Tendências do mercado contábil

Grandes líderes identificam e desenvolvem seus sucessores, muito antes de serem necessários. Gary Boomer

Não é novidade para ninguém que todo profissional, independentemente de sua área de formação e atuação, deve se manter em dia com as novidades e atualizações do setor para oferecer serviços mais qualificados e, consequentemente, melhorar também a sua lucratividade na oferta dos mesmos.

E ainda que muitos ainda encarem o segmento como um daqueles mais tradicionais, a verdade é que a também se renova com o passar dos anos: e é necessário deixar essa visão de lado para progredir no setor, usando principalmente a como aliada.

Pensando nisso, trouxemos neste artigo as principais tendências da para você aplicar em seu escritório.

Importante deixar claro, que todas as tendências atuais decorrem de uma análise de  Gary Boomer, CPA,  apresenta Accountex 2017.

Boomer mostrou que empresas contábeis podem oferecer três níveis de serviços: conformidade legal, consultoria para melhoria do desempenho empresarial e consultoria estratégica.

Níveis de serviços de contabilidade segundo Gary Boomer.
Níveis de serviços de contabilidade, segundo Gary Boomer.

 

Grande parte das empresas de contabilidade  se encontra na fase em que o seu papel é auxiliar o cliente com o cumprimento de obrigações fiscais e tributárias.

Alguns escritórios de já superaram a fase inicial e apresentam relatórios que permitem a análise de dados importantes para o crescimento dos clientes. Nesta fase, o profissional da percebe que a comunicação, empatia e do cliente são tão importantes quanto as atividades técnicas para a produção das análises.

No terceiro nível, há uma pequena quantidade de escritórios oferecendo serviços de tributário, estratégico, avaliação de empresas e consultorias para fusões e aquisições. Obviamente que o mercado consumidor destes serviços é composto por grupos muito diferentes de empreendedores.

Então, para caminhar nesta jornada empreendedora, as empresas de precisam caminhar no desenvolvimento. Com isto, algumas tendências se tornam mais evidentes, ano após ano.

1. Integração contábil

A integração contábil é uma daquelas tendências que você definitivamente não pode mais ignorar, caso ela ainda não seja uma realidade em seu escritório. A razão é compreensível: nos dias de hoje é simplesmente inadmissível passar horas e horas fazendo a digitalização de documentação de clientes, digitando informações sobre eles ou até mesmo realizando o fechamento contábil de maneira manual. Isso porque todos esses são longos e, em um escritório mais moderno, economiza-se esse tempo com tarefas demoradas por meio da integração contábil.

A integração contábil basicamente facilita a gestão e o controle dos documentos, sendo uma tendência fundamental para que as empresas e se mantenham competitivos e ativos no mercado. O investimento em tecnologia  é fundamental para quem quer evoluir.

2. Consultorias personalizadas

Inicialmente as simplificações automatizadas provocadas por um cenário tecnológico cada vez mais completo criaram uma certa tensão entre os contadores e clientes. No entanto, esses profissionais estão cada vez mais abertos a essas inovações, que prometem não só facilitar a rotina como também trazer novas fontes de renda para o dia a dia de trabalho.

Neste cenário, soluções personalizadas que atendam às necessidades específicas dos clientes cada vez mais podem ser oferecidas, fazendo com que a consultoria personalizada se torne uma oportunidade para os sócios de escritórios contábeis.

A consultoria personalizada nasce, inclusive, da própria tendência de automação de mais técnicos que destacamos no tópico anterior. Com isso, sobra mais tempo para acessar dados e informações de clientes em tempo real, estudando e observando seus segmentos de atuação e criando soluções personalizadas para os mesmos. Por fim, outro benefício interessante da consultoria é que ela ajuda a estabelecer relações de confiança e proximidade entre os clientes, aumentando também a satisfação dos mesmos.

3. Automação de

A automação de processos, assim como a integração contábil já destacada no tópico anterior são tendências muito fortes para setores diversos, e é claro que na não seria diferente: uma vez que essa função pode ser utilizada para economia de tempo e também para favorecer um cenário de proximidade com os clientes.

Na basicamente a automação de elimina aquela rotina clássica de entrada de dados manuais, reduz riscos operacionais e facilita a gestão como um todo, aumentando também a produtividade e fazendo com que os profissionais consigam se manter focados apenas no que realmente importa e demanda maior atenção.

4. Presença digital

Por fim, mas definitivamente não menos importante uma forte tendência da diz respeito à presença digital .

Enquanto outros segmentos do mercado já estão experimentando a importância da visibilidade on-line há algum tempo, podemos dizer que a demorou um pouco mais para se atualizar nesse quesito, principalmente por conta dos tabus mais tradicionais puxados pelos profissionais mais antigos do setor.

Sendo assim, ainda que muitos escritórios já tenham migrado para o digital e estejam aproveitando os benefícios que ele é capaz de proporcionar, outras ainda não migraram para essa tendência e, dessa forma, devem começar a senti-los na prática.

Dentro dessa tendência do mercado contábil  destacamos:

    • Sites
: que ainda não têm presença digital nesse meio podem estar perdendo de atraírem muitos clientes em potencial. Isso porque o site é uma maneira de provar que a sua empresa existe, além de aumentar o leque de contato entre as empresas e os clientes;
    • Instagram
: por outro lado o Instagram representa uma maneira de humanizar o seu contato com os clientes por meio de posts, imagens, textos e vídeos informativos e/ou institucionais sobre contabilidade; : e ainda que muitos considerem que a rede social está “morta”, a verdade é que o conta com grupos muito interessantes e capazes de gerar comunidades extremamente fiéis e de comunicação muito assertiva entre marcas, empresas e pessoas.

Tendências e novidades do mercado contábil é com a gente!

Ao longo deste artigo você foi apresentado às principais tendências do mercado contábil  – e como deve ter identificado, ainda há muito o que ser feito para a revolução desse segmento ao longo do próximo ano.

Gostou desse material? Compartilhe com seus colaboradores e colegas de profissão.