Não é novidade para ninguém que todo profissional, independentemente de sua área de formação e atuação, deve se manter em dia com as novidades e atualizações do setor para oferecer serviços mais qualificados e, consequentemente, melhorar também a sua lucratividade na oferta dos mesmos.
E ainda que muitos ainda encarem o segmento como um daqueles mais tradicionais, a verdade é que a contabilidade também se renova com o passar dos anos: e é necessário deixar essa visão de lado para progredir no setor, usando principalmente a tecnologia como aliada.
Pensando nisso, trouxemos neste artigo as principais tendências da contabilidade para você aplicar em seu escritório.
Importante deixar claro, que todas as tendências atuais decorrem de uma análise de Gary Boomer, CPA, apresenta Accountex 2017.
Boomer mostrou que empresas contábeis podem oferecer três níveis de serviços: conformidade legal, consultoria para melhoria do desempenho empresarial e consultoria estratégica.
Grande parte das empresas de contabilidade se encontra na fase em que o seu papel é auxiliar o cliente com o cumprimento de obrigações fiscais e tributárias.
Alguns escritórios de contabilidade já superaram a fase inicial e apresentam relatórios que permitem a análise de dados importantes para o crescimento dos clientes. Nesta fase, o profissional da contabilidade percebe que a comunicação, empatia e experiência do cliente são tão importantes quanto as atividades técnicas para a produção das análises.
No terceiro nível, há uma pequena quantidade de escritórios oferecendo serviços de planejamento tributário, estratégico, avaliação de empresas e consultorias para fusões e aquisições. Obviamente que o mercado consumidor destes serviços é composto por grupos muito diferentes de empreendedores.
Então, para caminhar nesta jornada empreendedora, as empresas de contabilidade precisam caminhar no desenvolvimento. Com isto, algumas tendências se tornam mais evidentes, ano após ano.
1. Integração contábil
A integração contábil é uma daquelas tendências que você definitivamente não pode mais ignorar, caso ela ainda não seja uma realidade em seu escritório. A razão é compreensível: nos dias de hoje é simplesmente inadmissível passar horas e horas fazendo a digitalização de documentação de clientes, digitando informações sobre eles ou até mesmo realizando o fechamento contábil de maneira manual. Isso porque todos esses processos são longos e, em um escritório mais moderno, economiza-se esse tempo com tarefas demoradas por meio da integração contábil.
A integração contábil basicamente facilita a gestão e o controle dos documentos, sendo uma tendência fundamental para que as empresas e escritórios contábeis se mantenham competitivos e ativos no mercado. O investimento em tecnologia é fundamental para quem quer evoluir.
2. Consultorias personalizadas
Inicialmente as simplificações automatizadas provocadas por um cenário tecnológico cada vez mais completo criaram uma certa tensão entre os contadores e clientes. No entanto, esses profissionais estão cada vez mais abertos a essas inovações, que prometem não só facilitar a rotina como também trazer novas fontes de renda para o dia a dia de trabalho.
Neste cenário, soluções personalizadas que atendam às necessidades específicas dos clientes cada vez mais podem ser oferecidas, fazendo com que a consultoria personalizada se torne uma oportunidade para os sócios de escritórios contábeis.
A consultoria personalizada nasce, inclusive, da própria tendência de automação de processos mais técnicos que destacamos no tópico anterior. Com isso, sobra mais tempo para acessar dados e informações de clientes em tempo real, estudando e observando seus segmentos de atuação e criando soluções personalizadas para os mesmos. Por fim, outro benefício interessante da consultoria é que ela ajuda a estabelecer relações de confiança e proximidade entre os clientes, aumentando também a satisfação dos mesmos.
3. Automação de processos
A automação de processos, assim como a integração contábil já destacada no tópico anterior são tendências muito fortes para setores diversos, e é claro que na contabilidade não seria diferente: uma vez que essa função pode ser utilizada para economia de tempo e também para favorecer um cenário de proximidade com os clientes.
Na contabilidade basicamente a automação de processos elimina aquela rotina clássica de entrada de dados manuais, reduz riscos operacionais e facilita a gestão como um todo, aumentando também a produtividade e fazendo com que os profissionais consigam se manter focados apenas no que realmente importa e demanda maior atenção.
4. Presença digital
Por fim, mas definitivamente não menos importante uma forte tendência da contabilidade diz respeito à presença digital .
Enquanto outros segmentos do mercado já estão experimentando a importância da visibilidade on-line há algum tempo, podemos dizer que a contabilidade demorou um pouco mais para se atualizar nesse quesito, principalmente por conta dos tabus mais tradicionais puxados pelos profissionais mais antigos do setor.
Sendo assim, ainda que muitos escritórios já tenham migrado para o digital e estejam aproveitando os benefícios que ele é capaz de proporcionar, outras ainda não migraram para essa tendência e, dessa forma, devem começar a senti-los na prática.
Dentro dessa tendência do mercado contábil destacamos:
-
- Sites
-
- Instagram
-
- Facebook
Tendências e novidades do mercado contábil é com a gente!
Ao longo deste artigo você foi apresentado às principais tendências do mercado contábil – e como deve ter identificado, ainda há muito o que ser feito para a revolução desse segmento ao longo do próximo ano.
Gostou desse material? Compartilhe com seus colaboradores e colegas de profissão.