Como conciliar saúde mental e trabalho nos escritórios contábeis?

O contador gerencial assume e entende as noções de risco, incerteza, custo de oportunidade, e entra no pricing de produtos e serviços munido de um ferramental mais poderoso de análise financeira e econômica. Sérgio de Iudícibus

Saúde mental e trabalho são dois conceitos presentes no dia a dia de um escritório contábil que, muitas vezes, são colocados em lados opostos da balança. Se por um lado a rotina de trabalho tem se tornado cada vez mais estressante e pesada, por outro, é preciso cuidar da saúde mental para evitar problemas mais sérios. 

Neste artigo, vamos explicar como o conceito de saúde mental e o de trabalho se relacionam nos escritórios de contabilidade e os impactos da falta de cuidado tanto para as pessoas quanto para o negócio. Além disso, daremos dicas importantes para encontrar o equilíbrio entre saúde mental e trabalho em seu escritório de contabilidade. Confira!

Saúde mental e trabalho: como esses conceitos se relacionam em escritórios de contabilidade?

O conceito de saúde mental e de trabalho são completamente distintos, mas se relacionam na rotina de qualquer empresa. Nesse sentido, vamos começar entendendo melhor o que é a saúde mental no trabalho e, em seguida, abordaremos como essa relação se dá em escritórios contábeis.

O que é a saúde mental no trabalho?

Saúde mental, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, é um estado de bem-estar que permite ao indivíduo ser capaz de exercer suas habilidades e ser produtivo ao longo do dia. Mas é importante destacar que não se trata de um estado de ausência de doenças, é preciso ir um pouco além disso.

A saúde mental no trabalho implica em um ambiente favorável aos funcionários para que eles possam executar suas tarefas com excelência, mesmo em dias mais estressantes. Tudo isso sem afetar sua capacidade de descansar e se desligar dos problemas da firma após o horário de trabalho. 

Como a rotina de um escritório contábil pode afetar a saúde mental dos funcionários? 

A rotina de um escritório de contabilidade pode gerar estresse nos funcionários. Afinal, eles precisam lidar com questões financeiras dos clientes, e um prazo perdido pode causar prejuízos e, ainda, gerar consequências negativas à saúde mental das pessoas.

Quais são os impactos de não cuidar da saúde mental dos funcionários?

Se a saúde mental é algo do indivíduo, por que a empresa precisa tomar providências? Primeiramente, é uma questão de empatia e zelo com as pessoas e a falta de cuidado com a saúde mental dos colaboradores pode afetar a produtividade do negócio e até mesmo causar prejuízos financeiros.

Uma pessoa que não está bem psicologicamente, também não está em condições de fazer o seu melhor. A depender da gravidade do caso, o funcionário consegue entregar o mínimo necessário. Se a empresa não age de forma preventiva no cuidado relacionado ao capital humano, chega um momento em que reverter o cenário negativo se torna um desafio ainda maior.

Quais cuidados podem ser tomados para equilibrar saúde mental e trabalho no seu escritório de contabilidade?

Manter um ambiente saudável em um escritório de contabilidade é possível e aqui mostraremos algumas boas práticas. 

Verifique o volume de atividades por funcionário

Um dos principais causadores de estresse no ambiente de trabalho é o acúmulo de tarefas. Assim, é importante destacar que, em grande parte dos casos, basta revisar a distribuição de atividades em cada time para promover um bom equilíbrio.

Outro ponto de atenção é que, se todas as pessoas do time estão muito atarefadas, é o momento de contratar mais pessoas. Além de ser uma ação preventiva, trata-se de uma forma de estimular o crescimento do negócio.

Mantenha o nível de tensão sob controle 

Quem trabalha em escritório de contabilidade sabe muito bem que existem períodos do mês e do ano que são mais tensos. Nesse sentido, há prazos próximos do fim, aumento do volume de tarefas e uma série de elementos que, por si só, costumam causar estresse. Sendo assim, é importante evitar a cobrança excessiva em situações críticas, já que podem aumentar o nível de ansiedade dos funcionários.

Proporcione momentos de descompressão

Por fim, é fundamental proporcionar aos funcionários uma válvula de escape. O ideal é ter um espaço para que eles possam realizar uma pausa para um café, um chá ou, até mesmo, um repouso de alguns minutos. 

Outra prática muito eficaz é promover pequenos eventos de integração e descontração. Desse modo, você pode aproveitar o fechamento de um período para oferecer um café, falar dos resultados obtidos e até parabenizar algumas pessoas que tenham se destacado.

Como mencionamos, manter uma relação entre saúde mental e trabalho é imprescindível para que os colaboradores continuem engajados e produtivos. Ainda, para proporcionar um clima saudável nos escritórios de contabilidade.

Se você gostou do artigo, que tal saber um pouco mais sobre RH e saúde mental, baixando o e-book sobre como lidar com colaboradores que precisam de ajuda?