Como as novas tecnologias estão mudando o mercado contábil?

O mais importante é prever para onde os clientes estão indo e chegar lá primeiro

Não é novidade para ninguém que a sociedade mudou bastante com o surgimento e a evolução da tecnologia. No mercado contábil isso não foi diferente, a automação e utilização de softwares permitiu mais agilidade à demanda dos contadores, assim como desafios decorrentes da modernidade.

Nesse sentido, são muitos os desafios ao mundo contábil atual, que precisa adaptar-se a novas tecnologias. Um dos maiores medos dos profissionais hoje é que no os cargos que existem, já não façam parte do nosso cotidiano.

Entretanto, quando falamos em também devemos considerar o fator humano. Apesar da agilidade que a tecnologia alcançou em níveis nunca vistos, a presença do profissional da é fundamental para resolver as questões empresariais dos clientes.

O que não quer dizer que o hoje pode estar tranquilo e se acomodar com apenas os conhecimentos adquiridos durante a faculdade. As novas tecnologias estão mudando o mercado contábil e exigindo que os profissionais de hoje estejam cada vez mais atualizados, não apenas com as ferramentas, mas com habilidades do futuro.

Dessa forma, o ou profissional da que mais se destaca no mercado é o que sempre se atualiza conforme a modernidade. Os clientes sempre vão ter dúvidas sobre como prestar contas ao governo de maneira correta, cabe ao mostrar um bom serviço ao pegar alguma demanda.

O profissional do entende a necessidade de cada pessoa e trabalha a partir dela, fazendo o prognóstico da dor específica do cliente. Os padrões são vistos por esses profissionais que já sabem exatamente como trabalhar e alcançar o objetivo almejado.

Do mesmo modo existem algumas dicas para o profissional contábil do futuro. Ferramentas essenciais para o desenvolvimento do trabalho hoje em dia.

Sem papel

Certamente você já ouviu falar em armazenamento em nuvem. Um termo popularizado não apenas no mercado contábil, mas para o uso pessoal. Consiste em armazenar arquivos de diversos tamanhos, sem ocupar espaço físico, utilizando a rede de internet.

Dessa forma, as maiores empresas do mundo utilizam servidores de alto desempenho para o armazenamento em nuvem. Essa mudança tecnológica trouxe um alívio para os profissionais de que odiavam o manuseio de grandes pilhas de papel.

Sob o mesmo ponto de vista outro fator que contribui para que no não existam pilhas de papel é a questão da sustentabilidade. As empresas estão se tornando cada vez mais sustentáveis e reduzindo o uso de objetos não reutilizáveis e não renováveis.

Porém, para aqueles contadores que não gostam muito de trabalhar com softwares e automação de performance, o mercado tende a ficar mais estreito. Essas mudanças como o armazenamento precisam ser encaradas com um olhar positivo.

Nesse sentido é importante fazer a atualização em todos os sentidos. Não apenas com as mudanças na legislação, mas com essas técnicas e ferramentas essenciais no emprego moderno. Alguns setores estão totalmente automatizados, mas o fator humano contribui e muito na gestão contábil de um negócio.

Portanto, tão essencial quanto saber sobre determinado conhecimento, o deve entender um pouco de cada área e como otimizar o serviço.

Existem empresas que vendem espaços em nuvem para o armazenamento de arquivos. A rede de pesquisa Google, por exemplo, fornece o armazenamento pago e gratuito, só uma referência de tantas outras para o mercado contábil.

Responda: se todos os computadores de sua empresa pegarem fogo hoje, em quanto tempo você recuperaria os dados, documentos e sistemas? 

Chat automático: Chat bots

À primeira vista, existem muitas perguntas recorrentes quando falamos no mercado contábil. Perguntas essas que com automação e o uso de robôs são reduzidas com frequência. Isso porque, com o chat automatizado, o consegue sanar as principais dúvidas do cliente sem precisar de um atendente.

Logo, da há uma redução de gastos expressiva apenas com essa ação específica. Isso porque antes, para responder os clientes eram necessários tempo e mão de obra qualificada, o que gera custos para o caixa.

Ao mesmo tempo, o processo tecnológico auxilia bastante e reduz esse gasto hoje tido como desnecessário. Obviamente por vezes o cliente vai precisar ser direcionado a atendentes qualificados, mas antes que isso venha ocorrer, as perguntas estarão com mais clareza nas respostas devido à agilidade dos robôs.

Por vezes nem será necessário a ação humana, mas alguns atendentes podem trabalhar em espera para responder de prontidão. Os robôs ajudam nesse nivelamento dos clientes e agilizam que dependendo da demora afeta diretamente o negócio.

Essa tecnologia ainda não está 100% amadurecida. A questão é: você vai esperar, ou vai começar pequenos testes hoje?

Marketing

Nesse meio tempo o mercado contábil ficou mais ágil com as novas tecnologias, mas os contadores do ramo precisam se destacar pelos diferenciais competitivos. O trabalho de marketing vem para aperfeiçoar as melhores características dos empreendedores e conseguir novos clientes trabalhando a imagem da empresa de diversas formas.

Em contrapartida, o marketing de falar sobre a empresa pessoalmente ainda existe, mas essas técnicas foram aperfeiçoadas com a internet. O profissional atualizado precisa da adaptação com o mundo moderno.

Essa adaptação vem com o tempo, mas é necessária. A área do marketing é uma delas, por mais que não veja a necessidade é importante para que o produto chegue a mais pessoas.

Além disso, são diversas formas que uma equipe de comunicação pode construir a imagem da empresa contábil. Isso varia do trabalho de social media até o tráfego pago, tudo com uma abordagem estética e persuasiva para o negócio.

O cliente precisa entender a mensagem de forma clara, sem ambiguidade. O marketing ajuda a chegar nesse cliente da melhor maneira possível. Com objetividade e técnicas de persuasão. É um dos ramos que nenhum pode deixar de lado seja qual for a área.

Software

Os sistemas estão cada vez mais facilitando a vida dos contadores, do mesmo modo, integrados com os serviços do governo e com os clientes. As pessoas pagam para que esse processo seja facilitado.

Nesse sentido o profissional hoje já sabe dessa necessidade e procura inovar cada vez mais na execução do serviço. Estar atualizado com as tendências tecnológicas não se trata mais de opção, mas sim de sobrevivência no mercado.

Cursos ajudam aquele que está há um tempo fora do mercado. A leitura constante de conteúdos voltados à já facilita a vida das pessoas que trabalham com essa área.

Como resultado do acompanhamento mais presente da tecnologia, o e o escritório de caminham para um muito promissor.

Quer ler mais sobre esses e diversos assuntos ligados ao mundo do empreendedorismo? Compartilhe os artigos do nosso blog com seus amigos!