Como implementar o OKR?

Como implementar o OKR?

Um bom é crucial para alinhar seus esforços aos objetivos e assegurar bons resultados no processo. Porém, por mais simples que essa tarefa possa parecer, executá-la exige bastante esforço e dedicação por parte da gestão.

Com os desafios encontrados pelas empresas em busca da sobrevivência no mercado, a metodologia de é um meio sólido de trazer resultados e assegurar um bom diferencial dentro do mercado de contabilidade.

Os objetivos e resultados-chave são capazes de suprir a necessidade de gestão, trazendo mais simplicidade e eficiência à rotina de trabalho em escritórios de contabilidade.

Aprenda tudo o que você precisa saber sobre o processo de implementação do e veja como essa metodologia pode mudar o seu negócio.

A metodologia e seu funcionamento

Criada pelo ex-CEO da Intel, Andrew Grove, a metodologia , ou Objectives and Key Results, tem como foco a simplificação sobre a forma como os empreendimentos encaram seus objetivos.

Nesse sentido, a sigla carrega um importante significado que tem relação direta à forma como a metodologia. Os objetivos são responsáveis por direcionar os esforços em relação ao que o seu negócio almeja conquistar.

Cada objetivo precisa ser formulado com clareza e foco, favorecendo os esforços dos profissionais envolvidos durante a execução das estratégias. Os escritórios de podem almejar diferentes tipos de objetivos, como:

– Se tornar uma autoridade no mercado;
– Oferecer um superior aos seus consumidores;
– Aumentar as em determinado período;
– Melhorar a eficiência de seus serviços.
Os resultados-chave, como o nome sugere, são peças centrais para que as empresas consigam alcançar os objetivos propostos em seu planejamento. Sem eles, dificilmente as equipes seriam capazes de mensurar o desempenho da e avaliar o que é preciso para melhorar os resultados conquistados.

Nesse sentido, os Key Results servem como parâmetro para determinar a performance da empresa em relação aos seus objetivos. Eles servem como metas menores que ajudam diretamente na conquista de um alvo.

Seguindo o exemplo anterior, se a organização almeja se tornar uma autoridade no mercado, os resultados-chaves referentes a esse objetivo seriam:

– Melhorar o ranqueamento nos buscadores;
– Alcançar um número maior de inscritos em newsletter;
– Aumentar o número de seguidores e clientes em plataformas digitais e mídias sociais.

Como pode ver, dentro do objetivo de se tornar uma autoridade no mercado há várias metas secundárias que permitirão à empresa alcançá-lo de forma gradual. Assim, além de melhorar a eficiência na conquista de um alvo principal, a mensuração de se torna mais exata e confiável, possibilitando maior praticidade ao adaptar as estratégias conforme as tarefas são executadas.

O processo de implementação e estruturação da metodologia OKR na sua empresa

Agora que apresentamos melhor sobre o que se trata o OKR e como ele funciona, chegou a hora de implementá-lo em seu negócio.

Separamos alguns tópicos que são fundamentais para a estruturação dessa metodologia em sua empresa e que vão fazer toda a diferença nos resultados alcançados.

Tenha metas claras e específicas

O primeiro passo para implementar o OKR em sua grade de atividades e melhorar os resultados na empresa é por meio das metas. Mas para isso, é preciso se certificar de que todos os profissionais envolvidos no processo entenderam perfeitamente a sua responsabilidade e como devem desempenhar o trabalho para alcançar o objetivo.

As metas devem ser claras e específicas para evitar complicações desnecessárias ao longo do processo. Dessa forma, alcançar os objetivos primários e os resultados-chave será um processo muito mais prático, possibilitando alinhar os esforços dos colaboradores de acordo com os planos da empresa.

Divida os objetivos de acordo com as necessidades

A partir de uma compreensão mais detalhada sobre onde a sua prática contábil se encontra atualmente, é necessário definir um norte para os seus planos. Ao estabelecer objetivos claros e específicos, é possível eliminar dúvidas e aumentar a chance de de seus esforços.

Portanto, um ponto muito importante para o da metodologia OKR está relacionado a forma como os objetivos são propostos dentro do escritório de contabilidade. Para isso, é preciso entender que esse processo não deve ser estabelecido inteiramente pela liderança e da organização.

O ideal é envolver as equipes dentro desse processo como forma de ampliar os horizontes na hora de traçar um plano realmente benéfico para todos os lados. Contar com um ponto de vista interno possibilita alinhar os esforços dos colaboradores de forma que o olhar de todos os envolvidos seja útil no processo.

Estabeleça prazos mais curtos

As metas usadas na metodologia OKR não devem ser longas demais, já que elas podem dificultar o processo e impactar negativamente nos resultados alcançados. Então, o melhor é considerar prazos razoavelmente mais curtos como forma de assegurar a sua eficiência.

As metas mais curtas permitem trazer um senso de urgência na hora de alcançar os objetivos, dando tempo suficiente para que as equipes executem o seu trabalho sem comprometer o seu desempenho. Nesse sentido, o melhor é trabalhar com prazos bimestrais ou trimestrais.

Acompanhe constantemente os resultados

Contar com metas mensuráveis significa que você deve adaptar em sua rotina o hábito de acompanhar os resultados constantemente. Contar com dados valiosos sobre o desempenho de sua é extremamente importante para o de seus esforços.

Ao inserir esse hábito em sua rotina, avaliando os resultados semanalmente ou a cada 15 dias permitirá nortear melhor os seus próximos passos e ajustar a sua conforme o andamento do processo.

Seja transparente em relação ao OKR

A transparência é fundamental para alcançar bons resultados dentro de um escritório de contabilidade. Por isso, podemos afirmar que o mesmo também é válido para o da metodologia OKR. Nesse sentido, os objetivos do escritório devem ser alinhados às expectativas das equipes.

Dessa forma, todos os envolvidos estarão a par dos resultados esperados e sobre a sua responsabilidade para que os objetivos propostos sejam alcançados. O foco nessa não é pressionar os colaboradores para conquistar os resultados e sim mantê-los informados sobre a sua importância ao longo do processo.

Não confundir esforços com resultados

De nada adianta trabalhar duro se os esforços aplicados não trouxeram os resultados esperados de acordo com os objetivos do escritório. Nesse sentido, se todos os envolvidos estão dando o máximo de si e os resultados não estão surgindo de acordo com o esperado, pode ser sinal de que a não esteja funcionando de acordo com o plano.

Contar com as é extremamente importante para alinhar os seus esforços aos resultados e assegurar que o trabalho coletivo trará o impacto necessário para alcançar os objetivos.

Pronto! Como pode ver, a implementação do OKR é um processo que exige certo nível de planejamento, mas que pode ser alcançado em seu escritório. Contar com uma ajuda especializada pode ser fundamental para alinhar os seus objetivos e trazer o máximo de resultados ao empreendimento.

Para conferir mais informações valiosas como esta, acesse o nosso blog e aproveite para conhecer o nosso canal do YouTube para acompanhar mais novidades!

Classifique nosso post post
Marcado como: