do que estar em dia com obrigações fiscais e tornar a empresa dentro das normas legislativas, é também ter a oportunidade de reduzir custos. Isso porque a assessoria contábil também orienta empreendedores e gestores às melhores formas de investimentos, além de excluir atividades e processos que só consomem dinheiro e não oferecem valor algum ao produto ou serviço final.

10. Valorização da empresa

Em consequência de todos os benefícios citados acima, podemos notar claramente o valor da empresa, já que diversos processos contábeis e financeiros podem ser otimizados e simplificados. Por esse motivo, é importante ter uma assessoria contábil como parceira, já que se trata de um processo muito importante para o negócio.

Agora que você já sabe o que é uma assessoria contábil e entende todos os benefícios de sua parceria com empresas, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Acesse agora mesmo o nosso Canal do Telegram e confira outras dicas importantes para a sua gestão.