5 sinais que mostram que seu escritório contábil precisa de uma mentoria estratégica

5 sinais que mostram que seu escritório contábil precisa de uma mentoria estratégica

Liderar e gerir um escritório contábil não é tarefa fácil, já que existem muitos envolvidos, nos quais precisam ser traçadas estratégias para ter sucesso. Por esse motivo, a estratégica pode ser a melhor solução para os problemas do seu negócio, auxiliando você a aprimorar a gestão dele.

A estratégica consiste, essencialmente, no auxílio de um especialista para acelerar o crescimento e aumentar o valor do seu escritório contábil através de técnicas e métodos altamente eficazes.

No entanto, como saber quando o seu negócio precisa mesmo de uma mentoria? Aqui reunimos 5 sinais que indicam que está na hora de chamar um especialista.

1. Seu escritório contábil não está crescendo

Antes de mais nada, é de extrema importância que haja um controle do crescimento do seu escritório. Se você não sabe como, fizemos um guia de métricas para crescimento do seu escritório de contabilidade. Dito isto, vamos ao que interessa.

Com certeza, todo negócio precisa ter metas de crescimento bem estabelecidas. Contudo, se elas não são alcançadas é um sinal de que algo está errado. Claro que às vezes se deve a metas pouco realistas, mas normalmente esse não é o caso.

O mais provável é que haja alguma dificuldade nos do escritório, impedindo-o de crescer. Em situações extremas, é possível que isso gere uma redução e, pior ainda, que os clientes sejam perdidos para a concorrência.

Você pode pensar que isso é normal por causa da crise que estamos passando e, de fato, muitos negócios passam por dificuldades e até chegam à falência. Porém, isso é resultado da falta de uma boa e de um bom planejamento.

Ainda mais, a crise econômica e social pode ser encarada como uma oportunidade de inovação e crescimento para seu negócio, basta saber como aproveitar esse momento.

Para isso, investir em estratégica pode ser primordial para que o seu escritório comece a crescer aceleradamente, mesmo com os desafios do mercado atual, superando a crise.

2. Você precisa reduzir o preço para conseguir competir com a concorrência

Ao longo do processo de decisão, o cliente considera diversos fatores como o preço e a confiança e credibilidade de cada escritório.

Enquanto alguns buscam qualidade maior mesmo que o preço seja elevado, outros preferem largar mão de um pouco de qualidade para conseguir um preço mais acessível.

Não se engane, não estou dizendo que seu escritório faz um trabalho de má qualidade se precisar reduzir o preço dos seus serviços para conseguir clientes.

Às vezes, é um sinal de que não está conseguindo transmitir ao cliente o valor do seu trabalho. Ou seja, ele não vê o porquê do seu escritório ser uma melhor opção do que os seus concorrentes.

Por isso, você precisa rever as suas estratégias de marketing, focando no cliente e na jornada de compra.

A dependerá muito do seu nicho, das características do seu escritório e dos seus objetivos.

Por conta disso, o melhor a se fazer nessa situação é recorrer à estratégica, pois desse jeito você contará com um especialista para guiar você ao longo de todo o processo.

3. Falta de engajamento da equipe

Muitos gestores se preocupam tanto em descobrir o que estão fazendo errado no que diz respeito ao cliente que esquecem de uma parte vital do escritório contábil: a própria equipe.

Parte da estratégica envolve o engajamento dos colaboradores para formar uma equipe de alto desempenho que impulsione os resultados.

O propósito com isso é que todos fiquem motivados a fazer o seu melhor para alcançar as metas e objetivos do escritório. Isso causa um aumento considerável na produtividade e evita que o gestor precise necessariamente estar envolvido em todos os projetos para aumentar os resultados.

Também, devido a que os colaboradores passam a exercer a suas funções com mais dedicação, o empreendimento tende a apresentar a melhora dos resultados. E, é claro, isso ajuda na fidelização dos clientes, que ficam satisfeitos ao perceber a alta qualidade do serviço.

Uma ótima para aumentar o engajamento e satisfação é a criação de uma cultura organizacional coerente e estável. Em síntese, isso consiste em estabelecer hábitos, valores e políticas da empresa, fazendo os internos e externos sejam mais claros e que facilitem o trabalho da equipe.

4. Problemas na definição de estratégias

Para alcançar os objetivos do seu é preciso ter uma estratégia. E, antes de decidir qual seguir, é necessário responder algumas perguntas sobre o seu negócio para ter em mente as características básicas dele no processo de decisão.

Durante esta etapa, podem estar envolvidos como:

  • realização de pesquisas;
  • análise de dados;
  • revisão do modelo de negócio;
  • revisão da cultura organizacional.

Após discutir sobre estes assuntos, entre outros, é necessário determinar as estratégias que serão seguidas para alcançar os objetivos e metas estipuladas.

No caso de que o gestor ou líder do empreendimento tenha dificuldades na hora de fazer esse processo, é aconselhável chamar um especialista.

Além do mais, é fundamental que os líderes e gestores foquem na área estratégica, em vez de se ocupar das práticas operacionais.

5. Dificuldade na gestão de

Quando o gestor possui dificuldade com a gestão de processos, não só afeta a empresa, como também afeta a qualidade de vida dele em função do desgaste mental e emocional. A estratégica ajuda o gestor a superar estas dificuldades e tornar a gestão do escritório um processo sem complicações.

Para quem não sabe, a gestão de se baseia na otimização dos organizacionais. Ou seja, tornar as atividades da empresa mais eficientes.

Isso envolve desde a distribuição das responsabilidades entre os membros da equipe até o recrutamento de novos talentos.

Além disso, uma parte importante da gestão de é a implementação de normas básicas no ambiente de trabalho e a definição das políticas da empresa.

Por último, a mentoria auxilia na correta gestão e otimização de tempo para conseguir intensificar a eficiência.

Se você identificou algum desses sinais no seu escritório contábil, é provável que precise de uma mentoria estratégica para impulsionar o crescimento e resolver problemas.

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