Vivo no exterior, vale a pena fazer investimentos no Brasil?

As 10 diferentes razões pelas quais você não deve, morando no exterior, trazer seu dinheiro para o Brasil.

Eu sempre achei que a torcida pela seleção brasileira de futebol fosse uma das maiores demonstrações patrióticas do brasileiro.

Sempre tive impressão que, num país onde carece o culto e respeito aos símbolos nacionais, esta era a máxima expressão de patriotismo que como povo éramos capazes de demonstrar.

Na verdade, descobri que estava completamente enganado.

Poucos são capazes de semelhante demonstração de patriotismo como o brasileiro erradicado no exterior.

Não importa o nível social, tive a possibilidade de conversar com clientes dos mais diferentes extratos da sociedade.

Comum a todos é a vontade de, tão logo surja a oportunidade, acumular recursos em moeda forte, converter rapidamente a reais e trazê-los para o Brasil para investir.

Vejam que já escutei isso de pessoas muito bem esclarecidas e pessoas com pouca financeira.

Listo abaixo 10 diferentes razões pelas quais você não deve, morando no exterior, trazer seu dinheiro para o Brasil:

1) Custo de vida é em moeda forte

Se você mora nos EUA ou na Europa, seu custo de vida é em moeda forte, logo todos os seus investimentos também devem ser. Especialmente se você não tem perspectiva de retorno para o Brasil ou se esta data ainda não foi definida.

2) Melhores oportunidades a menores custos

O acesso a investimentos em mercados desenvolvidos costuma ser muito mais amplo do que o que há no Brasil. Logo tende a haver melhores oportunidades a menores custos. Além disso, é relativamente mais fácil contar com auxílio de profissionais especializados em mercados mais desenvolvidos do que localmente.

3) Imprevisibilidade cambial

Ninguém consegue dizer com exatidão quando o dólar está caro ou barato, ou seja, não é possível predizer o momento certo de fazer as transferências. Para se ter uma ideia, é justamente a impossibilidade de previsão que nos leva a fazer uma programação para obter as vantagens do dólar médio quando o investimento é feito do Brasil para o exterior.

4) Mercado brasileiro é pequeno

O Brasil representa ao redor de 3% do PIB mundial, nossa bolsa de valores tem menos de 1% do valor total das ações negociadas mundialmente. Embora haja boas oportunidades de investimento no Brasil, estas são muito escassas quando comparadas a todas as que os investimentos em todo o mundo oferecem.

5) Tributação de investimentos

Fazer a de uma carteira de investimentos com as leis tributárias do Brasil é algo extremamente custoso, já que qualquer de ativos é extremamente penalizada com o pagamento antecipado de imposto de renda sobre ganho de capital (o come-cotas soa de algo?). Contas de investimento no exterior não costumam ter tributação até o momento que de fato o investidor efetue apuração dos seus ganhos.

6) Proteção e diversificção

Os Investidores que residem no Brasil têm se conscientizado cada vez mais da importância de manter uma parte de seus ativos no exterior, por proteção, por diversificação, por melhores oportunidades, etc. Estar morando no exterior e fazer o caminho reverso é um contrassenso.

7) Você pode investir em ativos brasileiros

É possível, do exterior, investir em ativos brasileiros, devidamente denominados em dólares, como por exemplo ocorre com os ADR (American Depositary Receipt) de ações brasileiras ou em bonds emitidos por empresas brasileiras ou pelo governo federal. Ainda que possível, não quer dizer que seja recomendável.

Pode ser que as oportunidades muito mais atrativas com risco menor. Mas se a saudade de casa bater, não tem problema, dá para fazer igual forma.

8) Competitividade brasileira

Sabe quando vemos que o Brasil aparece sempre nas últimas posições em rankings de competitividade? Pois então, isso de uma forma geral dá a tônica a rentabilidade dos investimentos efetuados aqui. Ainda que haja exceções quanto a rentabilidades excepcionais, é muito mais fácil encontrá-las num ambiente no qual haja muitas mais opções, por exemplo, como nas Small Caps do mercado acionário americano.

9) Regulação brasileira

Os fatos ocorridos na esteira do Joesley Day, que marcou o ano de 2017 no mercado financeiro brasileiro, são muito mais difíceis de acontecer em mercados cuja regulação é efetivamente mais rígida do que a nossa. Não que fraudes não possam acontecer, mas o fato de ter uma certeza quanto à punição dissuade a que tais práticas ocorram.

10) Saída fiscal do Brasil

Ao dar saída fiscal do Brasil, para manter uma conta corrente aberta é necessário recorrer a uma conta para não residentes. Essas contas são mais burocráticas para abrir e normalmente as instituições financeiras não têm muito interesse nelas.

Além disso, há algumas restrições em investimentos para investidores não residentes, por exemplo as isenções que algumas aplicações oferecem não se estende a investidores que não resido oficialmente no Brasil.

Todas as razões listadas acima são para situações de investimento. Pode, eventualmente, ocorrer casos na qual o brasileiro erradicado fora tenha gastos aqui ou esteja ajudando economicamente algum familiar. Obviamente não se aplicam nessas situações.

Conclusão

Investidores devidamente assessorados já conhecem as vantagens de manter recursos fora. As dúvidas ocorrem entre aqueles investidores que ainda não contam com orientação profissional quanto as decisões como gerir seus recursos. 

Por este motivo, nós estamos aqui, para ajuda-lo a sanar suas dúvidas, entender sua situação e te mostrar o caminho mais ideal para você atingir seus objetivos, sejam eles de curto, médio e longo prazo.

Marque uma conversa com a gente, será um prazer atende-lo.

Proxy Financial

Wealth Management

[email protected]

Proxy Financial é uma gestora de investimentos registrada e licenciada nos Estados Unidos da América. Nem Proxy, nem seus assessores estão licenciados em todos os estados, dos EUA, para oferecer serviços e valores mobiliários. Este site não é uma solicitação de interesse em nenhum desses produtos ou serviços em nenhum estado ou país que o representante registrado não esteja devidamente licenciado. A Proxy Financial não oferece serviços nem ativos mobiliários em nenhum país onde não esteja licenciada para agir no seu mercado financeiro.

O desempenho passado pode não é indicativo de resultados futuros. Diferentes tipos de investimentos envolvem diferentes graus de risco, e não há garantia de que o desempenho de qualquer investimento, de investimento ou produto específico referenciado direta ou indiretamente neste website seja rentável, igual a qualquer nível de desempenho histórico indicado correspondente, ou seja adequado à sua carteira.

e empresas coligadas ou afiliadas não ofertam, nem têm a intenção de ofertar, valores mobiliários em países onde não tem licença para fazer tal oferta em solo brasileiro. Este website é de caráter única e exclusivamente informativo. Isto não é uma oferta de serviços ou valores mobiliários

Classifique nosso post

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments