Saiba como o CAS ajuda nas decisões financeiras no negócio do cliente

Seu valor não será o que você conhece; será o que você compartilha. Virginia Rometty

Você sabia que seu escritório de pode funcionar como um serviço de consultoria estratégica para seus clientes? Esse é o modelo CAS, uma forma de negócio que vem transformando diversas empresas de contabilidade.

Cada vez mais, o ambiente empresarial se torna incerto, demandando que organizações tomem decisões rápidas. A forma mais eficiente de fazer isso é baseando essas decisões em dados. Tomar as decisões corretas determina o sucesso do negócio; e tomar decisões erradas pode custar até mesmo a desintegração de uma organização.

Continue lendo para saber o que é o CAS e como ele ajuda nas decisões financeiras no negócio do cliente.

O que é o modelo CAS?

Por muito tempo, escritórios de julgavam que algumas atividades operacionais, como fluxo de caixa, folha de pagamento, entre outros serviços, eram mais adequadas para técnicos de ou contadores que atendiam pontualmente alguns clientes.

No entanto, o modelo CAS (Client Advisory Services – em português,serviços de consultoria ao cliente) – vem ganhando cada vez mais espaço, à medida em que empresas de percebem que ele colabora para a padronização de processos, redução de custos e economia de tempo.

Nesse modelo, o escritório de atua como um departamento contábil terceirizado, lidando com contas a pagar/receber, folhas de pagamento, fluxo de caixa, demonstrações financeiras, etc. Mas indo além: contribuindo com análises que permitem gerar insights positivos para o cliente.

Se antes essas empresas viam esse tipo de serviço como ineficiente, agora percebem que, ao concentrar os dados de seus clientes, conseguem fornecer análises muito mais sólidas que resultam em decisões melhores para seus negócios.

Desta maneira, os contadores podem mostrar ao cliente oportunidades de negócio e a empresa pode padronizar processos internos muito mais facilmente, bem como ter maior eficiência no trabalho de conformidade.

Além disso, como o cliente encontra num único escritório diversos serviços contábeis, sua aderência é maior, e eles tendem a desenvolver relações mais profundas com sua organização.

Como funciona o CAS?

O CAS associa a expertise de contadores às tecnologias disponíveis para gerenciar fluxos de trabalho. Geralmente, escritórios de focam em um nicho específico ou poucos nichos e se aprofundam em suas particularidades.

Afinal, cada segmento tem suas próprias leis, impostos e detalhes gerenciais – e os clientes se sentem mais seguros em procurar contadores especializados.

No modelo CAS, o escritório lida com a maioria, senão todas, as funções de do cliente, mantendo seus livros, fazendo sua folha de pagamento e garantindo conformidade nos dados. É possível ofertar serviços como gestão de fluxo de caixa, previsão orçamentária, planejamento tributário ou análises de custos.

Há ainda uma tendência relevante do apoio do escritório de no processo de transição do comércio físico para o comércio eletrônico.

Pense bem: a consistência dessas informações contribui para que seus contadores ofereçam aos clientes uma visão muito mais completa de seu negócio e das possibilidades que estão à sua frente.

Mas quais são, afinal, as vantagens do CAS para o cliente?

Como o CAS ajuda nas decisões financeiras no negócio do cliente

Diversos gestores têm expertise em administração, marketing e vendas, mas acabam perdendo de vista as particularidades dos serviços contábeis. Assim sendo, a demanda um esforço enorme, consome tempo e erros podem custar não apenas a saúde financeira, mas a própria sustentabilidade do negócio.

Assim sendo, quando contam com o CAS, esses gestores podem se concentrar em outras áreas de suas organizações, desfrutando de uma experiência de facilitada e muito mais simples.

A fica mais eficiente e rápida e, além disso, o contador ou os contadores podem contribuir com insights relevantes para as tomadas de decisão do negócio.

Imagine, por exemplo, que uma empresa deseja expandir seus negócios e abrir uma nova filial. O contador, no entanto, na posse dos dados do cliente, percebe que, pela previsão orçamentária, não é a melhor hora de fazê-lo.

Evitar esse erro poderia evitar que a empresa tivesse problemas de solvência.

Mais do que isso, o CAS também ajuda a perceber oportunidades de negócio. Por isso, empresas que terceirizam a recebem conselhos que ajudam a aumentar seus lucros e a ampliar sua taxa de crescimento. Caso real é, como dito, a transição do comércio físico para o eletrônico.

Ou seja, empresas de com visão de podem utilizar o modelo CAS para assumir uma função muito mais estratégica junto a seus clientes, a um nível estratégico.

Impacto da pandemia

Vale lembrar que a pandemia também teve um grande impacto no uso e na aceitação do CAS: empresas que contavam com serviços terceirizados de puderam identificar ameaças e oportunidades muito mais rapidamente, criando caminhos para manter seus negócios de pé.

Além disso, muitas empresas estão abrindo suas mentalidades para a experiência consultiva, uma vez que preferem confiar em profissionais especializados para tomar decisões melhores quanto ao de suas operações.

Com a necessidade de trabalho remoto, muitos empresários tiveram que se adaptar à nova realidade de precisar compartilhar informações em nuvem, o que também contribuiu para o avanço e aceitação de ferramentas online que facilitam o CAS.

Talvez uma boa parte das empresas tenha um contador cuidando de seus impostos ou um consultor financeiro que ajuda na projeção de receitas futuras. Mas o CAS permite dar conta de todas as necessidades financeiras de uma vez.

A praticidade de encontrar um escritório de com serviço completo fornece às empresas muito mais segurança em relação às suas necessidades.

Assim sendo, empresas CAS podem oferecer desde básica a insights estratégicos, agregando valor ao negócio e ajudando em seu crescimento.

Conclusão

Uma empresa CAS experiente não apenas fornece serviços como gestão de fluxo de caixa, demonstrativos financeiros, folha de pagamento e conformidade fiscal, como também relatórios financeiros e previsão de fluxo de caixa em tempo real, integrando dados à tecnologia disponível.

Essas ferramentas contribuem para fornecer relatórios de gerenciamento e inteligência financeira muito mais completos, como painéis de KPI (indicadores de desempenho). Isso utilizando ainda softwares de e ferramentas ERP para criar processos mais eficientes.

Para os clientes, isso significa ter uma experiência de muito mais abrangente, precisa e ágil – resultando em aumento de receita. Com uma parceria CAS, eles podem identificar oportunidades e ameaças muito mais facilmente, recebendo insights de lucros e perdas, além de análises financeiras confiáveis que podem auxiliar em tomadas de decisão mais inteligentes.

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