Como o neuromarketing aumenta as receitas nas empresas?

O neuromarketing รฉ um ramo de estudos voltado para a compreensรฃo da essรชncia do comportamento dos consumidores.

Criado a partir da soma entre neurociรชncia e marketing, ele tem como objetivo compreender os hรกbitos e os desejos do pรบblico, assim como as suas motivaรงรตes e impulsos no ato da compra.

Para atingir esses objetivos, o neuromarketing se vale das reaรงรตes neurolรณgicas de uma determinada pessoa aos estรญmulos externos aos quais ela รฉ exposta.

Portanto, atravรฉs da compreensรฃo das emoรงรตes do pรบblico รฉ possรญvel desenvolver produtos e serviรงos que dialoguem com as necessidades imediatas dos consumidores. Isso garante que as campanhas de marketing das empresas possam ser construรญdas com mais eficiรชncia.

Vale mencionar tambรฉm que o neuromarketing pode fornecer estratรฉgias importantes para captar a atenรงรฃo do pรบblico e para a retenรงรฃo de consumidores, o que garante uma melhoria no CRM (Customer Relationship Management).

Logo, as tรฉcnicas desta รกrea podem ajudar a aumentar as receitas das empresas de forma expressiva. Entretanto, รฉ preciso compreender a ligaรงรฃo entre neurociรชncia e negรณcios antes de compreender o neruomarketing.

Entendendo a ligaรงรฃo entre neurociรชncia e negรณcios

De acordo com o trabalho de Roberto Dias Duarte para Florida Christian University, a interseรงรฃo entre a neurociรชncia e os negรณcios รฉ chamada de Neurociรชncia Cognitiva Organizacional (NCO).

Trata-se de um campo de pesquisa emergente e que estรก apenas comeรงando a sua exploraรงรฃo da relaรงรฃo entre biologia, desenvolvimento empresarial e lideranรงa. Assim, nรฃo existe apenas um mรฉtodo para fazer uso da NCO.

O objetivo desta prรกtica รฉ pensar a respeito dos problemas presentes no negรณcio, abrindo a possibilidade de aplicar uma sรฉrie de tรฉcnicas voltadas para a pesquisa organizacional.

Os mรฉtodos sรฃo abrangentes e permitem uma anรกlise neurocientรญfica dos problemas e das decisรตes mais relevantes para uma empresa. Logo, viabilizam uma compreensรฃo mais ampla de todos os processos mentais que estรฃo envolvidos na eficiรชncia de uma determinada organizaรงรฃo.

Diante disso, a visรฃo da NCO sobre o desempenho organizacional, este รฉ aprimorado quando os lรญderes conseguem compreender as atividades cognitivas e biolรณgicas dos seus colaboradores, clientes e outros envolvidos no processo de vendas.

Desse modo, os benefรญcios da neurocioรชncia nos negรณcios nรฃo estรฃo ligados somente ao uso de tecnologias avanรงadas ou de conceitos multidisciplinares, mas antes se voltam para compreender o marketing e os processos da empresa enquanto biolรณgicos e sociais.

ร‰ exatamente essa compreensรฃo que faz com que a NCO seja capaz de oferecer respostas sobre a tomada de decisรฃo dos clientes.

Alguns estudos do tema, segundo Duarte, sinalizam para o fato de que a confianรงa, a empatia, a competiรงรฃo e a norma social estรฃo envolvidas neste processo, o que permite que os dados nรฃo sejam coletados somente com base em cenรกrios hipotรฉticos.

Neuromarketing como forma de aumentar a produtividade e a receita das empresas

Uma vez que as empresas se tornaram capazes de compreender o processo de tomada de decisรฃo dos clientes, surgiu o neruomarketing. Esta รกrea de estudos se concentra em solucionar as lacunas do marketing tradicional e ampliar as suas possibilidades.

De acordo com a pesquisa de Roberto Dias Duarte, o neuromarketing pode ser descrito como a forma usada pelos profissionais da รกrea para usar a ciรชncia na obtenรงรฃo de melhores resultados para as empresas. Desse modo, as tรฉcnicas englobam pesquisas e estratรฉgias comportamentais.

Isso acontece porque o neuromarketing entende que, em partes, o comportamento humano รฉ determinado pelo subconsciente. Logo, os clientes nรฃo sabem explicar os motivos para tomarem as suas decisรตes. Portanto, o foco recai sobre as emoรงรตes de um determinado comprador.

Assim, o impacto nas empresas รฉ significativo visto que existe o potencial de descobrir os processos automรกticos na tomada de decisรตes do consumidor e entender melhor o seu comportamento, proporcionando um entendimento mais apurado do subconsciente e do consciente.

Segundo o trabalho de Duarte, existem vรกrios indicadores atualmente que atestam a eficiรชncia do neuromarketing do ponto de vista comercial, como o engajamento emocional, a retenรงรฃo de memรณria, a consciรชncia, a atenรงรฃo e a intenรงรฃo de compra.

Diante disso, o nรญvel de envolvimento emocional รฉ acionado graรงas ร  excitaรงรฃo. Entรฃo, quanto mais intensa รฉ a experiรชncia, mais o consumidor se envolve com ela. Logo, tal indicador serve para destacar a resposta aos estรญmulos das campanhas de marketing, ajudando a prever a decisรฃo que serรก tomada pelo cliente.

Alรฉm disso, outro fator envolvido nas tรฉcnicas de neuromarketing รฉ o nรญvel de inovaรงรฃo. Ele รฉ capaz de garantir o sucesso de uma determinada campanha e aumentar as vendas. Para tal, a mensagem precisa ser formulada de maneira clara, o que contribui para o aumento da retenรงรฃo de atenรงรฃo e consequentemente aciona o envolvimento emocional.

O uso da neurociรชncia e do neuromarketing nas empresas

Como forma de destacar a eficiรชncia da neurociรชncia e das tรฉcnicas de neuromarketing, Roberto Dias Duarte destaca o caso da Procter & Gamble, uma empresa que alterou os seus processos com base na inovaรงรฃo e conseguiu um impacto significativo nas suas vendas e lucros.

Em junho de 2000, a empresa passava por um perรญodo de crise quando decidiu promover as mudanรงas em questรฃo na sua gestรฃo. Assim, o foco passou a recair sobre os clientes, de modo que as estratรฉgias de crescimento da P&G passaram a ser mais orgรขnicas e sustentรกveis.

Alรฉm disso, a clareza e o foco estiveram no centro deste processo de reinvenรงรฃo, de modo que as prรกticas gerenciais da empresa foram analisadas de maneira cuidadosa para que estratรฉgias mais condizentes com os seus objetivos fossem traรงadas.

Entรฃo, segundo Duarte, a P&G partiu para a compreensรฃo de quem seriam os seus clientes para mapear as suas necessidades e compreender o mundo โ€œpelos seus olhosโ€, oferecendo inovaรงรตes para as suas experiรชncias de compra.

Logo, as estratรฉgias a seguir, usadas pela empresa em questรฃo, podem ser replicadas como forma de incluir a neurociรชncia e o neuromarketing nos processos empresariais:

  • Testar ideias de forma rรกpida e barata, sempre com foco no consumidor;
  • Conhecer os clientes e focar as estratรฉgias nos seus desejos;
  • Trazer inovaรงรตes para o portfรณlio da empresa com constรขncia;
  • Identificar problemas nos processos empresariais e enfrenta-los;
  • Analisar as estratรฉgias que nรฃo funcionaram e aprender com elas;
  • Desenvolver mรฉtricas que ajudem a medir a inovaรงรฃo da empresa.

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