Ciclo de Vida Empresarial: saiba como estão os escritórios contábeis

O planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes. Peter Drucker

O ciclo de vida empresarial é um conceito que indica em qual fase de desenvolvimento está uma empresa. Uma das formas de determinar a posição de um negócio é através da Curva de Consolidação. Neste artigo mostraremos qual a posição ocupada pelos de acordo com essa curva.

É interessante ressaltar que cada mercado segue o seu próprio caminho de consolidação. Sendo que alguns não conseguem atingir essa etapa. Antes de determinar em que fase estão localizados os escritórios contábeis, precisamos entender mais sobre a Curva de Consolidação.

Curva de Consolidação e suas etapas

A ideia da Curva de Consolidação foi criada no início do século XXI. Entretanto, ela passou por uma atualização em 2013. Assim, ela foi dividida em cinco etapas diferentes de desenvolvimento:

-Abertura: momento em que novos players ingressão no mercado

-Platô: com a entrada de novos players o mercado se fragmenta.

-Concentração: a necessidade de crescimento faz com que os representantes mais fortes do mercado se juntem. Seja buscando um crescimento orgânico ou apostando em e aquisições.

-Reabertura: a participação dos três principais players do mercado diminui. Isso pode ocorrer graças a uma nova ou ao aumento da concorrência.

-Dominação: etapa onde não há mais a constante necessidade de consolidação. Essa etapa é caracterizada pela complexidade do mercado e pelas leis antitruste.

Para determinar em qual fase se encontra o mercado de serviços em contabilidade, primeiro é preciso determinar alguns parâmetros. Sendo que esses parâmetros podem ser divididos em dois grupos: conceitual e objetivo.

Parâmetros conceituais

Os parâmetros conceituais se referem às características das empresas do mercado de serviço contábil. Geralmente, estão relacionados com sua estrutura e estratégias de gestão. São eles:

– Existência ou não de um controle de qualidade

– Características do processo de produção

– Poucas empresas investem em um sistemas e planejamentos formais

– O foco da empresa é sobreviver no mercado

– O objetivo é ter um caixa suficiente para cobrir as demandas do negócio

Parâmetros objetivos

Os parâmetros objetivos estão diretamente ligados aos parâmetros conceituais. Sendo assim, para determinar em que fase da Curva de Consolidação está o mercado de é preciso responder às seguintes perguntas:

1. Existem empresas no mercado que estabeleceram um controle de qualidade para os processos produtivos?

2. As empresas no mercado fazem algum tipo de planejamento?

3. Existem players que já passaram da fase de sobrevivência?

4. Há empresas que têm caixa suficiente para investir?

Características do mercado de

Para conhecer as características dos brasileiro foi necessário a realização de uma pesquisa. Para isso levamos em consideração a resposta de 475 sócios, proprietários, diretores e gestores de escritórios contábeis espalhados pelo Brasil.

Dessa forma, pudemos estabelecer as seguintes características de acordo com as respostas para os parâmetros objetivos:

1. Existem empresas no mercado que estabeleceram um controle de qualidade para os processos produtivos?

Sim. Cerca de 20% das empresas já possuem profissionais dedicados em tempo integral à qualidade do processo produtivo. Além disso, outros 20% vão implementar processos de controle de qualidade no próximo ano.

A maioria das empresas entrevistadas exprimiu o desejo de melhorar o seu ao cliente.

2. As empresas no mercado fazem algum tipo de planejamento?

De acordo com nossa pesquisa, parte importante do mercado já investe em e tático. Essa afirmação é corroborada pelos seguintes dados:

. Metade dos representantes do mercado já possuem um profissional específico para cuidar das finanças da empresa

. Cerca de 40% pretendem reavaliar suas estratégias em um próximo

. Um terço das empresas já pensa em formas de promover a familiar dentro do escritório.

3. Existem players que já passaram da fase de sobrevivência?

Se considerarmos que, em média, a geração de caixa das empresas de contabilidade é 34% em relação à receita bruta e que a taxa de cancelamento não chega a 1%, podemos dizer que o mercado de já passou da fase de sobrevivência.

Outro fator que justifica essa colocação é o percentual de diminuição de receita durante os primeiros meses de pandemia. Nesse período vimos setores com grandes perdas e empresas fechando as portas. Enquanto isso, no mercado de houve uma redução de 2% nas receitas, o que mostra sua estabilidade.

4. Há empresas que têm caixa suficiente para investir?

Ainda de acordo com os dados levantados pela pesquisa, dos maiores escritórios contábeis, 20% tem uma geração de caixa suficiente para permitir a realização de investimentos.

Além disso, 42% das empresas manifestaram o interesse em comprar as carteiras de clientes de concorrentes como estratégia de crescimento no mercado.

Em qual etapa do Ciclo de Vida empresarial estão os escritórios contábeis?

Em um primeiro momento, levando em conta a maior quantidade de pequenos escritórios contábeis em comparação com os grandes, podemos pensar que o mercado de está na fase de abertura. Entretanto, as informações levantadas pela nossa pesquisa, isso não é condizente com a realidade.

A superação da fase de abertura fica evidente quando analisamos a quantidade de empresas que possuem profissionais voltados para a supervisão da qualidade dos processos, assim como a implantação de novos programas.

Além disso, não podemos desconsiderar a presença de colaboradores dedicados a cuidar exclusivamente das finanças da empresa e que 40% das empresas já pensam no para o do negócio.

Se acrescentarmos a isso o percentual de caixa gerado, o índice de cancelamento de contratos, a vida útil dos clientes e a redução da receita durante a pandemia, temos dados suficientes para afirmar que o mercado de já superou a fase de sobrevivência.

Por último, a quantidade de empresas interessadas em e mostra que o mercado de está se encaminhando para a fase de concentração.

Entretanto, novas tecnologias, mudanças no padrão de consumo e os efeitos da -19  podem levar o mercado de volta à etapa de abertura. Sendo assim, é necessário um acompanhamento constante de mercado.

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