4 empresas que aplicam o golden circle no seu negócio

4 empresas que aplicam o golden circle no seu negócio

Conceito criado pelo britânico Simon Sinek, o Golden Circle (em tradução livre, Círculo Dourado), é uma teoria criada para explicar o porquê de alguns líderes inspirarem pessoas enquanto outros não conseguem realizar essa tarefa com o mesmo êxito.

Entender melhor o conceito, além de conhecer casos em que o modelo foi aplicado, são alguns pontos importantes para gestores de todo o mundo. Trazer essa ideia para o seu negócio pode trazer mais vantagens do que se imagina.

Várias empresas aplicam o Golden Circle em seus negócios, e por isso, conseguem se destacar no mercado. Quem começa pelo porquê, como Simon destaca, consegue inspirar outras pessoas, e, consequentemente, destacar sua marca no mercado.

Confira o nosso artigo para entender mais sobre o conceito criado pelo teórico, além de conferir casos de empresas que aplicaram o modelo e que hoje são referências mundiais em seus nichos.

O que é o Golden Circle?

Como dissemos, o conceito foi criado por Simon Sinek, e pode ser traduzido como Círculo de Ouro. O método Golden Circle visa ajudar empresas e seus líderes a conseguirem aumentar o seu impacto no mundo.

Contudo, para isso, é preciso transmitir a sua mensagem de uma forma única, partindo de dentro para fora do círculo. São 3 as camadas a serem exploradas, e, durante essa jornada, é possível extrair todo o potencial de tais empreendimentos.

Fugindo do padrão do que é estabelecido (potenciais explorados de fora para dentro), e não colocando o ganho monetário como prioridade, a metodologia criada por Simon busca o desenvolvimento de lideranças para conseguir impactar o mundo.

São várias as empresas e figuras históricas da humanidade que utilizam do discurso inspirador para se consolidarem em nosso mundo. Martin Luther King é um excelente exemplo de líder que mudou o mundo por meio de um discurso assim.

O Golden Circle deve ser enxergado em formato de alvo, onde existem três camadas a serem vistas: por quê, como e o quê. A partir disso, é possível transmitir a sua mensagem de maneira mais efetiva, trazendo mais pessoas para a sua causa.

Confira abaixo o que cada uma das camadas significa:

  • Por quê: é a razão pela qual a empresa existe, o que motiva que as decisões do seu líder sejam tomadas. É a camada do centro;
  • Como: são os métodos utilizados para que o “por quê” se concretize. No ramo empresarial, pode ser entendido como as estratégias de negócios. É a camada do meio;
  • O quê: é onde o líder da empresa define o que será vendido, ou o serviço que será prestado. É a camada mais externa, e a mais simples de ser elaborada.

No mais, agora que entendemos as ideias de Simon Sinek, vamos analisar alguns exemplos de empresas que aplicam o Golden Circle, para entendermos como isso influencia no ambiente corporativo. Vamos aos exemplos!

Apple

Não existe exemplo melhor dentro do mercado do que a Apple. A empresa, diferente do que muitos imaginam, não foi criada para desenvolver os smartphones mais modernos do mundo, mas sim, conectar pessoas com músicas, arte e outras questões culturais.

Para checar isso, basta conferir um discurso dado por Steve Jobs, criador da marca. Em nenhum momento ele fala sobre apenas criar uma empresa que se limitasse a desenvolver apenas novas tecnologias. Ele sempre quis algo mais do que isso.

Jobs conseguia fazer com que mais pessoas fossem afetadas por sua vontade, porque ele tinha um “por quê” muito definido, o que inspira outras pessoas. Vamos conferir como as três camadas são exploradas em seu negócio:

  • Por quê: pensar de forma diferente, para desafiar o mercado em tudo o que é feito;
  • Como: tornando nossos produtos mais fáceis de serem utilizados, além de contar com uma aparência diferenciada;
  • O quê: aparelhos tecnológicos, como celulares e computadores, por exemplo.

Nike

Outra empresa referência no mercado, e que conseguiu o seu graças ao seu “por quê”, é a Nike. Criada pelos empresários Phil Knight e Bill Bowerman, a empresa não foi criada apenas para vender material esportivo.

Contando com o propósito claro de transformar vidas, incentivando pessoas a fazerem o que precisa ser feito, ou, como o lema da marca diz, “Just do It!”, a Nike inspira milhares de pessoas todos os dias ao redor do mundo.

Confira o Golden Circle da marca:

  • Por quê: vamos tomar a iniciativa. Faça o que precisa ser feito;
  • Como: equipamentos esportivos de primeira linha para te ajudar a ser o melhor no que você precisar fazer;
  • O quê: tênis confortáveis, roupas adequadas para atividade física, além de outros equipamentos para auxiliar nos exercícios.

Google

Maior empresa do mundo atualmente, o Google foi idealizado com um motivo muito claro: aumentar a acessibilidade global. E devemos admitir que o empreendimento consegue cumprir com o que propôs de forma muito assertiva.

A companhia obteve um tão grande em sua caminhada, que, hoje, é reconhecida internacionalmente. É a empresa responsável por conectar pessoas de todo o mundo, facilitando a vida de muitos usuários todos os dias. Vamos conferir o seu círculo:

  • Por quê: tornar informações mais acessíveis para todos;
  • Como: criando fórmulas para conectar informações e pessoas;
  • O quê: motores de busca que podem fazer pesquisas em PCs ou celulares.

Harley-Davidson também usa o Golden Circle

Outra empresa que aplica o Golden Circle é a Harley-Davidson, capaz de usar o método mesmo sendo produtora de motos. Contudo, ao contrário do que muitos imaginam, eles não foram criados, necessariamente, com esse intuito.

O motivo da empresa ter nascido foi para dar mais liberdade, além, é claro, de incentivar a busca por novas aventuras. Percebe como o motivo é muito interligado com o produto que eles desenvolveram? Por isso acabou fazendo tanto sucesso.

Vamos conferir as camadas do Golden Circle da Harley:

  • Por quê: maior liberdade, para que todos possam aproveitar novas aventuras;
  • Como: contar nossa história por meio da emoção e inovação;
  • O quê: desenvolver veículos (motos) para que a liberdade seja alcançada.

No mais, essas são algumas das empresas que aplicam o modelo em seus negócios, e, como podemos ver, os resultados vêm sendo bem satisfatórios. Inspirar pessoas pode ser mais lucrativo do que muitas pessoas imaginam.

Gostou de acompanhar o conteúdo até aqui? 

Entre em contato com RDD por meio do WhatsApp e entenda como é o processo de especializada em escritórios de contabilidade.

Classifique nosso post post