TL;DR: Vulnerabilidades em portais de montadoras expõem dados de clientes e permitem controle remoto de veículos devido a falhas de autenticação e APIs mal protegidas. Pesquisador Eaton Zveare descobriu brechas em Toyota, Honda e outra montadora não identificada, com riscos que vão desde roubo de dados até acesso indevido a funções do veículo. É crucial fortalecer a segurança nos sistemas automotivos interconectados.
Takeaways:
- Falhas de autenticação e controle de APIs são recorrentes em portais de montadoras, permitindo acesso indevido a dados e sistemas críticos.
- A exposição de dados pessoais e financeiros de clientes pode levar a fraudes, roubo de identidade e riscos à privacidade física.
- A colaboração entre empresas e pesquisadores de segurança é essencial para identificar e corrigir vulnerabilidades proativamente.
- Montadoras devem implementar autenticação robusta, controle de acesso rigoroso e monitoramento contínuo para proteger seus sistemas.
- O ecossistema automotivo interconectado amplifica o impacto das vulnerabilidades, exigindo uma abordagem de segurança abrangente e em camadas.
Vulnerabilidades críticas em portais de montadoras: exposição de dados e controle remoto de veículos
Introdução
A digitalização acelerada do setor automotivo ampliou a superfície de ataque de sistemas críticos que interligam fabricantes, concessionárias e clientes. Portais corporativos e APIs expostas, quando mal autenticadas ou mal controladas, podem se tornar portas de entrada para invasores com potencial de causar impactos técnicos, financeiros e até físicos. Casos recentes investigados por pesquisadores independentes revelam que erros simples de implementação ainda são capazes de produzir consequências de alta gravidade.
Este artigo organiza e aprofunda um conjunto de descobertas que expõem um padrão de fragilidades em portais de montadoras. Partimos de um caso recente envolvendo uma fabricante não identificada e revisitamos brechas documentadas na Toyota (2022) e na Honda (2023). Em seguida, discutimos o perfil do pesquisador responsável pelas investigações, os riscos sistêmicos associados à exposição de dados e ao controle remoto de veículos e, por fim, medidas prioritárias para fortalecer a segurança no ecossistema automotivo.
Falha em montadora não identificada expondo dados de clientes e controle de veículos
Uma grave falha de segurança descoberta por Eaton Zveare, pesquisador da empresa Harness, expôs dados pessoais, financeiros e de localização de clientes de uma grande montadora — não identificada pelo especialista — e poderia ter permitido destravar veículos remotamente de qualquer lugar do mundo. As vulnerabilidades estavam no portal online de concessionárias dessa montadora e permitiam criar uma conta de administrador nacional com acesso irrestrito a mais de 1.000 revendas nos Estados Unidos, graças a erros simples de autenticação em APIs. Em termos práticos, isso significava que um invasor poderia, a partir de uma única conta privilegiada, percorrer dados e operações de toda a rede.
O problema residia no código carregado no navegador na página de login, que podia ser modificado para contornar a autenticação. A partir daí, abriu-se a possibilidade de consultar dados pessoais e financeiros de clientes, além de rastrear veículos em tempo real. Exemplo prático reportado: bastava usar um identificador de veículo (VIN) — ou até apenas nome e sobrenome — para localizar proprietários, cruzando informações e ampliando o impacto do acesso indevido.
A falha também possibilitava associar veículos a contas móveis controladas por terceiros, habilitando a abertura de portas e o acionamento de funções remotas via aplicativo oficial. Com o consentimento de um amigo, Zveare demonstrou que era suficiente confirmar, com uma “promessa verbal” no sistema, a legitimidade da transferência de controle para assumir a gestão remota do carro. A montadora corrigiu o problema em cerca de uma semana após o alerta, feito em fevereiro de 2025, e declarou não haver evidências de exploração prévia.
Vulnerabilidade no portal GSPIMS da Toyota (2022)
Em outubro de 2022, Zveare descobriu uma brecha no Global Supplier Preparation Information Management System (GSPIMS) da Toyota. A falha permitia o acesso ao portal apenas com um e-mail válido, sem a necessidade de senha, resultado do uso inadequado de um token JWT do tipo “Act As”. Na prática, o token possibilitava agir como outros usuários, contornando etapas críticas de verificação de identidade.
O impacto foi amplo: mais de 14.000 contas corporativas estavam potencialmente acessíveis, juntamente com documentos e relatórios internos da Toyota. Esse tipo de acesso indevido a informações internas eleva o risco de espionagem industrial, fraude e manipulação de processos, além de facilitar movimentos laterais para outros sistemas interligados, caso existam integrações permissivas.
A linha do tempo de correção foi relativamente rápida. A falha foi reportada em 3 de novembro de 2022 e corrigida até 23 de novembro do mesmo ano, em menos de um mês. O episódio ilustra como uma única decisão técnica — neste caso, o uso de um JWT “Act As” sem controles compensatórios — pode abrir brechas substanciais em um sistema corporativo de grande porte.
Falhas na plataforma PETE da Honda (2023)
Em março de 2023, Zveare explorou vulnerabilidades na plataforma de e-commerce Power Equipment Tech Express (PETE) da Honda. Entre as falhas identificadas, era possível resetar a senha de qualquer conta apenas com o e-mail, sem verificações adicionais robustas. Além disso, um problema de IDOR (Insecure Direct Object Reference) permitia acessar dados de concessionárias ao manipular diretamente identificadores de recursos.
O acesso indevido expôs 21.393 pedidos com dados pessoais e itens comprados, 1.570 sites de concessionárias (1.091 ativos), 3.588 contas de revendedores, 1.090 e-mails de revendedores e 11.034 e-mails de clientes. Também foi relatada a possibilidade de acesso a chaves privadas de meios de pagamento como Stripe e PayPal, o que ampliaria ainda mais o espectro de risco, indo de fraude transacional a comprometimento de infraestrutura de pagamento.
A Honda foi notificada em 16 de março de 2023 e corrigiu o problema até 3 de abril. O caso ilustra como falhas combinadas — autenticação fraca em fluxos de recuperação de conta e ausências de autorização em endpoints sensíveis — ampliam rapidamente a superfície de ataque e o impacto potencial.
Padrão de falhas na autenticação e controle de APIs
Tomados em conjunto, os casos revelam um padrão recorrente: falhas simples na autenticação e no controle de APIs podem conceder acesso total a sistemas críticos. Quando autenticação e autorização não são tratadas como camadas independentes e robustas, erros aparentemente “pequenos” geram efeitos dominó, expondo dados, processos e funcionalidades de alto privilégio.
O risco é agravado pela interconexão típica do ecossistema automotivo, no qual concessionárias, clientes e fabricantes compartilham sistemas e integrações. Em cenários assim, APIs mal controladas ampliam o potencial de impacto: um ponto fraco pode ser explorado para atravessar fronteiras organizacionais, resultando em acesso total a sistemas críticos devido a falhas simples.
“Se você errar na autenticação, todo o resto desmorona.” — Eaton Zveare
Eaton Zveare: o pesquisador por trás das descobertas
Eaton Zveare é pesquisador de segurança na empresa Harness e responsável por identificar a recente falha crítica envolvendo uma montadora não identificada. Seu trabalho combina análise de aplicações web, inspeção de código client-side e exploração de APIs para revelar equívocos de autenticação e autorização que, por vezes, passam despercebidos em ambientes corporativos complexos.
Além do caso mais recente, Zveare identificou vulnerabilidades críticas em sistemas de Toyota e Honda, com relatórios técnicos que detalharam desde tokens mal empregados (JWT “Act As”) até fluxos de reset de senha frágeis e falhas do tipo IDOR. Suas descobertas foram apresentadas em conferências de segurança como a Def Con, ampliando a conscientização sobre riscos específicos no setor automotivo.
O pesquisador alertou as montadoras sobre as falhas encontradas e demonstrou o impacto das vulnerabilidades ao TechCrunch e em suas palestras. Esses diálogos entre pesquisadores independentes e empresas são essenciais para acelerar correções e estabelecer uma cultura de segurança mais madura e proativa.
Impacto da exposição de dados pessoais e financeiros
A exposição de dados pessoais e financeiros dos clientes é um vetor clássico para fraudes e roubo de identidade, com potenciais perdas financeiras significativas. Informações como nome, e-mail, endereço, documentos, dados bancários e de cartão de crédito compõem uma base valiosa para ataques direcionados (spear phishing) e fraudes automatizadas em escala.
No contexto automotivo, o risco se estende à privacidade física: o rastreamento de veículos expõe informações de localização de proprietários em tempo real, com implicações diretas para segurança pessoal. Quando combinadas, exposição de dados e controle remoto de funções de veículo formam um cenário de alto risco que transcende o dano reputacional e financeiro.
Diante disso, montadoras devem priorizar a proteção dessas informações sensíveis em todas as camadas do sistema. Políticas de mínima exposição de dados, criptografia adequada em repouso e em trânsito e segregação de funções entre portais, APIs e aplicativos móveis são práticas indispensáveis para reduzir a probabilidade e o impacto de incidentes.
Necessidade de fortalecer a segurança em portais automotivos
É crucial que as montadoras implementem autenticação robusta para proteger o acesso aos sistemas, incluindo MFA (autenticação multifator), gerenciamento correto de sessões e validações consistentes em todas as camadas (backend e frontend). Controles de integridade do lado do cliente não devem substituir verificações de autorização no servidor, e fluxos sensíveis (como reset de senha) precisam de validação forte e antifraude.
Um controle de acesso rigoroso, com modelos como RBAC (controle de acesso baseado em papéis) e privilégios mínimos, limita o raio de explosão em caso de invasão. A segmentação de ambientes e o isolamento de funções críticas ajudam a impedir que uma credencial ou token comprometido conceda acesso irrestrito a sistemas interligados de concessionárias, clientes e fabricantes.
Monitoramento contínuo, com telemetria de APIs, detecção de anomalias e resposta a incidentes em tempo quase real, é vital para identificar e mitigar ameaças antes que causem danos maiores. Investimento estruturado em segurança cibernética e realização de testes de penetração regulares podem revelar vulnerabilidades antes que sejam exploradas por agentes maliciosos.
Conclusão
As vulnerabilidades descobertas por Eaton Zveare em diferentes montadoras destacam a importância crítica da segurança em sistemas automotivos interconectados. Falhas na autenticação e no controle de APIs não apenas expõem dados sensíveis, como também podem abrir caminho para o controle remoto de veículos, criando riscos que se estendem do ciberespaço ao mundo físico.
Os casos de Toyota e Honda, somados à falha recente em uma montadora não identificada, evidenciam um padrão preocupante de vulnerabilidades sistêmicas que afetam concessionárias, clientes e fabricantes. Em um cenário de veículos cada vez mais conectados e dependentes de serviços online, medidas de proteção avançadas, aliadas à colaboração entre empresas e pesquisadores, serão determinantes para mitigar riscos e proteger dados e pessoas.
Referências
- Fonte: TechCrunch. “Falhas de segurança no portal online de uma montadora permitiram que hacker desbloqueasse carros remotamente de qualquer lugar”. Disponível em: https://techcrunch.com/2025/08/10/critical-security-flaws-in-car-manufacturer-portals-expose-customer-data-and-allow-remote-vehicle-control/. Acesso em: hoje.
- Fonte: El Decano de Guadalajara. “Vulnerabilidades en el portal web de un fabricante de automóviles permiten el desbloqueo remoto por parte de hackers desde cualquier ubicación”. Disponível em: https://www.eldecano.es/vulnerabilidades-en-el-portal-web-de-un-fabricante-de-automoviles-permiten-el-desbloqueo-remoto-por-parte-de-hackers-desde-cualquier-ubicacion/. Acesso em: hoje.
- Fonte: HackWise. “Vulnerabilidades en la API de Honda expusieron datos de clientes y documentos internos”. Disponível em: https://hackwise.mx/vulnerabilidades-en-la-api-de-honda-expusieron-datos-de-clientes-y-documentos-internos/. Acesso em: hoje.
- Fonte: Motorpasión. “Si las marcas de coches siguen pagando tan poco a los ‘hacker buenos’ pueden cambiarse de bando, y eso es un problemón para todos”. Disponível em: https://www.motorpasion.com/industria/marcas-siguen-pagando-poco-a-hacker-buenos-pueden-cambiarse-bando-eso-problemon-para-todos. Acesso em: hoje.