5 boas práticas para retenção de talentos do seu escritório de contabilidade

5 boas práticas para retenção de talentos do seu escritório de contabilidade

O todo empresário da sabe da dificuldade para contratar e manter profissionais realmente talentosos, por isso possuir uma boa de retenção de talentos é um diferencial de qualquer escritório de . Manter os talentos dentro de uma empresa está cada vez mais complicado, principalmente, porque a geração Y busca um engajamento com o escritório de no qual trabalha.

Apesar de ser mais difícil, essa não é uma tarefa impossível. Com pequenas mudanças na , o vai conseguir reter os seus talentos. Além disso, a nova organizacional pode ser um atrativo para outros profissionais qualificados se inscreverem nos de seleção do .

A ideia é melhorar a retenção de talentos da empresa de através da valorização do profissional. Não estamos falando de salários e benefícios maiores que a média, mas de reconhecimento dos serviços prestados e da qualidade do trabalho feito.

A seguir você encontra cinco dicas para aumentar a retenção de talentos do seu escritório.

1. Plano de Carreira

Muitos colaboradores deixam porque não conseguem visualizar aonde seu esforço o está levando. Ainda é comum encontrar funcionários que trabalham há anos em escritórios de e que ainda ocupam os mesmos cargos de quando entraram.

A desvalorização do profissional é um dos principais motivos que o levam a deixar uma empresa. Nesse sentido, a criação de um plano de carreira ajudará o seu escritório a aumentar a retenção de talentos.

O plano de carreira vai indicar aos colaboradores quais os caminhos que ele pode seguir para crescer dentro do escritório, mostrando a ele quais cargos podem ser alcançados. Além disso, o plano de carreira é uma ótima ferramenta de para os colaboradores.

2. Prepare os gestores

Os gestores ou líderes de equipes são os responsáveis pelos setores do . Eles precisam ser capazes de reconhecer os talentos que podem se converter em importantes ativos da empresa. Entretanto, é comum encontrar gestores que atravancam carreiras promissoras por ego ou por medo de perder seu posto.

Sendo assim, invista na preparação dos gestores do seu escritório contábil. Eles não devem ser responsáveis apenas por gerir as atividades de suas equipes, é necessário que eles saibam como gerenciar as pessoas e seus talentos. Reconhecendo o trabalho bem-feito, cobrando quando ocorrem falhas e dando espaço para que as melhores qualidades de cada colaborador trabalhem em favor do .

Gestores mais preparados são capazes de valorizar o trabalho de sua equipe e dividir com eles os méritos e os erros. Esse clima no escritório é favorável a retenção de talentos.

3. Maior envolvimento dos funcionários

Outra dica para melhorar a retenção de talentos é envolver os colaboradores no dia a dia da do . Isso não quer dizer que todos os funcionários devem ser consultados para a tomada de decisões estratégicas, mas eles podem ser colocados a par da situação do escritório.

A ideia é compartilhar informações sobre os números do escritório, as taxas de crescimento e sobre os próximos passos tomados pela empresa. Dessa forma, o colaborar se sente incluído no negócio e passa a ter um maior sentimento de engajamento em relação ao escritório.

É preciso ter em mente que a sensação de pertencimento ao grupo de pessoas que formam o escritório contábil é uma das melhores ferramentas para ajudar numa maior retenção de talentos por parte da empresa de contabilidade.

4. Feedback

A política de feedback da maioria das empresas é resumida em cobrar os funcionários quando algum erro é cometido. Os escritórios de contabilidade que procuram aumentar seu poder de retenção de talentos devem modificar essa política.

Os feedbacks devem ser repassados aos colaboradores constantemente e não apenas em forma de sermões ou cobranças. O retorno é uma das principais ferramentas de comunicação dentro de qualquer empresa. É por meio dele que o colaborador reconhece que suas atividades estão sendo avaliadas e seus esforços não passam despercebidos pelos seus superiores.

É importante que os feedbacks não estejam relacionados com o nível hierárquico. Profissionais de diferentes setores e que ocupam outros cargos devem ter a liberdade de oferecer feedbacks para os colaboradores. Essas críticas construtivas e elogios ajudam o funcionário a crescer como pessoa e como profissional.

Não podemos esquecer que a implantação desse modelo de feedback demora algum tempo. Existem pessoas no quadro de funcionários que não sabem como receber críticas construtivas e há aquele grupo que confunde feedback com apenas apontar os erros e as falhas.

Apesar de sua aplicação exigir o comprometimento de todos os colaboradores do , o resultado obtido ajuda na valorização dos profissionais e na retenção de talentos por parte da empresa.

5. Canais de Comunicação

A última dica para melhorar a retenção de funcionários é aprimorar os canais de comunicação no escritório contábil. Se os colaboradores criam sentimentos de pertencimentos e engajamento quanto às empresas, eles vão se importar com o que acontece e vão querer opinar e dar sugestões.

Esses colaboradores passam a maior parte do dia nos escritórios de contabilidade e são eles as pessoas mais indicadas para reconhecer possíveis problemas e encontrar soluções que melhor se adaptam a realidade do escritório.

É importante que esse canal seja realmente ativo, os colaboradores veem nele uma forma de serem ouvidos e de conseguir se comunicar com os diretores e gerentes em cargos hierarquicamente superiores. Novamente, ser ouvido é parte importante do processo de valorização e reconhecimento da importância do funcionário para a empresa.

A retenção de talentos não envolve apenas manter os melhores funcionários trabalhando para o seu escritório de contabilidade. Esse processo envolve identificar os talentos que possuem uma ligação com a empresa e que se importam com ela.

Esses funcionários engajados e motivados, que se encaixam na e estrutura do escritório contábil, são ótimas opções para a de cargos gerenciais no . Quando se contrata profissionais de fora é preciso apresenta-los a da empresa e como o escritório trabalha. Já os colaboradores estarão prontos para assumir novas responsabilidades.