4 maiores desafios da Gestão de Pessoas na contabilidade: como superá-los?

Estou convencido de que nada do que fazemos é mais importante do que contratar e desenvolver pessoas. Afinal, você aposta nas pessoas, não nas estratégias. Lawrence Bossidy

Realizar uma de pessoas eficiente no escritório de nem sempre é tarefa fácil. É preciso conhecer a fundo seus colaboradores e pensar em ações estratégicas para motivá-los, engajá-los e retê-los. 

Esse trabalho se torna ainda mais complexo por conta das mudanças do mercado, que geram situações cada dia mais desafiadoras. Contudo, mesmo que seja uma tarefa contínua, a de pessoas não pode ser deixada de lado. Pelo contrário, ela é fundamental para garantir bons resultados ao negócio. 

Neste post, abordamos os 4 maiores desafios de gerir pessoas em escritórios de e como você pode superá-los. Confira na leitura. 

A importância da de pessoas

As pessoas são o ativo mais importante dentro de qualquer organização, independentemente do ramo ou porte dela. Elas são a força bruta que faz com que as coisas aconteçam, gerando resultados para a empresa. 

Por conta disso, uma boa gestão de pessoas, focada em experiências positivas, é tão importante. É esse modelo de que possibilita que os colaboradores se mantenham-se engajados e produtivos e permaneçam na empresa, mesmo diante  da “guerra por talentos”. 

Assim, podemos dizer que a forma como os líderes e o time de RH atuam ao gerir as equipes é crucial para o alcance de metas e tem um impacto gigantesco em relação aos resultados do negócio. 

4 desafios da de Pessoas na contabilidade

Apesar da de pessoas ser tão importante, muitas vezes ela se torna desafiadora. Com as constantes transformações no mercado, é necessário conhecimento e estratégia para encarar os novos desafios e encontrar os caminhos para driblá-los. 

A seguir, listamos os principais desafios quando o assunto é de pessoas na contabilidade e compartilhamos algumas dicas para que você consiga superá-los. Confira. 

1. Atração e retenção de talentos

Um dos principais desafios da nos escritórios contábeis é a retenção dos colaboradores. Esse tipo de negócio costuma sofrer muito com a rotatividade, perdendo talentos para grandes organizações que conseguem oferecer melhores salários, benefícios e planos de carreira mais atrativos. 

De acordo com um relatório da consultoria MCKinsey, 53% das empresas estão sofrendo com uma rotatividade acima da média, e 40% dos profissionais pensam em mudar de emprego a curto prazo. 

Mas, com esse panorama, como garantir que você está fazendo contratações acertadas e como reter os talentos para que eles permaneçam engajados e produtivos na empresa? 

A resposta é justamente estruturar e aprimorar a de pessoas. Na hora de contratar é preciso que o setor de RH alinhe expectativas e realize o mapeamento de perfil comportamental para garantir que as contratações não sofram com turnover recente. 

Além disso, se você não consegue competir com grandes organizações no que diz respeito aos salários, é interessante oferecer outros benefícios que possam ser valorizados, como uma jornada flexível, investimento em treinamentos, planos de carreira, um bom clima organizacional e reconhecimento dos talentos. 

2. preparadas

Outra particularidade do mercado contábil são as lideranças. Muitas vezes, os líderes acabam alcançando suas posições por conta de suas competência técnicas. Contudo, esses profissionais nem sempre têm a capacitação, o perfil ou o conhecimento necessário para liderar e gerir pessoas. 

Vale destacar que, segundo o 4ª edição do Relatório de Tendências de Gestão de Pessoas em 2022, divulgado pelo Great Place To Work (GPTW), o desenvolvimento e a capacitação de lideranças com preparo técnico e emocional foi apontado por 42,6% das pessoas como o principal foco para garantir a construção de ambientes de trabalho emocionalmente saudáveis e para o alcance de resultados estratégicos. 

Nesse sentido, líderes despreparados podem impactar diretamente na forma como os colaboradores se sentem no trabalho, além de gerar desmotivação e, em casos mais graves, aumentar a rotatividade do escritório. 

A solução para isso, portanto, é criar planos de desenvolvimento de lideranças, focando nas soft skills e nos pontos a desenvolver de cada profissional. O mapeamento de perfil comportamental também é um aliado, já que ajuda a identificar os profissionais mais aptos para se tornarem líderes, além de seus estilos de liderança

3. Capacitar e desenvolver pessoas

Não são só os líderes que precisam se capacitar para assumir suas posições. A capacitação é um processo contínuo que precisa ser aplicado em toda a equipe. Isso porque, o mercado está sempre mudando e implementando inovações e tecnologias e se o seu negócio não quer ficar para trás, é importante seguir se atualizando.

Dessa forma, os colaboradores precisam estar alinhados e treinados para operar novas ferramentas e otimizar processos. Além das competências técnicas, o desenvolvimento de soft skills também é importante para o crescimento de carreira dos profissionais. 

Nesse sentido, uma boa de pessoas é capaz de conhecer a fundo os colaboradores e identificar os pontos que precisam ser melhorados em cada um deles, propondo planos de desenvolvimento individuais que vão gerar melhores resultados para o profissional e para o negócio como um todo. 

4. Aumentar a produtividade do time

Fazer com que o time vista a camisa da empresa, foque no trabalho e se mantenha produtivo é outro desafio da de equipe na contabilidade. Existem vários fatores que podem contribuir com a falta de produtividade, entre eles:

  • lideranças despreparadas;
  • falta de políticas de de tempo;
  • comunicação precária;
  • baixa e engajamento;
  • falta de e automação.

É importante ter em mente que boa parte dos processos contábeis são burocráticos e demandam tempo, dessa forma, é importante buscar formas de otimizar a rotina do escritório, além de auxiliar os colaboradores na de tempo. 

Além disso, o clima organizacional também precisa ser acompanhado de perto, já que, quando as pessoas se sentem bem no ambiente de trabalho, elas tendem a se tornar mais comprometidas e o rendimento aumenta. 

Aposte da de pessoas

Como vimos, os objetivos da de pessoas são atrair, treinar, desenvolver e reter bons profissionais. Dessa forma, investir numa de pessoas eficiente vai ajudar a empresa contábil a melhorar esses aspectos e alcançar melhores resultados em diversas áreas do negócio. 

E agora que você já sabe quais são esses desafios e como driblá-los, é importante entender como estruturar o RH da sua empresa. Então, não deixe de se inscrever na próxima edição da Sólides RH Week e se aprofundar no tema com especialistas do mercado. Clique e inscreva-se grátis!