Saiba como o 5G vai mudar nossa forma de trabalhar

Saiba como o 5G vai mudar nossa forma de trabalhar

Se a internet de 4ª Geração já trouxe avanços, a de quinta possibilitará conexão em massa, o que certamente vai mexer com praticamente tudo que hoje fazemos conectados

Pode parecer apenas um número. Uma simples “atualização”. Mas, por trás desta novidade, se esconde uma ampla transformação digital. O 5G veio para ficar e, mais especificamente, mudar tudo. 

Uma nova geração de transmissão e conexão de dados que começou a dar seus primeiros passos em 2019. Previsto para chegar ao Brasil em 2022, o 5G é mais do que uma tecnologia, sendo considerado uma revolução em virtude de tudo que vai nos oferecer.

Essas mudanças trazem benefícios reais para as empresas e suas equipes – desde o aumento de lucratividade e produtividade, até o surgimento de uma força de trabalho mais feliz. 

O trabalho remoto, por sua vez, tender deixar a condição de uma tendência de nicho, para se tornar a forma predominante de se trabalhar.

Mas, afinal, por que essa é tão aguardada e quais impactos deverá provocar no mundo que conhecemos, e principalmente, como isso vai transformar digitalmente o segmento da sua empresa contábil?

O que é 5G?

5G é uma que oferece potencial para atender à crescente demanda de consumidores, empresas e indústrias, com redes sem fio mais rápidas e de maior capacidade. 

Com sua velocidade de download 100 vezes mais rápida e latência (tempo que passa entre uma causa e um efeito) de 10 a 50 vezes menor, a 5G possui todos os recursos para permitir que empresas de todos os setores econômicos revolucionem sua oferta de produtos e serviços.

A 5G é o resultado de um caminho evolutivo que começou há 40 anos com o processamento de dados de forma analógica, que passou dez anos depois para a digital (2G), SMS e as primeiras transmissões de dados a 9,6 Kbps.

Em 2000, a era 3G começou com a navegação móvel na web, MMS e uma conexão de 2Mbps. Dez anos depois, em 4G, essa disponibilidade saltou para cerca de 1 Gbps. O 5G vai além, pois projeta conexões da ordem de vários Gbps. Isto é, o mundo em 5G estará hiperconectado, a uma velocidade que ainda não podemos sequer imaginar. 

O sistema de infraestrutura usado pela nova rede também é algo diferente do passado: células e antenas se comunicando com cabos e fibra ótica, mais células e antenas, localizadas em pontos estratégicos para criar uma rede mais densa de células e “rebatidas” de sinal. 

Para evitar interferências, optou-se pelo uso de ondas de altíssima frequência, que viajam em um espectro praticamente não utilizado até hoje.

Esta “quinta geração”, que segue os anteriores 2G, 3G e 4G, é, pois, a de ligação que os nossos smartphones irão utilizar, mas também e sobretudo os muitos objetos ligados (Internet das coisas) que nos rodeiam, destinados a ser mais e mais numerosos (eletrodomésticos, carros, semáforos, postes, relógios etc.)

Uma das principais características do 5G é, de fato, é permitir muito mais conexões simultâneas, com alta velocidade e tempos de resposta muito rápidos.

Quais são as vantagens da 5G?

 Longe de se reduzir a uma simples evolução do 4G, a quinta geração da rede móvel promete ser uma disruptiva, ou seja, está se configurando para ser uma renovação radical. 

Projetado para responder à explosão do tráfego móvel por meio de frequências de rádio muito mais altas, o 5G aprimora os aplicativos existentes relacionados à telefonia móvel e à Internet móvel.  Mas, acima de tudo, abre caminho para novos casos de uso.  Pessoas físicas, jurídicas, indústrias: rumo a uma sociedade 100% conectada!

A primeira vantagem do 5G é a melhoria considerável na velocidade de conexão.  Deve permitir velocidades de conexão ainda mais rápidas do que 4G.  Fala-se até em uma velocidade multiplicada por 10. Assim, o throughput poderia teoricamente chegar a 1 Gb /s na recepção e 500 Mb / s na transmissão. 

As operadoras de telefonia móvel já buscam o melhor posicionamento de larguras de banda para oferecer a seus usuários a maior velocidade possível.  Estamos falando de velocidade ultra alta.

Outra vantagem do 5G é a redução da latência.  Isso representa o tempo decorrido entre o momento em que você emite um comando e o momento em que ele aparece na tela.  Portanto, o tempo de latência deve cair de 10 ms em 4G para 1 ms em 5G.  Essa capacidade de resposta aprimorada oferecerá muitas novas possibilidades aos usuários.

Já os vídeos em streaming podem ser visualizados em melhor qualidade (4K e 8K em particular).  Além disso, a redução da latência promoverá o uso de realidade aumentada e o surgimento de novos tipos de objetos conectados. 

Outra grande vantagem do 5G é o suporte para maior densidade de dispositivos conectados.  Estima-se que a ultra conectividade do 5G poderia multiplicar a densidade da conexão atual por dez.  Então, ele poderia suportar pelo menos um milhão de dispositivos conectados por metro quadrado.

Preparativos em andamento

No resto do mundo, operadoras e fabricantes como Samsung, Xiaomi, LG, Motorola, ZTE e Huawei estão adaptando equipamentos para oferecer aos consumidores esse tipo de conectividade, que chega ao mercado com fama de revolucionária.

A expectativa de que estamos diante de um avanço tecnológico se dá porque o 5G tem potencial para mudar a forma com que usamos a internet. Mas como assim?

A cada nova desenvolvida, a vida de todos é impactada. Seja direta ou indiretamente, em afetam o mundo por completo.

Em 2019, o 5G começou a ser implementado em algumas cidades, e já promete revolucionar o uso da internet globalmente.

No âmbito empresarial e industrial, pode transformar toda a estrutura de trabalho e produtividade. Em primeiro lugar, as empresas não vão mais depender de redes sem fio e a cabo para comportar todas as suas necessidades.

A rede 5G é suficiente para garantir o exercício de todas as operações da empresa. O desprendimento de redes a cabo possibilita não apenas a flexibilidade de conexão, mas também a economia com materiais e manutenção.

Mas como isso irá transformar digitalmente minha empresa?

Todos nós que trabalhamos remotamente sabemos que o maior desafio é confiar que a conexão com a internet funcione corretamente, o que nem sempre é o caso. 

Mesmo quando trabalhamos fora de casa e pagamos por internet de alta velocidade, isso não significa que sempre recebemos aquilo que pagamos.

O 5G muda isso porque você não trabalha mais à mercê do ponto de acesso Wi-Fi mais próximo.  Ter recursos sem fio ultrarrápidos integrados aos dispositivos significa que seremos capazes de nos conectar de praticamente em qualquer lugar, assim que as operadoras concluírem a implementação da nova rede.

Com o aumento da velocidade e da largura de banda do 5G, vem à tona a capacidade de se trabalhar em novos formatos muito interessantes.  Não é mais loucura pensar em como a realidade virtual e a realidade aumentada podem nos permitir trabalhar como se estivéssemos fisicamente na sede da empresa.

Por exemplo, inspecionar uma fábrica em outro país em tempo real, sem precisar sair do escritório ou de nossa casa, é um cenário viável quando você não está limitado pela velocidade ou confiabilidade de conexão.

Na verdade, todos os tipos de trabalho que atualmente requerem a presença física de um funcionário podem ser realizados remotamente, uma vez que o 5G permite não só o trabalho remoto, mas também o virtual.  Isso significa que os trabalhadores remotos poderão interagir e manipular objetos ou dados a distância, em tempo real, como se estivessem lá.

A capacidade de trabalhar em qualquer lugar, ao invés de ter um ambiente de trabalho específico, nos levará ainda a uma maior produtividade, pois os trabalhadores podem criar seu próprio ambiente adaptado às suas funcionalidades.

Ao mesmo tempo, o 5G permitirá que esses trabalhadores permaneçam conectados às suas equipes e ao trabalho que realizam.

Quando nos libertamos de cabos ou da disponibilidade de um ponto de acesso Wi-Fi, as oportunidades de permanecer produtivo, não importa onde, tornam-se mais efetivas.

Não há dúvida de que o do trabalho está cada vez mais remoto.  Com o 5G, esse está chegando rapidamente. Prepare-se para recebê-lo

Troque ideias desde já com sua equipe de TI e prepare também a si próprio e seus colegas de a lidar com novidades antes inimagináveis, e que derrubarão mais barreiras ainda de antigas limitações trazidas pelos fatores tempo e espaço, além de vários outros.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments