Seu escritório de contabilidade, já está preparado para a nova geração de contadores? 

Coragem é resistência ao medo, domínio do medo, não ausência de medo. Mark Twain

 A geração Z, ocupa hoje, 20% dos cargos no mercado de trabalho. A chegada dos novos profissionais que nasceram entre 95 e 2010, veio provocando uma série de mudanças nos ambientes profissionais. Um conjunto de características marcantes dessa geração faz com que os empregadores saiam de suas zonas de conforto, e se abram para as transformações. 


Conheça um pouco dessas características e aprenda como usá-las de forma assertiva. 


1 – Tem necessidade maior de serem ouvidos. 


Existe uma necessidade maior dessa geração, colaborar não apenas com o seu trabalho, mas se envolvendo com o seu propósito. Isso tem o seu lado positivo, um Z bem engajado e comprometido, pode ajudar o seu escritório a decolar de forma acelerada. O problema passa existir quando ele não enxerga relevância no trabalho desenvolvido, a é perdida e facilmente ele toma decisão de sair da organização, sem pensar duas vezes. 
A melhor forma de mostrar que ele está sendo ouvido, é através de empatia, feedback e trocas constantes, além de dar autonomia e liberdade para que ele desenvolva um bom trabalho.   

2 – Se preocupam com benefícios não monetários. 

Preocupação com saúde, bem-estar e é uma grande caracteriza de uma geração que é por interferência externa, mais pragmática. Essa geração não olha mais para o trabalho como uma prioridade, assim como foi para as gerações anteriores, eles estão mais ligados à questões de saúde, qualidade de vida, e realizações pessoais. Portanto, se sua empresa quer ter uma boa retenção de talento dessa geração, ela precisa pensar em flexibilidade e incentivos à esses temas. 

3 – Imersos em tecnologia. 


Essa geração é também conhecida, como a geração smartphone, cresceram em um ambiente de muita transformação tecnológica e isso tornou-se parte delesCada vez mais estão aprendendo e se desenvolvendo com o avanço digital e cobram isso das organizações que estão inseridos. Uma boa forma de reter os talentos da geração Z é se preocupando com o avanço da no seu escritório e aproveitando da facilidade dessa geração, para implementar novas ideias.


Além de saber como lidar com essa geração, um desafio maior ainda é fazer com que as quatro gerações, dentro da sua empresa, trabalhem juntas de maneira saudável e construtiva. A atual dinâmica das empresas reúne quatro gerações em um mesmo ambiente de trabalho: a Geração Tradicional, Baby Boomers, Geração X, Geração Y e início da geração Z. Essa nova composição, já que os funcionários mais velhos têm permanecido mais tempo no mercado, tem se apresentado de diferentes formas e com novos desafios para os gestores evitar os conflitos de geração.

Para evitar os conflitos a empresa precisa favorecer o diálogo em equipe. Criar um ambiente de troca de ideias ao mesmo tempo que está aberto para racionalizá-las em um projeto. 
Tirar de cada geração, aquilo que se tem de melhor, é uma arte de liderança

A nova geração de contadores, não querem mais fazer o trabalho que os sistemas fazem, eles querem traduzir a informação, trazer propósito e análises ao processo. E querem fazer isso de uma forma leve, com trabalho mais flexível, preservando sua saúde mental e usando ao máximo a que já está inserida no mercado de trabalho. 

1641492625699 - Aceleração contábil
Vitória Oliveira, Fundadora da Connectabil, HRtech, plataforma de recrutamento para profissionais das áreas contábil e financeira.