Saiba tudo sobre lifetime dos clientes de contabilidade

O objetivo principal de qualquer marca atuante no mercado รฉ gerar competitividade. No entanto, para que isso seja possรญvel, precisamos priorizar os nossos clientes, afinal, sรฃo eles quem fazem a empresa rodar.

Nesse quesito, podemos perceber a devida importรขncia do Lifetime, que busca entender o relacionamento entre empresa e cliente e, dessa forma, promover melhorias ainda mais eficientes. Quer saber como? Entรฃo, confira o nosso post atรฉ o final e tire todas as suas dรบvidas sobre o lifetime.

Afinal, o que รฉ Lifetime Value?

Tambรฉm chamada de LTV, o lifetime value nada mais do que uma mรฉtrica, que busca definir o determinado tipo de valor que o cliente oferece ao negรณcio, enquanto estiver se relacionando com ela. De forma prรกtica, sabe-se que a LTV veio do conceito customer centric, onde visa colocar o cliente como o principal ativo de uma empresa.

A prรณpria traduรงรฃo do nome โ€” Valor Vitalรญcio do Cliente โ€” jรก diz o seu o seu principal objetivo por si sรณ. Levando essa mรฉtrica para a รกrea contรกbil, estamos, na verdade, tentando mensurar o valor que os clientes oferecem ao escritรณrio contรกbil.

Logo, รฉ possรญvel entender se os esforรงos para captaรงรฃo e retenรงรฃo estรฃo sendo realizados de maneira eficiente, pesquisando sobre os principais tipos de serviรงos que estรฃo mais consumindo, a fim de garantir o bom desempenho do escritรณrio.

Como fazer o cรกlculo do Lifetime dos clientes?

Agora que vocรช jรก sabe o conceito e a importรขncia dessa mรฉtrica para os negรณcios, especialmente a รกrea contรกbil, estรก na hora de entendermos como realizar o cรกlculo do lifetime. Entretanto, antes de comeรงarmos a fazer isso, precisamos considerar trรชs fatores importantes. Confira abaixo quais sรฃo eles:

โ€ข O perรญodo mรฉdio em que os clientes do seu escritรณrio tendem a se relacionar com a sua marca. Ou seja, por quanto tempo eles possuem contrato.
โ€ข A frequรชncia anual em que eles tendem a pedir serviรงos e soluรงรตes;
โ€ข O valor mรฉdio em que os clientes do seu escritรณrio contรกbil tendem a gastar com os serviรงos oferecidos pela marca.

Com base na coleta desses dados, podemos chegar a uma conclusรฃo mais eficiente. Assim, entendemos que a fรณrmula correta para definir o LTV, รฉ realizada da seguinte forma:

LTV = Tempo de Relacionamento x Recorrรชncia Mรฉdia x Ticket Mรฉdio

Vamos citar um exemplo desse processo para ficar ainda melhor: imagine que uma determinada empresa de contabilidade consegue conquistar novos clientes. Sabe-se que o ticket mรฉdio da relaรงรฃo contratual da sua empresa รฉ de R$ 1.000. E o tempo em que os clientes tendem a se relacionar com a empresa em questรฃo รฉ de 10 anos.

Assim, entendemos que o lifetime value desses novos clientes รฉ de 10 (anos) x 12 (meses) x R$1.000(por mรชs) = R$ 120.000!

LTV baseado na taxa de cancelamento

O LTV mostra quanto cada cliente estรก contribuindo para sua receita e por quanto tempo, e orienta quanto vocรช deve gastar para adquiri-los.

Ao segmentar o LTV por diferentes tipos de clientes e personas de comprador, vocรช tambรฉm pode atingir seus clientes mais valiosos.

LTVA = TICKET Mร‰DIO รท TAXA DE CANCELAMENTO BRUTA

Por exemplo, com uma receita mรฉdia mensal por conta de R$ 1.000 (ou R$12.000/ano) e uma taxa anual de desligamento do cliente de 10%, gerarรญamos um valor ao longo do ciclo de vida do cliente de R$ 120.000. Ou seja, R$12.0000/0,10.

Quais sรฃo os indicadores mais importantes para o LTV?

Conforme vimos acima, o lifetime รฉ um poderoso indicador. Entretanto, assim como em qualquer mรฉtrica, รฉ necessรกrio que haja dados e contextos para conduzi-lo de maneira eficiente. Logo, isso vai significar realizar a comparaรงรฃo dos dados coletados com base em outros tipos de mรฉtricas que sรฃo importantes.

De forma prรกtica, fazer essa comparaรงรฃo nos processos contรกbeis faz o quebra-cabeรงa ser desvendado de uma maneira mais entendรญvel e mostra ao gestor o que estรก funcionando bem e tambรฉm aquilo que precisa ser mudado/desenvolvido. Sendo assim, confira alguns indicadores extremamente eficientes para acoplar ao LTV:

1. Churn rate (Taxa de abandono)

Caso vocรช nรฃo saiba, essa mรฉtrica tende a analisar a quantidade de clientes que terminam contratos com a sua empresa durante o mรชs, ou durante um perรญodo estabelecido pelo negรณcio contรกbil. Logo, devemos considerar que, quanto mais alto for o valor do Churn Rate, pior serรก o LTV.

Dessa forma, รฉ importante avaliar essa mรฉtrica de forma isolada, pois assim, รฉ possรญvel entender o nรญvel de abandono gerado em seu negรณcio e buscar as melhores alternativas para reter e satisfazer seus clientes da melhor forma possรญvel.

2. CAC โ€” Custo de Aquisiรงรฃo de Cliente

Talvez essa seja a mรฉtrica mais importante, em caso de comparรก-lo com o LTV. Em geral, o CAC busca avaliar o quanto o seu escritรณrio gasta para fechar um contrato. Atividades de marketing e vendas, por exemplo, devem estar inseridas nessa mรฉtrica.

Caso o valor do CAC encontrado seja maior do que o LTV, a saรบde financeira do seu escritรณrio pode estar em grande perigo. Sendo assim, se tratando do CAC, a regra รฉ deixรก-lo com um valor sempre abaixo do LTV.

Como aumentar o LTV da minha empresa?

Jรก que o principal objetivo da sua marca contรกbil รฉ fazer com que os clientes se relacionem com a empresa pelo maior tempo possรญvel, precisamos nos atentar ร s boas prรกticas para cumprir esse objetivo com sucesso. Por esse motivo, confira abaixo algumas opรงรตes interessantes para agregar valor ao LTV:

1. Investir em digitalizaรงรฃo

Jรก que o setor contรกbil tende a ser um pouco mais tradicional no mercado em termos de serviรงos โ€” jรก que tambรฉm com empresas extremamente convencionais โ€” รฉ necessรกrio investir em inovaรงรฃo. E nesse quesito, percebemos a importรขncia de garantir uma presenรงa digital, a fim de atuar no meio online. Com a crise da pandemia causada pelo coronavรญrus (Covid-19), percebemos que as empresas, de modo geral, se adaptaram aos moldes do home office.

Sendo considerado uma tendรชncia para o futuro, as atividades de home office precisam ser realizadas ร  distรขncia e, dessa forma, sua contabilidade precisa estar preparada para isso. Nesses casos, pode ser crucial investir em novas tecnologias, a fim de entregar serviรงos de forma online. Sem contar na experiรชncia omnichannel โ€” conceito de tornar a empresa mais โ€œabertaโ€ ao pรบblico por meio de diversos canais comunicativos e suporte โ€” que tambรฉm precisa ser levada em consideraรงรฃo.

2. Implemente o Sucesso do Cliente

O sucesso do cliente vai muito alรฉm de um simples entendimento. Isso porque essa estratรฉgia acaba exigindo detalhes mais taxativos, a fim de garantir que os clientes percebam os resultados que foram gerados quando decidiram se relacionar com a sua marca.

Basicamente, o principal objetivo dessa estratรฉgia รฉ garantir que todos os valores prometidos no contrato e na propaganda da sua empresa sejam cumpridos de maneira eficiente! Alรฉm disso, o sucesso do cliente tambรฉm busca se precaver de problemas, tornando as atividades ainda mais qualitativas.

Gostou deste artigo? Conforme vimos, o LTV รฉ uma mรฉtrica de grande importรขncia para os negรณcios, e deve ser avaliada constantemente pelas marcas. Portanto, agora que vocรช jรก tirou todas as suas dรบvidas sobre o assunto, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o tema? Acesse agora mesmo o nosso blog e confira outras dicas eficientes para promover qualidade em suas atividades contรกbeis.