Transformação digital na contabilidade: como sua empresa contábil está?

A inteligência artificial na contabilidade transforma avaliações que demoravam dias, por conta da busca manualmente de dados, em um trabalho de minutos.

por Roberto Dias Duarte

Dados da KPCB (Kleiner Perkins Caufield & Byers), mostram que os brasileiros ocupam o terceiro lugar no ranking de internautas mais ativos do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão. Quando o assunto é mercado para os negócios por meio da Internet, o país está em quinto lugar, perdendo somente para os mercados chinês, americano, japonês e indiano. O que isso quer dizer? Que a Internet como base de inovação, vem impulsionando os negócios, certo?

Em meio a esse cenário, ainda há espaço para empresas contábeis tradicionais, que ainda resistem a transformação digital na contabilidade e não tratam como prioridade a inovação no escritório contábil?

Da queda das livrarias em seu formato tradicional com a chegada da Amazon e seu modelo de e-commerce seguido pelo mundo ao fim da utilização dos computadores pessoais, ocasionada pela disseminação e o aumento de capacidades dos smartphones. Segue-se então para o movimento chamado “uberização”, que já atingiu áreas como turismo, hotelaria, beleza, viagens aéreas e transportes terrestres. O consumidor busca por experiências individualizadas e de maior valor, como exemplos vemos Uber e Airbnb suprindo as experiências exigidas pelo consumidor moderno. Esses exemplos, mostram como inovações disruptivas – que transformam seus segmentos, revolucionando as formas tradicionais de atuação no setor em que atuam.

Esse movimento está forçando as empresas tradicionais a reinventarem, sob pena de serem deixadas para trás. Deste modo, o contador do futuro precisa também buscar inovação para seus serviços, conciliando formas inovadoras de atuar com as mega tendências da contabilidade.

Inovação e criatividade passam a ser prioridade para os profissionais dos escritórios contábeis. Afinal, as constantes transformações mercadológicas e comportamentais dão ao consumidor uma participação cada vez mais ativa na formação de opinião e no processo de compra. Todo esse movimento impacta diretamente na indicação de novos clientes e, por consequência, na consolidação da marca no mercado, não é mesmo?

Transformação digital na contabilidade: inovar para prosperar

Muitas empresas contábeis ainda atuam da forma tradicional, com muito papelada, burocracia e pouca inovação e tecnologia. É preciso estar atento à transformação digital, que está mudando o perfil do consumidor, e isso vale também para os clientes dos escritórios contábeis.

Segundo dados da We Are Social, publicado pelo portal de notícias R7, até 2015 o Brasil possuía 276 milhões de conexões via celular. Esse número vem corroborar o fato de que a busca por informações em tempo real é uma realidade, e que seu escritório contábil precisa dispor de mecanismos para atender essa demanda.

As redes sociais surgem como alternativas para tirar dúvidas, discutir e compartilhar informações importantes do dia a dia da contabilidade. Seu escritório pode (e deve!) fazer uso do Linkedin e até do Facebook para estar presente e disponível para seu , ganhando em visibilidade e também em relacionamento com o cliente.

Marketing de conteúdo no escritório contábil

Nesse sentido você pode lançar mão do marketing de conteúdo, e por meio dele seu escritório contábil pode oferecer informações relevantes ao seu público-alvo e sua persona. Entender as dificuldades e dores do dia a dia e desenvolver conteúdos que entregam a informação certa, na linguagem adequada, vai engajar o público à sua marca, aumentando a percepção de valor em relação à sua empresa.

E por falar em percepção de valor, aqui está mais um ponto de atenção: se seu escritório continuar atuando de forma operacional, a percepção de valor de seus serviços também será impactada. Por isso, selecionar os nichos de mercado que serão atendidos por sua empresa, e atuar de forma consultiva, com assessoria contábil estratégica. Use seus conhecimentos a favor de sua empresa, e mostre para seus clientes que, além de lidar com as obrigações tributárias, a facilidade com as questões financeiras permite que seu escritório ofereça consultoria de alto nível. Sua empresa pode ajudar com fluxo de caixa, gastos operacionais, custos fixos e variáveis, taxas de juro, investimentos, gestão e planejamento tributário, entre outros fatores que colaboram para o lucro de seus clientes.

No entanto, não se pode falar em transformação digital na contabilidade, sem obrigatoriamente falar do uso da tecnologia para as atividades diárias e para melhorar e facilitar o atendimento ao cliente. Contar com a tecnologia trará eficiência para a integração contábil, recebimento dos documentos e informações para o fechamento contábil mensal e balanço anual. Além disso, você pode inclusive dispor da integração de dados entre o ERP dos seus clientes e o do seu escritório contábil.

Tecnologia para atender os clientes da empresa contábil

A tecnologia abrirá também canais de comunicação com seus clientes, como portais de atendimento, ideais para registrar e organizar a abertura das solicitações, classificando o assunto e sua prioridade. Ou que tal um chat on-line, uma forma de consulta rápida que pode ser aplicada no escritório contábil? Lembre-se: as pessoas estão buscando informação em tempo real!

Atendimento ao cliente: aqui está também um ponto crucial para a sustentabilidade dos negócios ao longo do tempo. Você já leu aqui no blog a respeito do jeito Disney de atendimento ao cliente e como ele pode ser referência no seu escritório contábil? Para Walt Disney, “qualidade significa superar as expectativas dos convidados e prestar atenção aos detalhes”, e nos parques da companhia, princípios como segurança, cordialidade e cortesia fazem parte da rotina da organização.

Entender a cultura Disney e como ela pode ser aplicada em seu escritório é uma bela forma de inovar, certo? Com time e atendimento diferenciados, seu escritório contábil conseguirá mais facilmente agregar valor aos serviços e fugir da competição por preço.

Marketing de conteúdo, presença nas redes sociais, atuação por nicho, tecnologia, integração e atendimento diferenciados são oportunidades para buscar inovação no escritório contábil. Contador do futuro, a grande questão é: quando a transformação digital na contabilidade vai chegar na sua empresa, trazendo inovação, autenticidade e sustentabilidade para seu negócio?

Você acha possível ter um escritório contábil no Brasil com padrão de atendimento Disney?

Marcado como: