Você sabe quais são os principais indicadores de gestão de pessoas? Saiba que essas métricas são fundamentais para gerir os colaboradores de forma estratégica pela coleta e análise de dados confiáveis.
Afinal, a tecnologia veio para transformar as relações humanas dentro das empresas por meio de inteligência de dados. Logo, não é possível que nenhuma empresa, independentemente do seu tamanho, fuja dessa tendência se deseja crescer e se manter no mercado.
Por que é importante acompanhar KPIs de Gestão de Pessoas?
KPI é a sigla para Key Performance Indicator ou Indicador-chave de Performance.
No ambiente organizacional, essa métrica auxilia profissionais de RH, além de gestores e líderes a compreenderem o desempenho do time de forma analítica e não baseada em vieses inconsistentes.
Além disso, os KPIs são fundamentais para que a empresa entenda o porquê do colaborador não estar produzindo e os motivos que o fazem deixar a empresa.
Assim, é possível obter insights mais efetivos e agir para a correção de processos que não estão gerando bons resultados, além de proporcionar tomadas de decisões com relação às estratégias de desenvolvimento desses colaboradores para que alcancem uma alta performance.
5 indicadores de gestão de pessoas para sua empresa acompanhar
Agora que você entendeu o que são os KPIs e sua importância, veja quais os principais indicadores de gestão de pessoas.
1. Tempo de Contratação (SLA da vaga)
Esse indicador nada mais é que o número de dias entre a divulgação de uma vaga de trabalho e a admissão do novo colaborador. Trata-se de um dado fundamental para que o gestor de RH entenda se o processo seletivo foi bem estruturado e eficiente.
O SLA da vaga é um dos indicadores estratégicos de gestão de pessoas, já que proporciona o entendimento da dificuldade ou não de encontrar o candidato ideal para preencher a vaga na empresa.
Sabemos que quando uma vaga demora a ser preenchida, o processo seletivo acaba custando mais tempo e dinheiro para a organização. Logo, com essa métrica em mãos, a empresa corre menor risco de errar na forma de condução do recrutamento e seleção.
2. Headcount
No âmbito empresarial, headcount se refere à quantidade de colaboradores que a empresa possui. Também ajuda o RH a identificar, dentro de um determinado período, se o número de profissionais do time aumentou ou diminuiu.
Assim, tendo em mente onde a empresa quer chegar, é possível identificar possíveis gaps que estão impedindo que ela cresça e ainda auxiliar na elaboração de um planejamento estratégico de gestão de pessoas.
3. Taxa de Absenteísmo
O absenteísmo se refere ao número de colaboradores que não somente deixam as empresas, mas também à quantidade de atrasos, faltas pontuais e afastamentos.
Ao analisar esse indicador, o profissional de RH consegue identificar se o nível de absenteísmo está alto e quais impactos financeiros e estruturais ele está causando para o negócio.
Ainda, com esse dado em mãos, o RH pode auxiliar gestores e líderes a trabalhar melhor a motivação e o engajamento desses colaboradores que, por algum motivo, têm se ausentado com maior frequência do trabalho.
4. Taxa de Produtividade
Por meio dessa taxa, a empresa identifica quais são os colaboradores que entregam atividades dentro do prazo, com qualidade, e quais outras metas cada um deles têm alcançado.
Além disso, esse índice também auxilia na identificação de quais profissionais precisam ser melhor desenvolvidos e em quais áreas eles têm maior dificuldade de produção.
5. Taxa de Rotatividade
Esse é um dos principais indicadores de Recursos Humanos. Isso porque, se o índice de rotatividade dentro da empresa é baixo, esse dado revela que as ações e estratégias de gestão de pessoas estão no caminho certo.
Agora, se o número de rescisões tem sido alto, é um alerta de que algo não está indo bem dentro do ambiente organizacional.O ideal é que a taxa de turnover esteja abaixo dos 5%.
Para calcular a taxa de rotatividade, você pode utilizar a seguinte fórmula:
- Turnover (%) = Número de funcionários desligados / número total de funcionários ativos no mesmo período x 100
Como a tecnologia pode ajudar a medir indicadores de desempenho?
É importante entender que contar com um software de RH vai muito além de eliminar papéis e planilhas de excel, auxiliando com as rotinas burocráticas de um departamento pessoal.
Com a coleta e o cruzamento de dados em uma plataforma de RH é possível realizar uma gestão comportamental estratégica, contratando, direcionando e desenvolvendo talentos que se identifiquem com a cultura do seu escritório contábil.
Ainda, quando essa plataforma é completa, como a da Sólides, baseada no People Analytics, que conta com mapeamento e análise de perfil comportamental, você pode identificar as características e habilidades de comportamental dos profissionais e direcionar uma gestão personalizada, de acordo com os pontos fortes e fracos de cada um deles.
Assim, a motivação, o engajamento e o clima organizacional tendem a melhorar, diminuindo o turnover e trazendo melhorias nos demais indicadores de gestão de pessoas e do negócio.
Então, se você quer alavancar a sua empresa por meio de dados confiáveis, não deixe de baixar agora mesmo a planilha de indicadores de recrutamento e seleção.