Como definir a proposta de valor da sua empresa contábil?

A proposta de valor do seu escritório contábil representa o valor que você pode entregar aos seus clientes

por Roberto Dias Duarte

 A proposta de valor do seu escritório contábil representa o valor que você pode entregar aos seus clientes
A proposta de valor do seu escritório contábil representa o valor que você pode entregar aos seus clientes

Você já parou para pensar qual é a ideia central da sua empresa? Por que razão ela atrai os clientes? Por que eles fazem negócio com sua empresa e não com seus concorrentes? O que diferencia seu negócio dos demais? A resposta pode (e deveria!) estar na proposta de valor do seu escritório contábil.

Proposta de valor

A proposta de valor é a ideia central – conhecida também como DNA – que guia a construção de uma marca e indica como ela quer e deve ser percebida pelo mercado e por seus colaboradores. Por meio dela seus principais valores representados se tornam referência para definir a experiência nos relacionamentos com sua empresa – serviços, produtos, atendimento, comunicação, entre outros. A proposta de valor do seu escritório contábil representa o valor que você pode entregar aos seus clientes, e não tem relação com custo ou preço. Sua empresa pode ter mais de uma proposta de valor!

Saber como definir a proposta de valor de uma empresa é fundamental para direcionar seu , capacitar seus colaboradores e direcionar os investimentos. O modelo de negócio Canvas, que vem ajudando a mudar estratégias empresariais no setor contábil, por exemplo, tem como um de seus pilares, a identificação da proposta de valor do escritório contábil.

Perguntas como: que vantagens você vai oferecer ou o que seus serviços proporcionam de agregação de valor aos seus clientes, ajudam sua empresa a encontrar sua proposta de valor, e a buscar formas de fortalecê-las.

Exemplos de empresas que deixam muito claro qual sua proposta de valor

A pesquisa Marketing 2020, da Harvard Business Review, aponta que as marcas bem-sucedidas possuem sua declaração de propósito muito clara e explícita na organização.

  • Por muito tempo, a marca Walmart falou de preços baixos. Sam Walton, o fundador da empresa o fazia para prover às pessoas e suas famílias melhor qualidade. Segundo site da empresa, o Preço Baixo Todo Dia (PBTD) é o modelo de negócios que fez o Walmart se tornar líder global do mercado de varejo.
  • A Apple se concentra em sua proposta única de valor, que é o belo design, que funciona ao sair da caixa, com embalagens cada vez menores e muito elegantes. O custo por exemplo, perde total relevância, é certo dizer que a Apple definitivamente não está competindo no preço. É quase garantido que o consumidor pagará mais (bem mais!) por um produto Apple do que pagaria por um mesmo produto da concorrência.
  • As experiências que acontecem nos parques da Disney, que recebe 120 mil visitantes diariamente (apenas em seu parque localizado na cidade de Orlando, Flórida, EUA) também representam claramente a proposta de valor da empresa. O posicionamento é muito claro: atender e proporcionar uma experiência única e incrível aos visitantes, que lá são tratados como convidados. Todos os funcionários do parque, assim como seus visitantes, conhecem e reconhecem a proposta de valor da companhia, calcada nos princípios da segurança, cortesia e cordialidade. O resultado é o show!
Exemplo de proposta de valor para escritório contábil
Exemplo de proposta de valor para escritório contábil

Agregar valor é fundamental para qualquer tipo de negócio, inclusive no escritório contábil. A proposta de valor deve satisfazer a necessidade do cliente, por meio de uma agregação de benefícios que a sua empresa oferece. Algumas delas podem ser inovadoras e diferenciadas, ou até semelhantes a outras, mas sempre com características próprias. O importante é definir a proposta de valor do escritório contábil para direcionar suas estratégias de negócio. Ela vai auxiliar (e muito!) na definição de ações para o crescimento da organização, como por exemplo:

  • Comunicação de excelência com os funcionários: com a proposta de valor definida, torna-se muito mais fácil a comunicação da empresa com os colaboradores, e o reflexo disso no atendimento ao clientes.
  • Como atuar: a proposta de valor dá as diretrizes certas de como atuar no mercado e estar preparado para possíveis mudanças. Fica mais fácil saber como agir em meio às necessidades do mercado e do seu segmento de atuação.
  • Onde e no que investir: definir as estratégias possibilita enxergar com mais clareza, quais são os seus recursos, onde devem ser investi-los e de que forma isso deve ser feito.
A proposta de valor de uma empresa é muito mais do que se posicionar em um único atributo; é uma declaração sobre a experiência resultante que os clientes obterão com a oferta e seu relacionamento com o fornecedor. A marca deverá representar uma promessa relativa à experiência total resultante que os clientes podem esperar. Se a promessa será ou não cumprida, depende da capacidade da empresa em gerir seu sistema de entrega de valor. O sistema de entrega de valor inclui todas as experiências de comunicação e canais que o cliente terá a caminho da obtenção da oferta.

Phillip Kottler

Exemplo de proposta de valor para escritório contábil
Exemplo de proposta de valor para escritório contábil

Como definir a proposta de valor de uma empresa?

A proposta de valor do seu escritório contábil será o remédio para alguma das dores dos seus clientes. Se seu modelo de negócios tiver mais de uma proposta de valor, uma delas será o motivo pelo qual os clientes escolherão a sua empresa, e não o concorrente. Isso implica dizer que quanto mais inovador e único for o valor que você oferece a seus clientes, maiores suas chances de sucesso. Por isso, ao elaborar a proposta de valor de sua empresa contábil, busque:

  • Se destacar: para se destacar é preciso apresentar o diferencial de mercado. Não só em competição de preço, mas em serviço;
  • Inovar: pesquise as mudanças no mercado e busque inovação. Se possível, vá além dos trabalho teóricos – invista em eventos para seus próprios funcionários e colaboradores que atraia contadores da região;
  • Ser referência: sua proposta de valor precisa ser revisada ano após ano e, assim, modificada conforme as mudanças no mercado e na tecnologia.

Para ajudar, confira alguns tipos de proposta de valor para avaliar o que mais fortalece seu negócio:

Novidade Você pode entregar valor para o seu cliente por meio de uma inovação que satisfaz uma nova necessidade do setor, às vezes ainda nem percebida.
Desempenho Outra maneira de criar valor é propor melhoria no desempenho de alguma atividade, mudar a forma de fazer determinada coisa, aplicando, por exemplo, tecnologia.
Personalização A personalização está ligada a produtos e serviços que se adaptem a necessidades específicas de clientes individuais. O contador do futuro, que busca trabalhar de forma consultiva consegue identificar oportunidades nesse sentido.
Redução de custo Redução de custos é tema constante nas pautas empresariais. Por isso, soluções que ajudam a reduzir despesas são sempre bem vistas para gerar valor.
Redução de risco A redução de riscos também pode ser bastante relevante como oferta de valor dos escritórios contábeis.

O que seu negócio proporciona de útil para os interessados em adquirir seus produtos ou serviços? Definir a proposta de valor de uma empresa vai muito além de custo, representa o valor que você pode entregar aos seus clientes.
Quer inovar na sua empresa contábil e definir uma proposta de alto valor? Confira esta sequência de vídeos, que fala justamente sobre modelos de negócios contábeis de alto valor. Vídeo 1 –  Vídeo 2 –  Vídeo 3

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