Como inserir o social selling em sua rotina de vendas?

por Roberto Dias Duarte

ร‰ essencial que o vendedor mantenha bons contatos, com autenticidade e esteja aberto a ouvir o cliente.
ร‰ essencial que o vendedor mantenha bons contatos, com autenticidade e esteja aberto a ouvir o cliente.

Que o brasileiro รฉ um usuรกrio assรญduo de internet e redes sociais, nรฃo รฉ nenhuma novidade! Alรฉm de conectar pessoas de diferentes localidades e compartilhar informaรงรตes pessoais, hoje as redes sociais tambรฉm sรฃo amplamente utilizadas para fazer negรณcios. Quando vocรช precisa de uma nova soluรงรฃo para seu dia-a-dia, com certeza vocรช jรก deve ter buscado no Google e atรฉ mesmo nas redes sociais, certo? Com pรกginas patrocinadas e atualizadas constantemente, empresas de vรกrios segmentos apresentam seus produtos nas redes. Para um vendedor de sucesso, estar atualizado com novas possibilidades de vendas de valor em tecnologia รฉ essencial!

Contar com as metodologias de vendas e buscar o sucesso por meio da atuaรงรฃo voltada ร  venda consultiva em TI (Tecnologia da Informaรงรฃo) poderรฃo ser seus diferenciais para aumentar sua taxa de conversรฃo. Para atender ao perfil do consumidor que pesquisa na internet e nas redes sociais, alรฉm das tradicionais e consagradas metodologias de vendas, os profissionais de vendas se reinventaram e hoje trabalham com uma nova maneira de vender: o social selling.

Cuidados ao usarย profissionalmente as redes sociais

Vocรช jรก รฉ adepto ร  esse novo modo de vendas em sua rotina? Para utilizar a social selling รฉ importante estar preparado para explorar todo seu potencial e utilizรก-lo corretamente. Contudo, ao usarย redes sociais profissionalmente รฉ preciso alguns cuidados, pois publicar ou compartilhar postagens triviais ou sem conexรฃo alguma com sua รกrea de negรณcios nรฃo serรก bem visto por seus clientes em potencial. Fique ligado, que em breve vocรช vai ler sobre etiqueta nas redes sociais aqui no blog.

Para estar em evidรชncia e utilizar com mais efetividade o social selling, cadastrar o perfil de sua empresa nas redes sociais, como no Linkedin por exemplo, รฉ fundamental.
  • Na company page, sua empresa pode (e deve!) publicar artigos relevantes sobre a finalidade de seu serviรงo atรฉ as caracterรญsticas e diferenciais de sua soluรงรฃo no mercado. Em sua company page no Linkedin por exemplo, a Conta Azul publica as postagens de seu blog, com informaรงรตes sobre sua soluรงรฃo, sobre melhorias de processos e rotinas de trabalho, alรฉm de suas oportunidades de trabalho. Dessa maneira, se mantรฉm em evidรชncia para seus prospects.
  • O Linkedin oferece ainda a possibilidade de cadastrar uma showcase page, essencial para empresas que possuem diferentes soluรงรตes. Uma showcase page รฉ utilizada para publicar informaรงรตes relevantes para uma soluรงรฃo especรญfica que oferece. Assim, seus potenciais clientes poderรฃo seguir a pรกgina que melhor se adequa ร  sua necessidade ou interesse, tornando as publicaรงรตes mais efetivas. A Softplan, por exemplo, possui sua company page e sua showcase page sobre seu produto para o setor da construรงรฃo civil, para publicaรงรตes direcionadas ao pรบblico interessado nesse segmento.

 

E vocรช, vendedor de TI, tem dรบvidas sobre como utilizar o social selling? Para auxiliar confira abaixo 5 aรงรตes para vocรช estar melhor amparado!

