Saiba como ter sucesso na admissão de colaboradores

Saiba como ter sucesso na admissão de colaboradores

É possível ter na admissão de colaboradores no seu escritório de contabilidade, desde que sua empresa tenha todas as etapas bem desenhadas. Desde a necessidade de contratação até a integração do colaborador, temos diversas ações que podem impactar na escolha e no desempenho desse novo integrante do seu time.

Por isso vamos falar sobre o processo de admissão e trazer várias dicas para que sua empresa aumente as chances de fazer ótimas escolhas na hora de aumentar o time ou preencher uma vaga em aberto. Veja!

Antes da admissão de colaboradores no seu escritório é preciso saber anunciar a vaga

É certo que muitos candidatos aparecerão quando seu escritório anunciar a vaga de emprego, o que é muito bom. Porém, se o anúncio for feito de maneira incorreta, você corre o risco desse grupo de pessoas não conter o colaborador ideal para preencher o cargo.

Então, na hora de traçar o perfil ideal para o trabalho, é preciso se reunir com RH e gestor responsável para compreender quais habilidades e tipo de comportamento podem se encaixar melhor. Hoje temos uma diversidade de ferramentas de análise para criar um perfil ideal.

Se junte com sua equipe no escritório de para imaginar o perfil ideal para preencher a vaga que será ofertada. A partir dessas informações é possível elaborar um anúncio muito mais detalhado.

Assim, procure listar competências, habilidades, além de todas as funções a serem desempenhadas por esse candidato. Lembrando que você pode detalhar questões relacionadas ao conhecimento técnico e habilidades interpessoais.

Tenha um processo seletivo otimizado

Compreendendo o perfil ideal e criando um bom anúncio, as chances de errar na contratação já se tornam menores. Mas, também precisamos de compor um processo seletivo otimizado, ou seja, organizar cada etapa desde o perfil traçado até a integração desse novo funcionário.

Isso quer dizer aproveitar as ferramentas atuais na hora de avaliar a lista de candidatos. Muitas das plataformas onde criamos os anúncios de vagas já fazem um filtro quando os candidatos se inscrevem, levando para sua empresa apenas aqueles mais próximos do perfil procurado.

Por isso a dica é aproveitar ao máximo esses recursos para diminuir o trabalho do seu time, deixar para fazer o contato direto apenas em momentos cruciais, como a entrevista, por exemplo. Outro detalhe importante é usar testes para avaliar habilidades que constem no currículo antes mesmo de marcar a entrevista, o que pode ser feito remotamente.

Com tudo isso é possível fazer uma filtragem bastante interessante até analisar o potencial colaborador em uma entrevista presencial. E as chances de acertar continuam aumentando.

O processo de integração do funcionário também é importante

Vamos supor que entre todos os candidatos o se escritório escolheu o colaborador que atenda aos pré-requisitos. Precisamos lembrar que a integração dele é outra etapa importante, porque podemos perder um bom colaborador se ele não recebe a devida atenção nesse período de adaptação.

Assim, comece trazendo para o conhecimento desse funcionário novo toda a empresarial, os valores, missão e visão da sua empresa. Preze também pela boa comunicação interna, apresentando o novo integrante para todos os colegas, sobretudo o que ele vai atuar.

Fazer uma apresentação ajuda no relacionamento interpessoal e a explicar a dinâmica do local. Além disso, é imprescindível explicar toda a dinâmica do escritório sobre o contrato com o funcionário. E, por fim, fazer um adequado para que ele saiba manusear sistemas e se adaptar a todo o cronograma de trabalho.

Erros comuns na admissão de novos colaboradores

Falamos das boas práticas, agora, vamos lembrar de alguns erros comuns durante esse processo de integração. Primeiro, deixar de fazer alguma das ações que citamos antes, por exemplo, não apresentar o novo colaborador para todos da equipe, tornando um tanto constrangedora a presença do “novato” em alguns espaços.

São detalhes que parecem inofensivos, mas podem gerar desconforto e atrapalhar o sentimento de pertencimento desse novo integrante. Os fatores emocionais e psicológicos podem ter influência no desempenho do funcionário em seus primeiros meses.

Outros erros são deixar de passar os valores da empresa e sua cultura, além de não esclarecer a função do novo colaborador em seu cargo. O último dos erros e que pode fazer toda a diferença é a falta de adequada, que pode comprometer o desempenho do funcionário em seu período de experiência.

Dicas para estruturar seu processo de admissão

• Primeiro passo é traçar o perfil de colaborador que mais se encaixa na função, aqui entram questões de cunho pessoal e profissional, como comportamento e conhecimentos técnicos, tudo é válido e quanto mais detalhes sua equipe traçar como requisito, melhor na hora de fazer a filtragem.

• A partir dos dados coletados é necessário criar um anúncio bem claro sobre a vaga, falando sobre as necessidades de competências e a função que será desempenhada.

• O momento de análise dos currículos que sobram na filtragem é muito importante, lembre-se de comprovar os conhecidos citados pelos candidatos e realizar testes necessários.

• A entrevista é uma etapa imprescindível para analisar o comportamento, linguagem corporal, postura, entre outros detalhes que o currículo não permite, então estruture também os detalhes da entrevista.

• Além de comprovar conhecimentos é interessante também fazer testes que analisem o comportamento dos candidatos, hoje temos muitas opções de testes que podem ser realizados online. Assim, seu time não precisa marcar tantas entrevistas, apenas depois dessa seleção inicial.

Agora você já sabe como ter na admissão de colaboradores, criando uma infraestrutura para entender qual é o melhor candidato e ajudando esse colaborador no início de sua jornada no escritório de contabilidade. O seu escritório merece o melhor e criando um processo bem desenhado a escolha é mais assertiva.

Conseguimos evitar a alta rotatividade de cargos e diminuímos os trâmites burocráticos de demissão e admissão, que tomam tempo do seu time. Por isso, não deixe de colocar as dicas em prática, já que toda a empresa acaba ganhando quando o novo colaborador atende as expectativas.

Se gostou do conteúdo não deixe de ler outros como este e se inscrever em nosso canal do YouTube, também temos conteúdos por lá!

Classifique nosso post post