Como construir uma cultura de originalidade no seu negócio contábil

Como construir uma cultura de originalidade no seu negócio contábil

Vamos criar um cenário comum, pensando em seu escritório de , onde tudo está funcionando como devia. Porém, ainda que tenha a equipe e ferramentas para um bom trabalho, sente falta de algo que possa diferenciar seu escritório em meio a tantos outros. Construir uma de originalidade no seu negócio contábil pode ser a resposta para esse problema.

Afinal, a de originalidade ajuda a tornar a sua empresa diferente das demais, torna a sua contratação mais atrativa do que outras. Uma empresa original abre espaço para , criatividade, pessoas e ferramentas que possuem inclinação para trazer um ambiente original e que chama a atenção dos clientes por causa disso.

Mas, como ter essa de originalidade? Esse é o grande desafio, o qual vamos desvendar hoje. Veja!

Permita que a originalidade faça parte do dia a dia da sua empresa

Bom, se está lendo este artigo já significa que você tem uma postura a favor da originalidade no seu escritório de . Afinal, não adianta esperar que sua empresa tenha diferencial e ignorar boas ideias de seu gestor para mudar parte ou todo um processo.

O primeiro passo, então, é ter abertura no dia a dia, nas reuniões, para que novas e originais práticas tomem conta da rotina. Quem sabe não é a oportunidade de repensar e ferramentas, buscando formas mais originais de atuar para satisfazer seus clientes?

Portanto, começamos com uma dica que te coloca na posição de criar um ambiente favorável para ideias originais. Pense nas suas atitudes e pensamentos quando inicia algo que nenhum escritório de fez, ainda.

Recompense colaboradores por ações originais dentro do seu escritório

Bem como criar um ambiente favorável, é importante recompensar aqueles que ousam pensar fora da caixa. O incentivo para a equipe é uma ótima maneira de garantir bons resultados, além de ajudar a trazer mais originalidade, , criatividade, enfim.

Nesse sentido, há diversas formas de gratificar a sua equipe, inclusive na hora de escolher um candidato para uma promoção. Quem tem mais atenção, é realmente aquele que apresenta mais ideias originais?

É algo a se pensar. Também podemos citar o próprio salário na hora de recompensar seus funcionários. Estipular metas também cria uma cultura de crescimento e ajuda a incentivar a originalidade.

Incentive a interação entre os departamentos

Um outro desafio que atinge empresas de diversos segmentos é o incentivo do trabalho em conjunto por parte de todos os setores. Afinal, a divisão visa apenas a organização de para oferecer serviços melhores, segmentando o trabalho.

Por isso, é interessante que o colaborador tenha o mínimo de noção do que acontece nos outros setores que não o dele. Isso pode parecer um pequeno detalhe, mas, no momento de encontrar melhores soluções pode fazer toda a diferença.

Aquele velho ditado pode ser interessante nesse momento, que diz que “duas cabeças pensam melhor do que uma”. Nesse caso, a máquina (seu escritório) considera cada uma das engrenagens (setores) para funcionar bem. E todos os funcionários pensam juntos em melhores soluções para a rotina de trabalho de cada setor.

Aperfeiçoe os internos

Não temos como evitar falar dos processos para que o seu escritório seja mais original em suas práticas e posicionamento com o cliente. Então, aperfeiçoar os processos internos pode fazer toda a diferença para uma cultura de originalidade.

Afinal, sabemos que a área da contabilidade possui muitas ações burocráticas, ao mesmo tempo em que várias tecnologias colaboram para diminuir o tempo gasto em trabalhos manuais.

Então, podemos ajustar processos com ferramentas mais modernas, a fim de que seus colaboradores tenham tempo para atuar de maneira estratégica, no e na criação de novas soluções.

Não se esqueça de melhorar o relacionamento com o cliente

Pode ser um tanto delicado atuar para com o relacionamento com o cliente trazendo e originalidade. Isso porque seus clientes podem ser um tanto resistentes quanto às mudanças, ainda que positivas.

Então, se a sua empresa já se apresenta como inovadora e que faz um trabalho de maneira original, seus clientes já esperam ações diferenciadas. Isso tem relação com a maneira com a qual você passa a sua marca para seus clientes e potenciais clientes.

Então, além de criar um ambiente para seus funcionários visando a originalidade, é preciso passar isso para fora do seu escritório. A sua marca também deve carregar uma postura de originalidade, que oferece aquilo que nenhum outro escritório consegue oferecer.

Trabalhe para agregar valor aos seus serviços

O hoje não é mais visto como o de décadas atrás, pois as práticas receberam ferramentas e se tornaram menos manuais e mais rápidas. A postura hoje é de consultor também, que age de maneira estratégica ao oferecer para outras empresas.

Isso mostra como é possível agregar valor aos seus serviços, saindo da oferta de serviços de contabilidade para ser ainda mais relevante para o mercado. Pense em novos papéis que seu escritório pode ocupar na prestação de serviços.

Pode ser que um pequeno detalhe torne seu mais original que seu concorrente. Então, vale a pena analisar de maneira estratégica os serviços que vão além do básico.

Essas são dicas importantes para ajudar a construir uma cultura de originalidade para seu negócio contábil. Não importa o que seus concorrentes façam, procure atender as necessidades que seus clientes apresentarem.

Use também essas informações para ter novas perspectivas de serviços a serem ofertados. Além de criar um ambiente em que seus colaboradores apresentem ideias originais e inovadoras, agregando ainda mais valor.

Agora ficou mais fácil entender como a sua empresa pode ter uma postura mais original na sua prestação de serviços, visando sempre oferecer o melhor para seus clientes e estar na frente da , claro.

Lembrando também que é muito importante deixar claro que isso faz parte da cultura do escritório, inclusive na hora de recrutar novos candidatos. Quando esse conceito faz parte da cultura da sua empresa tudo pode fluir de maneira mais fácil, seja para a equipe, gestores, novos funcionários, clientes e o próprio mercado.