  1. Definir os resultados esperados: um profissional experiente da รกrea comercial jรก estรก acostumado a ter suas aรงรตes sempre pautadas em metas e resultados. Com o social selling nรฃo รฉ diferente! Antes de utilizรก-lo, defina quais suas metas com o novo mรฉtodo de vendas em um determinado perรญodo de tempo, seja anual ou semestral. Por exemplo, qual a quantidade de leads a ser gerada para sua soluรงรฃo fiscal? Assim, vocรช poderรก medir a efetividade do mรฉtodo e de sua atuaรงรฃo!
  2. Planejar estratรฉgias: que tipo de materiais serรฃo disponibilizados na rede? Com qual frequรชncia serรฃo as postagens? Qual o pรบblico alvo? Sรฃo pontos importantes a serem definidos em sua estratรฉgia de atuaรงรฃo. Vocรช e sua empresa podem contar com profissionais de marketing de conteรบdo para que as postagens sejam consistentes e atendam todos os nรญveis do funil de vendas. Com o know how de profissionais de ambas as รกreas, o planejamento para o alcance resultados serรก mais completo e efetivo. Para manter sua soluรงรฃo de SPED (Sistema Pรบblico de Escrituraรงรฃo Digital) em evidรชncia, por exemplo, vocรช tambรฉm pode participar de grupos de discussรฃo relacionados ร  รกrea, como o Fรณrum Sped Brasil. Isso certamente irรก aumentar seus contatos sociais com clientes em potencial.
  3. Identificar e qualificar leads: depois dos resultados e estratรฉgia definidos, vocรช precisa identificar e qualificar os leads. Criar filtros de mรญdia social e hashtags e estar atento aos compartilhamentos gerados em sua publicaรงรฃo serรก fundamental para saber quem estรก falando sobre sua soluรงรฃo. Quando possรญvel, invista um tempo para uma qualificaรงรฃo mais detalhada de seu lead: acesse o perfil e conheรงa suas preferรชncias. Assim vocรช serรก mais assertivo desde o primeiro contato! Uma conexรฃo que costuma curtir ou compartilhar suas postagens sobre SPED, por exemplo, demanda mais atenรงรฃo ร s suas publicaรงรตes: saiba o que seu potencial cliente estรก publicando na rede. Comentรกrios relevantes, fundamentados e construtivos serรฃo o inรญcio de um contato mais efetivo, e de boas referรชncias.
  4. Manter relaรงรตes autรชnticas: nos contatos comerciais, para realizar uma venda consultiva em TI รฉ essencial que o vendedor mantenha bons contatos, com autenticidade e esteja aberto a ouvir o cliente. Lembre-se: para ter sucesso com vendas consultivas, ouvir รฉ fundamental! Somente assim serรก possรญvel ter noรงรฃo das reais necessidades do prospect e apresentar soluรงรตes imprescindรญveis para seu cliente! Nas vendas sociais, alรฉm de ouvir, รฉ importante estar atento ร s movimentaรงรตes de seu lead nas redes, para que o contato pessoal seja o mais natural e autรชntico possรญvel, considerando seus interesses.
  5. Avaliar os resultados: apรณs todo esse processo, รฉ necessรกrio avaliar os resultados obtidos com o social selling, identificar onde houveram falhas (se houveram!) e como minimizรก-las para um novo ciclo de vendas. Criar e alimentar indicadores de desempenho รฉ uma excelente maneira de entender como foi a efetividade do mรฉtodo e qual o impacto em sua taxa de conversรฃo. Quantificar a quantidade de leads proporcionado por suas publicaรงรตes em cada rede social, por exemplo, irรก demonstrar a efetividade da utilizaรงรฃo do social selling.

Ainda nรฃo utilizou o mรฉtodo? Comece a trabalhar com o social selling e traga mais sucesso para seus negรณcios! Jรก utiliza o social selling? Aprimore-se ainda mais para utilizar todos os recursos que o mรฉtodo proporciona!

#Dica: Prepare-se para utilizar o mรฉtodo! Explore todas as possibilidades que o social selling oferece e boas vendas!

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