Principais serviços prestados pelos escritórios de contabilidade em Brasil e Portugal

Não tenha medo de desistir do bom para ir para o excelente. John D. Rockefeller

Escritórios de têm um papel fundamental na economia de qualquer país. Grande responsável por, principalmente, informações para tomada de decisão das empresas, bem como apurar tributos e cumprir obrigações fiscais, eles são essenciais para a manutenção e crescimento de pequenas e médias empresas.

Empresas de possuem formas diferentes de atuações no mercado, mas todas elas querem sempre prestar seus serviços da melhor forma possível para dar cada vez mais qualidades aos seus negócios.

Sempre há um grande número de brasileiros migrando ou abrindo negócios em Portugal – e vice versa. E ter uma empresa de de para ajudar nessa jornada é fundamental.

Por isso, é importante entender as diferenças de prestação de serviços no mercado entre os dois países.

A no Brasil

Segundo o Conselho Federal de Contabilidade, em 2020, existiam aproximadamente 71.606 no país.

Pesquisa realizada, no mesmo ano, por Roberto Dias Duarte, analisou dados referentes à prestação de serviços pelos escritórios de no Brasil e seus principais objetivos de mercado.

Alguns escritórios brasileiros, além dos serviços base, oferecidos por esse setor, começaram a prestar serviços de terceirização de tesouraria para clientes. Essa nova oferta é chamada de “ financeiro” (Business Process Outsourcing), mas nem todos os escritórios optaram por oferecer esse serviço.

Em vista daqueles que não fizerem essa escolha, nota-se uma grande diferença entre as receitas. Aquelas que decidiram optar pelos serviços de contabilizaram uma receita média 57% maior do que a média geral do mercado.

Houve também um crescimento nas receitas mensais. No primeiro semestre, essas empresas obtiveram um lucro de 2%, enquanto a média geral do mercado teve um declínio nos lucros de 2%.

A em Portugal

Portugal conta com 7.000 escritórios de atualmente. Nesse total, serão analisados a quantidade de oferecidos no país, baseado na atuação desse setor no mercado.

Em Portugal, essas empresas oferecem um grande conjunto de serviços, indo desde a contabilidade em si, passando pelo Reporte, chegando até Assessoria e Consultoria. Entre os principais serviços prestados pelos escritórios estão:

  • Contabilidade geral/reporte fiscal;
  • Processamento de salários;
  • Declaração de início de atividade;
  • Fiscalidade/Consultoria Fiscal;
  • Apoio a empresários em nome individual;
  • Faturação pelos clientes;
  • Consultas e parecer contabilísticos;
  • Registro de marca.

Esses são os serviços mais prestados pelo setor contábil no país, sendo contabilidade geral e processamento de salários sendo oferecidos por 98% dos escritórios e registro de marca por 51% deles.

Existem outros serviços oferecidos por eles, porém não com tanto destaque. Projetos de investimento, auditorias, seguros, assessoria legal, serviços tecnológicos de apoio ao software, serviços de telecomunicação e marketing, nessa ordem, possuem os menores índices de serviços prestados, indo de 25% até somente 1%.

Serviços atuais e futuros dos escritórios de contabilidade no Brasil

A maioria dos escritórios de contabilidade no Brasil oferece serviços de escrituração contábil, fiscal e o processamento da folha de pagamentos. Mas os grandes escritórios contábeis oferecem mais serviços consultivos em relação às empresas menores.

Entres esses serviços podemos destacar auditoria, apoio para exportações e importações, de contas a receber e a pagar, implantação e monitoramento de indicadores de desempenho e relatórios de benchmark (comparativo de desempenho).

Metade dos grandes escritórios e um terço dos pequenos já faz a oferta de apoio na implementação de sistemas de gestão.

Em um prazo de 1 ano, os serviços de financeiro já despertam o interesse de 40% do mercado. 30% já ofertam esse serviço e 40% objetivam tê-la, tornando o tema interesse de 70% do mercado contábil. Os grandes escritórios já estão mais avançados na implementação desse serviço.

A metade do setor de contabilidade também já trabalha com realização de diagnósticos contábeis e financeiros, e 30% desejam seguir o mesmo caminho.

O mercado de trabalho do setor contábil em Portugal

Os clientes dos escritórios de contabilidade de Portugal são, em sua maioria, microempresas, representando 67% do total de clientes do setor, com menos de 10 colaboradores. Pequenas e médias empresas representam 11% do total com 10 a 49 colaboradores e grandes empresas são 3%, com 50 ou mais colaboradores.

A grande maioria dos escritórios possui pelo menos uma microempresa como cliente, enquanto apenas 30% delas tem uma grande empresa como cliente. A metade dos clientes contábeis se concentra em dois setores de atividades, comércio por retalho e serviços/consultoria.

As realizam reuniões mensais e maioritariamente presenciais. 44% dos escritórios se reúnem com os clientes todo o mês e 80% dos contatos são presenciais nas empresas de contabilidade.

Prioridades do brasileiro

Os pequenos e grandes escritórios de contabilidade do Brasil planejam trabalhar no mercado com captação de novos clientes, aumento de produtividade, integração de sistemas de de clientes com o escritório e implantação de novas tecnologias.

Um terço dos escritórios demonstra priorizar a implantação de sistemas para controle de e tarefas e um terço de todo o quer aumentar a capacitação gerencial de liderança, realizar o desenvolvimento de ações para engajamento de colaboradores e trabalhar com equipes em home office de forma parcial. Mas apenas metade dos grandes escritórios projetam esses temas.

A implementação da digitalização na contabilidade de Portugal

Os escritórios de contabilidade portugueses fazem a utilização de um software de gestão. Essa é uma ferramenta que é usada pela maioria do setor no país. Entre os maiores investimentos tecnológicos utilizados pelas empresas estão:

  • Software de gestão, usado por 98% das empresas contábeis;
  • Arquivo digital, usado por 30%;
  • Gestor de tarefas, presente em 29% das empresas;
  • Fermentas de marketing, com 15% de uso pelo mercado.

O setor de contabilidade em Portugal também investe em Cloud. Aproximadamente 41% dos escritórios fazem adesão a esse sistema de armazenamento de dados em nuvem. A faturação é a principal operação realizada através do recurso de software na Cloud, chegando a 86%.

Faturação (86%), recurso humanos (59%), ativos (37%), impostos (33%), inventário (9%) e logística (5%) são os principais recursos utilizados pelos escritórios no recurso do sistema de Cloud.

Com todos esses recursos investidos pelo setor de contabilidade no mercado de Portugal, as empresas pretendem aumentar consideravelmente o número de clientes e crescer através do portfólio de serviços prestados.

Está interessado em mais informações sobre o setor de contabilidade? Então entre em nosso blog para saber mais sobre o assunto e compartilhe nosso conteúdo!