5 motivos pelos quais uma fusão ou aquisição pode ser a estratégia certa para o seu escritório contábil

Fusões são como casamentos. Elas unem duas pessoas. Se você não se casaria com alguém pelas “eficiências operacionais” que oferecem na administração de uma casa, por que uniria duas empresas com culturas diferentes?

Simon Sinek

A estratégia de fusões e aquisições (M&A) se tornou popular entre empresas de contabilidade como forma de crescimento em mercados altamente dinâmicos. No entanto, é preciso analisar se essa é a estratégia certa para o seu negócio. Neste artigo, examinaremos as M&As e como você poderá usá-las com êxito como uma empresa de alto crescimento para atingir seus objetivos.

Existem dois tipos de M&A: estratégico e financeiro. Para o propósito desta discussão, focaremos no primeiro. As M&As financeiras normalmente são usadas para gerar caixa ou solidificar uma posição no mercado. Elas não estão estruturadas para expandir ofertas de serviços ou ajudar a equilibrar pontos fortes e fracos do seu escritório.

As M&As estratégicas são um animal diferente. Embora possam certamente resultar em aumento da receita, elas querem ganhar credibilidade no setor, aumentar a capacidade intelectual ou ganhar vantagem competitiva e aumentar

No estudo “2019 High Growth Study”, lançado recentemente, o Hinge Research Institute pesquisou mais de 1.000 empresas de serviços profissionais que juntas somavam mais de US $ 1 trilhão em receitas para ter uma ideia de como e por que elas cresceram, bem como os fatores que contribuíram para esse crescimento (ou a falta dele). Quase 40% das empresas de crescimento médio e alto experimentaram algum tipo de atividade de M&A em 2018, contribuindo significativamente para seus resultados.

Mas será que uma fusão ou aquisição estratégica pode funcionar para você? Vejamos os cinco principais motivos pelos quais essa estratégia pode ser a certa para o seu escritório contábil:

1. Preencher uma deficiência nos serviços ofertados ou na carteira de clientes

À medida que as necessidades de atendimento ao cliente aumentam com a evolução da sua carteira ou novas normas regulamentórias surgem, seus serviços também precisam evoluir. Por exemplo, se seus clientes já demandam serviços de Business Process Outsourcing (BPO) do financeiro, pode ser mais rápido (e barato) comprar um escritório que já execute bem este serviço que criá-lo do zero. Além disso, se seu escritório planeja aproveitar uma oportunidade específica em um determinado público-alvo, pode ser necessário adquirir rapidamente clientes relevantes para tornar sua empresa uma referência para eles.

2. Adquirir novos conjuntos de habilidades ou especialistas altamente reconhecidos

Serviços profissionais, como contabilidade, são altamente dependentes de poder de fogo intelectual e especialistas reconhecidos pelo mercado são ativos valiosos. As M&As são uma boa maneira de adquirir rapidamente capital intelectual.

3. Aproveitar sinergias entre os escritórios

Se as empresas envolvidas na possível fusão ou aquisição tiverem serviços ou ativos complementares que podem reduzir custos, aumentar as receitas ou mudar o cenário competitivo para conquistar uma fatia maior do mercado, uma fusão e aquisição pode ser um ótimo caminho a seguir.

4. Expandir ou alterar seu modelo de negócio

Talvez você queira diversificar sua estrutura de receita e oferecer pacotes de serviços diferenciados. Uma M&A também é eficaz para iniciar rapidamente uma nova oferta de serviços, como consultorias e aconselhamento estratégico.

5. Reduzir o risco e o tempo associados aos seus objetivos de negócios

Sua empresa pode ser totalmente capaz de desenvolver e fornecer novos serviços por conta própria, mas isso levará mais tempo, dinheiro e recursos do que você deseja comprometer. Uma M&A estratégica pode reduzir o risco e o tempo necessário para atingir suas metas de crescimento.

No entanto, qualquer estratégia de crescimento requer análise do mercado e como sua empresa de contabilidade se posiciona nele. É importante avaliar racionalmente as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do mercado, sem deixar que o ego crie uma visão fantasiosa da realidade.

Conclusão

Então, verifique se a estratégia do seu escritório contábil:

  • É baseada em pesquisas: as M&As envolvem recursos e investimentos significativos. Use pesquisas e consultorias externas para avaliar sua empresa e a empresas-alvo. Isso irá reduzir drasticamente o risco da fusão ou aquisição.
  • É proativa, não reativa: olhe para onde você quer estar. No momento, não reaja às condições e à concorrência atuais.
  • Possui um nível de risco apropriado: se sua estratégia é muito conservadora, provavelmente não está direcionada para um sucesso significativo. Não há problema em ficar um pouco desconfortável com isso. Um pouco de apetite ao risco é importante para qualquer empresa. Afinal, você se tornou empreendedor por isso, do contrário, seria funcionário de alguém.
  • Possui comprometimento da gerência sênior: todas as principais partes interessadas precisam estar de acordo com sua estratégia de crescimento. Se eles não abraçarem a estratégia, os resultados estarão condenados.
  • Concentra-se na implementação: Elabore os detalhes e siga em frente.

Se suas metas de negócios cuidadosamente consideradas apontam para uma M&A estratégica e sua estratégia de crescimento é bem pensada, você está no caminho de alcançar o alto crescimento que sonhava. Portanto, não tenha medo de explorar essa estratégia e obter os benefícios de uma fusão ou aquisição bem-sucedida.