Quais os impactos de novas tecnologias na gestão de pessoas?

Quais os impactos de novas tecnologias na gestão de pessoas?

Sabemos que um dos objetivos de qualquer escritório de no mercado é gerar competitividade para seus clientes. Contudo, para que isso seja possível, é necessário dispor de ferramentas e dispositivos cada vez mais eficientes e práticos, a fim de aprimorar ainda mais as nossas atividades internas e melhorar a condução dos .

Por esse motivo, podemos perceber a devida importância da de pessoas, cuja área está totalmente focada nos colaboradores e acaba sendo impactada pela incidência da nas atividades laborais.

Portanto, é crucial buscar o entendimento da atuação da na de pessoas e como isso afeta as atividades profissionais dos colaboradores. Quer saber como? Então, confira o nosso até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

de pessoas x : qual é a relação?

Em geral, podemos definir que a gestão de pessoas nada mais é do que um conjunto de práticas que estão direcionadas ao desenvolvimento do capital humano de um negócio. Em outras palavras, esse tipo de gestão busca reter e capacitar o colaborador, a fim de melhorar o seu desempenho em suas atividades contábeis e, desse modo, contribuir com a e missão do negócio no mercado.

Por outro lado, a tecnologia está cada vez mais presente no mercado atual, e cabe a gestão de pessoas avaliar essa incidência, e assim, buscar (de forma estratégica) as melhores tecnologias para serem integradas às necessidades dos colaboradores.

Principais impactos da tecnologia na gestão de pessoas

Agora que você já percebeu o conceito de mercado 4.0 e compreende as mudanças ocorridas por meio da incidência e integração da tecnologia na gestão de pessoas, confira abaixo os principais impactos ocasionados pela tecnologia nessa área:

1 – automatizados

Certamente, ao nos depararmos com e atividades cada vez mais automatizadas, percebemos que isso possibilita à gestão de pessoas de uma área contábil, por exemplo, uma rotina de atividades mais sustentável, eficiente e estratégica.

Isso ocorre porque a automatização promove diminuição de capital humano, fazendo os colaboradores focarem em atividades mais complexas, enquanto sistemas trabalham no automático com processos mais simples e que consomem grande parte do dia dos funcionários.

2 – Mais agilidade

Como podemos perceber, nos últimos anos, as soluções tecnológicas destinadas à área de gestão de pessoas têm sido cruciais para aprimorar os processos internos. De forma prática, ela conecta ainda mais a aos colaboradores, democratizando o conhecimento, auxiliando a integração e acelerando a produtividade.

Por meio da implantação de sistemas e softwares, por exemplo, a gestão de pessoas torna-se muito mais eficiente em questões relacionadas à captação e de dados, tornando os funcionários mais independentes e proativos a resolverem questões que anteriormente demandavam tempo e capital.

Em outras palavras, as atividades operacionais tornam-se ainda mais simplificadas e enxutas, diminuindo a margem de erros em relação ao tratamento de relatórios, emissão de documentos, cálculos contábeis, entre outras atividades comuns à rotina de um e suas demandas.

3 – Reduz custos

Em geral, como consequência da integração e implementação da tecnologia na gestão de pessoas, podemos perceber nitidamente uma queda de custos.

Maquinário, infraestrutura, capital humano, objetos de escritório e entre outros são facilmente substituídos pela atuação de sistemas inteligentes e práticos, conferindo mais economia ao fluxo de caixa e mais sustentabilidade.

Sendo assim, enquanto sistemas trabalham de forma independente, a gestão de pessoas continua focada em gerar competitividade no mercado, tornando o negócio ainda mais escalável.

4 – Oferece o desenvolvimento dos colaboradores

Antes de mais nada, não é de esperar que o uso constante da tecnologia na gestão de pessoas desencadeia novas habilidades e competências aos colaboradores.

Uma delas é a facilidade para se trabalhar de forma remota, o tão famoso . Em tempos de pandemia e instabilidade econômica, nada mais estratégico do que dispor de tecnologia para continuar oferecendo serviços à distância.

Além disso, a tecnologia faz a gestão investir em , palestras, cursos e outros processos de capacitação profissional e desenvolvimento. Um que busca ser reconhecido por qualidade e , precisa investir em seus colaboradores.

5 – Promove resultados ainda mais efetivos

Em consequência de todos os itens citados acima, tendemos a chegar em um único ponto: resultados cada vez melhores. Isso porque a tecnologia otimiza o tempo, os custos e desenvolve colaboradores para alcançar resultados ainda melhores. E o melhor de tudo, é que a tecnologia faz com que tudo seja mensurado.

Sendo assim, por meio de indicadores de desempenho — os famosos KPIs — a gestão de pessoas consegue analisar quais processos estão rendendo resultados e quais estão oferecendo problemas e reajustes.

6 – Melhora a comunicação Institucional

Como bem sabemos, a tecnologia não apenas otimiza processos seletivos, mas também contribui com tarefas mais enxutas, sem sobrecarregar os colaboradores.

Além disso, também contribui com uma comunicação externa mais eficiente, sobretudo pela omni. Em outras palavras, a tecnologia oferece meios para que o escritório consiga atingir diversos meios comunicativos nas mídias digitais, a fim de gerar interação social.

Isso torna o negócio mais transparente e oferece maior engajamento. E além disso torna a equipe muito mais informada, sendo a principal defensora da marca.

Conclusão

Conforme vimos a tecnologia está cada vez mais presente no mercado, e cabe a gestão de pessoas dispor desses recursos tecnológicos para promover melhorias internas contínuas e eficientes.

Já que o propósito de um está relacionado  competitividade das empresas, nada mais estratégico do que dispor de sistemas e softwares inteligentes para qualificar a entrega de serviços aos seus clientes.

A tecnologia está crescendo de forma rápida a cada ano, e o que diferencia as atividades profissionais de um escritório de de outro é a sua qualidade — que como bem sabemos, está diretamente relacionada à tecnologia.

Quanto mais investimento em processos tecnológicos na gestão de pessoas existir, mais os seus colaboradores estarão capacitados para entregar serviços de valor aos clientes. Por esse motivo, invista em tecnologia na gestão de pessoas, busque aprimorar suas atividades no seu .