Tendências no setor contábil para 2021

Tendências no setor contábil para 2021

Um bom profissional é aquele que nunca para de aprender, não é verdade? Na contabilidade isso não é diferente. O mundo tem inovado e o setor também vem acompanhando essas mudanças tecnológicas. Você saberia dizer quais são as tendências para 2021?

Primeiro de tudo precisamos entender o atual cenário que vivemos. Desde que o mundo parou por conta da pandemia do coronavírus em 2020, os diversos setores, entre eles, o contábil, precisaram se adaptar as mudanças de maneira rápida.

Essa incerteza de quando tudo irá voltar ao normal gera certas dúvidas e expectativas para quem trabalha com o segmento de contabilidade. Nunca a sua profissão foi tão necessária para as empresas que buscam alternativas para se manterem vivas em meio a crise econômica.

Mas por que o deve estar sempre um passo a frente? Bom, como o mercado empresarial enfrenta um momento de instabilidade, caberá a esse profissional estar preparado para lidar com os desafios que as empresas enfrentarão ao longo dos próximos meses.

Mudanças no modelo atual?

Uma das dúvidas dos contadores é quanto aos modelos atuais. Será que eles vão acabar ou serão mantidos? Com a , eles perderão o seu valor?

Hoje em dia existem dois tipos de modelos. Caberá ao decidir se estará contra ou a favor da . Isso porque, o primeiro tipo que temos é aquele profissional que se limita ao se colocar apenas como uma pessoa que atua na elaboração de documentos e é responsável pelos cálculos de impostos de uma empresa.

E é justamente ele que tem o maior receio ao acreditar que a pode vir a te substituir. O medo ocorre porque hoje em dia já foram criadas diversas ferramentas que exercem essas funções de forma automatizada e que antes eram feitas manualmente por uma pessoa.

Se for olhar por esse lado, talvez essa preocupação faça sentido. Até porque a tendência é que ele perca o seu lugar no mercado por conta disso, caso fique restrito a desenvolver apenas as funções básicas da profissão.

Contudo, isso não deve ser visto com pessimismo. O outro modelo do mercado de contabilidade vai muito mais além do que fazer cálculos. Nessa lógica, ocorre uma e ele passa a focar no relacionamento e desenvolvimento dos , ou seja, a tecnologia deixa de ser uma ameaça e passa a se tornar uma aliada.

Se por um lado as ferramentas irão facilitar a execução dos , por outro cria-se uma necessidade de ter alguém preparado para fazer o seu uso. É aí que entra o .

Por isso não basta ter apenas um diploma. O profissional de contabilidade deverá estar capacitado para entender do atual cenário econômico e tudo que há de inovador.

Conhecer bem sobre a empresa na qual está trabalhando é fundamental para que se evitem erros e as decisões tomadas sejam as mais assertivas. Entender de será um diferencial e poderá te colocar na frente diante da .

Diferencial é tudo

Como já mencionamos, ser inteligente apenas não basta. Tenha sempre algum diferencial. Os profissionais plurivalentes tendem a se destacar. Por mais que você se sinta mais confortável exercendo a função em uma determinada área, pense que agora o mercado exigirá que você saia da zona de conforto e esteja aberto a novas possibilidades.

Saber desempenhar diversas funções é um fator que o mercado levará em conta na hora de contratar um profissional. Tenha a mente aberta para aprender coisas novas e desenvolver outras atividades além da qual está habituado.

Soft Skills

Uma outra tendência cada vez mais em alta é o desenvolvimento das soft skills. Elas serão cada vez mais requisitadas no . Mas afinal, o que é isso? Trata-se das competências relacionadas a personalidade e o comportamento de cada indivíduo.

Elas se baseiam nas aptidões de cada pessoa, levando em consideração o âmbito emocional, mental e social. No ramo da contabilidade, habilidades como comunicação, criatividade, inteligência emocional, empatia, liderança e facilidade para lidar com gerenciamento de crises sob pressão estarão cada vez mais em destaque.

