Aumentando a Sua Base de Clientes na Contabilidade Através de Indicações: Um Guia Detalhado

Não há nada mais valioso do que uma reputação impecável William Shakespeare

“Não há nada mais valioso do que uma reputação impecável”

William Shakespeare

Se você é um profissional de contabilidade, é possível que parte do seu melhor negócio venha de indicações, especialmente se você oferecer serviços premium a preços premium. Muitos contadores concordam sobre a importância da obtenção de indicações. No entanto, muitos acreditam que não recebem indicações de clientes com a frequência que gostariam.

Depois de uma investigação mais aprofundada, descobri que o motivo pelo qual muitos contadores não recebem indicações de clientes é simplesmente porque não as solicitam. Embora seja verdade que alguns clientes indicarão naturalmente você para outros, a maioria não o fará. Talvez eles nem saibam que você está interessado em adquirir mais clientes. Portanto, é fundamental que você se apresente e peça indicações.

Por que os clientes indicados são os melhores?

O investimento em marketing, criação de materiais promocionais e colocação de anúncios tem custos. No entanto, quando você solicita a um cliente satisfeito uma indicação, não precisa gastar nada! Pode levar algum tempo para estabelecer a conexão, mas esse esforço é geralmente mínimo.

Receber indicações de clientes satisfeitos também aumenta as chances de a indicação optar por contratar seus serviços. As pessoas tendem a preferir comprar de pessoas que conhecem, gostam e confiam. Quando uma indicação é enviada a você por uma fonte confiável, é provável que o indivíduo queira trabalhar diretamente com você.

No entanto, é importante observar que nem todas as indicações serão leads de qualidade para você. Caso uma indicação não seja um bom lead para você, sempre há a opção de encaminhá-la para outra pessoa que possa ajudá-la. É essencial ser específico sobre quem você quer trabalhar para garantir que as indicações que você recebe estejam alinhadas com o seu perfil de cliente ideal.

Agora que você compreende POR QUE deve buscar indicações, gostaria de compartilhar as MELHORES maneiras de obtê-las:

  1. Seja sincero e direto. Em uma conversa com um cliente satisfeito, pergunte se ele conhece outros empresários que têm desafios similares aos que vocês dois resolveram em conjunto. As pessoas geralmente gostam de ajudar, especialmente se tiveram uma experiência positiva com você.
  2. Estabeleça um programa de incentivo à indicação
    Recompensar seus clientes satisfeitos que fornecerem boas indicações é uma excelente estratégia. A recompensa pode ser monetária ou um incentivo que faça sentido para você e para seu cliente, como vales-presente, ingressos para o cinema ou mesmo uma garrafa de vinho de preferência do cliente.
  3. K.I.S.S. (Keep it Simple, Stupid) – Mantenha simples. Tornar o processo de indicação o mais simples possível para seus clientes é crucial. Você pode, por exemplo, fornecer cartões de visita durante eventos de networking ou dar alguns para clientes anteriores.
  4. Mantenha-se visível e faça follow-ups! Depois de trazer um cliente, seu trabalho não termina. Manter um sistema de acompanhamento é essencial para manter-se no topo da mente de seus clientes.
  5. Dê indicações para receber indicações.A reciprocidade também funciona com indicações. Sempre que possível, encaminhe um cliente em potencial que não se encaixe no perfil de seu cliente ideal para outra pessoa que possa ajudá-lo.

Em resumo, conseguir clientes indicados pode ser a maneira mais fácil de expandir seu negócio. Isso só requer que você se apresente e informe seus clientes satisfeitos que está procurando novos negócios. Espero que essas dicas te ajudem a aumentar sua base de clientes por meio de indicações. Boa sorte!

Traduzido e adaptado do original: https://theabundantaccountant.com/the-best-ways-for-accountants-to-get-referral-clients/