Atendimento ao cliente para Escritórios Contábeis

Você certamente já ouviu falar que as empresas como Apple e Disney são referências em atendimento ao cliente, não é mesmo? Por isso, vamos mostrar brevemente aqui como essas empresas cuidam dos clientes. 

Além disso, vamos dar a você algumas dicas práticas de como melhorar ainda mais o seu atendimento aos clientes de seu escritório contábil.

Observe que você não precisa ser um gigante no mercado, precisa apenas observar o que os seus clientes querem e o que você pode oferecer de melhor.

Atendimento ao cliente: exemplo da Disney

O atendimento nos parques da Disney é feito como se seus clientes fossem convidados, e não apenas clientes. Entregar felicidade não só para crianças, mas para toda a família é o lema principal.

Isso acontece de várias formas, desde o treinamento dos funcionários a organização do parque. Proporcione experiências inesquecíveis aos clientes: eles com certeza retornarão.

Atendimento ao cliente: exemplo da Apple

O principal diferencial da Apple é a forma como a empresa resolve o problema dos clientes. Seja um cancelamento ou problema técnico, não é difícil encontrar pessoas que estejam satisfeitas.

A Apple prioriza seus clientes: se alguém tem algum problema, é bem comum que a troca por um novo aparelho seja feita. Qualidade de produto e agilidade no atendimento são as principais características que os clientes relatam da experiência.

Resolva problemas como o Airbnb

Considerado como um dos maiores sites de hospedagem, o Airbnb é outra startup que sempre prioriza seus clientes. Para eles, a quantidade de clientes não importa: melhor poucos clientes, mas satisfeitos, do que muitos clientes insatisfeitos.

Pensando em quem pode estar inseguro durante a viagem, o Airbnb oferece diversas informações e de fácil acesso em seu site, tanto para anfitriões como para viajantes. Dessa forma, todos ficam mais tranquilos.

Leia mais:

Atender o cliente não é só apresentar produtos

Vimos com os exemplos anteriores que produtos de qualidade fazem sim parte dos negócios, mas não deve ser o foco de atenção. 

Além disso, o time ideal pode encantar os clientes do seu escritório contábil e uma equipe certa faz toda a diferença na prestação de seus serviços.

Fidelização de clientes com o C.H.A.

Conhecimento, habilidade e atitude são três conceitos bem conhecidos no mundo dos negócios. Tem como objetivo fortalecer a proposta de valor do escritório:

Conhecimento: o que o colaborador tem a compreensão, seja ela teórica ou prática;

Habilidade: proficiências adquiridas por meio de treinamentos ou da experiência. Existem habilidades que são inatas, ou seja, nascem com a pessoa, outras são desenvolvidas ao longo do tempo;

Atitude: é a atitude que faz o colaborador tomar iniciativa!  Ela também está ligada ao perfil de cada um, o que a fortalece.

Cada uma dessas características têm sua importância para os negócios. Por exemplo, o conhecimento pode não ser suficiente em um mercado competitivo. É essencial, mas não pode ser o único foco.

Leia mais:

Conquistar os clientes já existentes

Muitas vezes a busca por novos clientes faz com que as empresas esqueçam dos clientes antigos, os quais já foram conquistados e que confiam no seu serviço.

Por isso, antes de traçar estratégias e mapear as melhores ações de marketing, veja como está a retenção dos seus clientes no seu escritório de contabilidade.

Saiba que só porque um cliente está com você há bastante tempo não significa que ficará com você para sempre.

Abaixo, vamos mostrar 3 dicas para reter os clientes existentes.

01) Obtenha o feedback de seus clientes

Lojas online normalmente nos enviam um pedido de feedback: após finalizarmos uma compra, logo chega na nossa caixa de entrada a avaliação da experiência. 

Diferente de lojas, na área da contabilidade não é comum pedir esse tipo de opinião para os clientes.

Porém, é difícil melhorar o serviço, identificando possíveis falhas se você não souber o que o seu cliente verdadeiramente sente.

02) Dê recompensas seus clientes

Sabemos que empresas podem passar por crises. E quando se trata de fatores externos, como o cenário que temos por conta do Covid, algumas situações ficam um pouco fora de controle.

Veja esses momentos como oportunidade para recompensar seus clientes que continuaram com você. Pode ser um brinde simples ou até mesmo um serviço complementar. Tudo é válido para deixar seus clientes entusiasmados.

03) Faça entregas em excesso

Você já deve ter percebido que o atendimento aos seus clientes faz parte do relacionamento comercial.

Fazer entregas em excesso do que o seu cliente contratou é muito mais do que apenas “trabalhar de graça”, como muitos pensam. Mostrar alguma notícia ou até mesmo  fazer sugestões também contam para isso.

Leia mais:

Conclusão

Construir escritórios contábeis fortes não é simples, e sim uma tarefa que é feita dia após dia, observando pequenas áreas da empresa.

Recursos Humanos, Marketing, Vendas, Relacionamento com o Cliente… Todas são áreas que têm sua importância. Por exemplo, se os seus clientes amam você, eles irão falar aos 4 ventos sobre os seus serviços de forma positiva, o que impactará no Marketing.

Lembre-se também de que você não precisa inventar a roda ou realizar uma ação mirabolante.

Faça o básico que os resultados começarão a aparecer. Em seguida, faça melhorias e se diferencie para ganhar o destaque que você merece.