Client Accounting Services (CAS): entenda o que é

“Administração é fazer as coisas direito. Liderança é fazer as coisas certas”

De acordo com a revista americana CPA Practice Advisor, referência na área da contabilidade. Para a maioria dos profissionais nos EUA acreditam que Client Accounting Services (CAS), é o do ramo.

Trata-se de uma das maneiras mais eficientes de agregar valor ao cliente, fidelizá-lo, e conseguir gerar mais receita com a implementação de novas formas de pensar sobre o próprio negócio. No entanto, estamos em um mundo de constante transformação. Nem mesmo os profissionais chegaram a um consenso sobre o tema.

Nesse conteúdo exclusivo, iremos tentar desvendar esse termo e compreender como ele pode ser aplicado na realidade brasileira como ferramenta de crescimento. Confira!

O que é Client Accounting Services?

Esse termo pode ser traduzido como “serviços de ao cliente”, no entanto, assim como no inglês, continua sendo uma definição que, à primeira vista parece genérica e simplista.

Afinal, o seu escritório de já está oferecendo serviços de ao cliente. Certo?

Assim, para evitar ambiguidades, daremos preferência ao termo em inglês, client accounting services, ou ainda, à sigla CAS. Mas afinal, o que isso significa?

Primeiro é preciso ter em mente que a maioria dos clientes e das empresas de acredita que esse serviço serve para economizar dinheiro via otimização tributária e observância das regras fiscais/trabalhistas.

É verdade. Uma contabilidade  com no mercado consegue entregar exatamente esses resultados. No entanto, o CAS é muito mais do que isso.

Client Accounting Services é o ato de oferecer ao cliente um valor muito maior do que o retorno financeiro pretendido. É uma relação muito próxima de uma consultoria estratégica voltada ao crescimento com alto grau de responsabilidade fiscal.

Muitas empresas investem pesado em crescimento, esquecem que falhas tributárias podem tirar qualquer marca do mercado.

O oposto também é verdade. A insegurança jurídica no Brasil faz com que empreendedores tenham medo de crescer, justamente pelo rigor desse conjunto de legislações.

O escritório de que oferece CAS, é muito mais parceiro, do que um mero com atribuições burocráticas e pragmáticas.

Qual é a importância do CAS para o mercado?

O mercado atual tem como regra de ouro a segmentação. As novas empresas que estão surgindo não buscam mais atender um amplo público das mais variadas formas, mas ficar em nichos muito específicos, e expandir aos poucos.

A justificativa é clara. Quanto mais direcionada é a estratégia, os produtos, o marketing e até mesmo a comunicação, maiores são as chances de se fechar negócios.

O problema nasce da alta competitividade que esse cenário gera. Cada vez mais as companhias precisam se apoiar em dados altamente confiáveis e criteriosos para tomar decisões.

Um passo em falso, pode colocar toda a história da marca a perder. Porém, mesmo tendo isso em mente, é preciso pensar em para ganhar mercado e se posicionar como uma referência, caso contrário, fica para trás.

Assim, torna-se cada vez mais essencial contar com uma consultoria especializada em assuntos estratégicos. O mercado pode fornecer muitos caminhos a serem seguidos, mas nem todos funcionam para todas as marcas.

O papel do nesse contexto é fornecer uma consultoria apoiada nos resultados financeiros da empresa, com insights e sugestões sobre as estratégias que mais fazem sentido serem adotadas.

Quais funções este profissional desempenha?

O escritório de continua possuindo todas as suas funções tradicionais. É preciso compreender que CAS é um diferencial. Afinal, se todas as firmas fossem iguais, não haveria porque levar tanto tempo escolhendo.

O profissional que opta por entrar nessa área pode construir o seu currículo para desempenhar inúmeras funções além das que iremos apresentar. Porém, a maioria delas pode ser encaixada em uma dessas três categorias:

  • Demonstrativos financeiros;
  • Processamento de transações;
  • CFO terceirizado.

Demonstrativos financeiros

É a área que mais se aproxima dos serviços tradicionais. Trata-se de recolher os demonstrativos financeiros do cliente após o período de coleta de dados ter sido concluído.

Esse demonstrativo fornece uma série de informações capazes de compreender a margem de lucro, a produtividade, o retorno sobre o investimento, e uma série de outras métricas que irão demonstrar a eficiência da adotada.

Com esse relatório em mãos, é possível aliar a expertise do com o conhecimento do mercado da empresa, para construir uma alternativa sólida e assertiva.

Processamento de transações

As transações efetuadas em uma empresa possuem um longo trajeto, desde o recebimento da mercadoria, cálculo de margem e venda final ao cliente.

O caminho do dinheiro precisa ser muito bem definido e rastreado, afinal, será necessário prestar contas ao final do serviço.

O que adota o CAS como modelo de negócios, irá analisar o modo como as transações ocorrem, e pode direcionar metodologias para ampliar a eficiência e o rendimento do trabalho.

Isso pode ser feito através da análise de conciliação bancária, fluxo de caixa diário, dentre outras informações.

CFO Terceirizado

CFO é mais uma sigla em inglês para o cargo de Diretor Financeiro. Através da tecnologia o pode se integrar à empresa de modo imersivo, e assumir um papel de controle e .

Esse profissional passa a conviver diariamente, compreendendo a rotina para então prestar a sua consultoria efetiva, e em alguns casos, até mesmo implementá-la ativamente.

Essa alternativa é altamente recomendada em situações muito distintas. Para pequenas e médias empresas nas quais a contratação de um CFO fixo não é viável, e para fusões de negócios que precisam conciliar as suas receitas e compreender uma visão global.

CAS é o da

Todas as empresas estão mudando para ter o foco no cliente como objetivo primário. Afinal, as relações de consumo estão mudando e cada vez mais, pessoas precisam de soluções personalizadas.

O CAS é o da contabilidade, uma vez que essas marcas irão exigir profissionais cada vez mais qualificados para auxiliar na tomada de decisões e definição de estratégias assertivas.

Acesse o nosso blog para mais conteúdos sobre o tema. Compartilhe com sua equipe nossos artigos sobre as na contabilidade e como implementá-las no seu próprio escritório.