Saiba como usar o Balanced Scorecard no escritório contábil

Saiba como usar o Balanced Scorecard no escritório contábil

Entendemos que existem diversos escritórios de no Brasil, buscando os mesmos objetivos do seu negócio contábil: serem eficientes em seus trabalhos e converterem cada vez mais clientes.

Logo, em um mercado que tende a se tornar cada vez mais saturado, já que o crescimento de empresas, negócios e marcas dependem de contábeis, é necessário investigar formas para se destacar da concorrência e garantir qualidade na prestação de serviços.

Nesse quesito, podemos pensar no Balanced Scorecard, que oferece diversas etapas para melhorar as atividades internas do escritório contábil, e assim, conduzi-lo a um caminho mais competitivo e estratégico.

Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o Balanced Scorecard.

Balanced Scorecard: o que é?

Podemos definir que o Balanced Scorecard trata-se de uma ferramenta que tem como principal objetivo ajudar o em um próximo, nos aspectos de sua contábil e empresarial. Esse processo ocorre devido ao fato de que esse tipo de método faz com que o profissional seja orientado à medição de resultados e na tomada de decisão a partir da análise qualitativa e da análise quantitativa.

Ao dispor do Balanced Scorecard para fazer avaliações de perspectivas internas e externas a respeito do escritório contábil, o profissional da tem todo o potencial para realizar previsões de comportamento em relação ao ambiente externo (mercado) e interno ( contábeis da rotina de um escritório).

Depois que essas análises são feitas, o poderá fazer comparações, e chegar a resultados que fomentem estratégias de crescimento ainda melhores.

Assim, para fechar o ciclo dessa ferramenta, os números obtidos serão registrados, a fim de serem usados em um próximo como um excelente ponto de partida para realizar novos tipos de planejamentos. Ou seja, trata-se de mais visão e inteligência para escritórios de contabilidade.

Como funciona o Balanced Scored?

Dentro da estrutura desse método, iremos reparar que as perspectivas e funcionalidades referem-se a quatro tipos de aspectos centrais, a fim de que o escritório consiga funcionar e desenvolver-se continuamente.

De forma prática, a funcionalidade do Balanced Scored é dividida em perspectivas que estão inseridas dentro de uma rotina contábil, e tais perspectivas serão definidas para analisar o desempenho do negócio. Confira abaixo quais são elas:

1. Perspectiva financeira

Na perspectiva financeira, o principal objetivo é realizar novos indicadores de desempenho, de forma em que o possua condições para garantir recursos rentáveis mais altos em relação aos seus investimentos.

2. Perspectiva de clientes

Popularmente conhecida como perspectiva mercadológica, nesse ponto, estamos nos referindo à identificação do grau de satisfação de seus clientes com as atividades contábeis que a sua marca oferece a eles. De forma prática, serão analisados como Índice de Satisfação e – valor de tempo do cliente.

3. Perspectiva de internos

Em geral, os fatores que podem se enquadrar dentro dessa perspectiva irão fornecer indicativos em relação aos pontos críticos em relação às atividades e procedimentos do escritório contábil.

Na prestação de serviços, por exemplo, a taxa de retrabalho acaba se tornando um dos indicadores mais analisados nessa fase, e assim, revelando a qualidade do ou até mesmo as principais dificuldades que a equipe possui para entregar determinadas atividades aos clientes ou até mesmo aos próprios setores internos.

4. Perspectiva de Aprendizado e Crescimento

Essa última perspectiva acaba sinalizando quais tipos de medidas o deve proporcionar para otimizar e melhorar cada vez mais os profissionais do escritório, além da relação e comunicação entre os setores da marca.

A ideia é garantir um ritmo de crescimento e autoridade constante, a fim de ultrapassar a concorrência. Dessa forma, é necessário buscar fatores, como a coleta de investimentos e dados, bem como no aperfeiçoamento do time.

Quais benefícios um pode ter com o esse método?

Agora que você já sabe o conceito e a importância do Balanced Scored, confira abaixo os principais benefícios e vantagens que ele oferecerá para o seu negócio:

1. Alinhamento entre os setores internos da

Para que uma marca contábil tenha bons resultados no seu mercado, é de suma importância que os profissionais envolvidos possuam clareza e visão estratégica acerca da empresa. Nesse quesito, a ferramenta pode ser uma excelente aliada, já que tende a oferecer ainda mais compreensão sobre o posicionamento e a visão do negócio entre os demais concorrentes da região.

2. Comunicação interna mais transparente

Quando a contábil interna acaba se tornando ainda mais transparente, o BSC permite que a comunicação interna também se desenvolva. Afinal, estamos falando de uma ferramenta que vai indicar quais tipos de metas individuais e qual grupo dentro do negócio precisa ser alcançado.

De forma prática, ninguém fica sem orientação, e logo, todos podem saber exatamente como os trabalhos devem ser conduzidos, a fim de alcançar os resultados esperados.

3. e Adaptação

Para que tenhamos a possibilidade de obter resultados mais positivos e crescentes, nada mais inteligente do que adaptar esse tipo de , a fim de alcançar as metas que já estão definidas. Por esse motivo, essa é uma das grandes vantagens do Balanced Scorecard.

Ele vai realizar o mapeamento de falhas de e ressignificar as estratégias desenvolvidas para ação, sempre levando em consideração os resultados produzidos durante o processo final. Do mesmo modo, o gestor contábil será capaz de evitar falhas e erros semelhantes em projetos futuros.

Conclusão

Conforme vimos, o Balanced Scorecard é uma incrível ferramenta para alavancar resultados de qualquer negócio, especialmente os escritórios contábeis. Afinal, há muitas marcas no mercado que podem aparentar serem competentes em seus internos, mas que, uma hora ou outra, acabam diminuindo o seu valor, e assim, desaparecendo do mercado.

Por esse motivo, é crucial investir no BSC para obter estratégias de crescimento ainda melhores através do mapeamento, análise e redefinição de novos procedimentos internos para otimizar atividades e torná-las ainda mais qualitativas para seus clientes.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o BSC, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Acesse o nosso blog e confira outros temas exclusivos e relacionados ao mundo dos contadores.

Classifique nosso post post