Mundo digital

A convergência para o mundo digital já não é mais uma expectativa, mas sim uma realidade. O contador precisa estar acompanhando essa migração para a internet. É importante que ele esteja adaptado a essa realidade.

Com isso, use a ferramenta online como a sua grande parceira. Explore as inúmeras possibilidades. Desenvolva o vínculo com o seu público por meio da internet, principalmente das redes sociais.

Crie uma relação mais próxima que agregue valores aos seus clientes e, se possível, disponibilize conteúdos que possam auxiliá-los e mostrar que você tem autoridade no assunto. O mundo digital pode se tornar uma grande vitrine do seu trabalho.

Os escritórios de contabilidade estão, inclusive, já oferecendo serviços online que facilitam a comunicação com os clientes.

Terceirização de serviços

O mercado muda rapidamente e nem sempre a empresa terá tempo hábil para reagir e atingir os altos níveis de esperados. Muitas vezes ela precisará cortar gastos.

Em tempos de redução, manter um funcionário com vínculo empregatício pode ser tornar algo caro. Contudo, há determinadas funções que não podem ser dispensadas, que é o caso da contabilidade.

Como a contratação efetiva desse profissional gera um custo, ainda mais se for preciso investir para que ele se atualize, as empresas acabam optando por terceirizar o serviço contratando escritórios de contabilidade. Acaba sendo mais interessante optar por uma pessoa que já esteja preparada e inteirada sobre o cenário atual do mercado para delegar algumas atividades específicas.

Transformações digitais

Uma coisa podemos afirmar: a pandemia foi um grande divisor de águas. Isso porque se antes a gente acreditava que teríamos tempo para nos adaptarmos as mudanças tecnológicas, depois dela, vimos que isso não seria mais uma realidade.

Não há mais tempo a perder no processo de digitalização dos escritórios, ainda mais com a implementação do . Há uma expectativa que as empresas maiores comprem os pequenos escritórios, formando uma grande rede que irá fornecer conhecimento de contabilidade e científico.

Qual o primeiro passo para estar preparado?

Se você é profissional da área e deseja estar preparado para lidar com as demandas que o promete, invista em conhecimento na área de tecnologia e automação de .

Isso vai lhe proporcionar um aumento na sua produtividade, além de te tornar uma pessoa mais eficiente e com menos proporção a erros. Essa busca pelo conhecimento irá te ajudar a se tornar uma pessoa mais estratégica, informada e pronta para identificar as melhores soluções para a demanda de cada cliente.

O profissional vai precisar se reinventar para garantir o seu espaço no mercado de trabalho. Saber utilizar ferramentas que aumentam a produtividade e ofereçam melhores soluções, que realmente sejam eficazes para os clientes, poderá ser um diferencial para você.

Atualize-se a todo momento sobre o . Fique atento as mudanças tributárias. Muitas empresas tendem a buscar na contabilidade soluções para evitar perdas financeiras ou se recuperar de uma crise.

Veja sempre o cliente como um parceiro. Converse com ele, entenda as suas necessidades para que, juntos, possam buscar as melhores estratégias para melhorar o negócio dele. Lembre-se: isso vai exigir muita responsabilidade e conhecimento, afinal a empresa estará depositando a confiança dela na sua .

Se for o caso, torne-se um consultor, oferecendo apoio na financeira. O contador poderá contribuir por meio da elaboração de relatórios com diagnósticos e análises de desempenho. Além disso, ele poderá, ainda, ser um grande aliado na hora de fazer o da empresa dando orientações e conselhos sobre o negócio.

Como podemos notar, o mercado não para de mudar e de forma acelerada. Esteja sempre atento a isso e busque se preparar. Investir em você mesmo é uma maneira de se destacar e se tornar uma peça indispensável para um cliente ou empresa.