Em geral, sabemos que o principal objetivo de qualquer empresa no mercado é gerar competitividade. Se tratando do setor contábil, não é diferente. É necessário, antes de tudo, acompanhar as novas tendências tecnológicas da modernidade e, acima de tudo, entender as principais demandas dos clientes de contabilidade.
Com o avanço de ferramentas mais automatizadas, encontramos um mercado em grande expansão: o e-commerce. Mesmo que se trate de um segmento digital, ainda assim estamos falando de uma empresa, pois contém processos contábeis, administrativos e fiscais complexos que precisam ser conduzidos por profissionais da área.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira o nosso post até o final e veja como seu negócio contábil deve se adequar às novas demandas do mercado e-commerce.
Afinal, o que é um e-commerce?
Primeiramente, podemos definir que o e-commerce nada mais é do que o comércio eletrônico, ou seja, vendas que são realizadas pela internet. Essas vendas podem ser realizadas por um fabricante, empresa, revendedor, ou até mesmo uma plataforma virtual própria. Em outras palavras, quando o assunto é e-commerce, a primeira questão que devemos lembrar é que trata-se de um comércio totalmente online.
Quando falamos a respeito das marcas online, precisamos lembrar que o e-commerce basicamente digitaliza de forma integral dois processos altamente importantes: atendimento ao cliente e as vendas. A partir dessas atividades, ela abre portas para outros campos, como o setor de marketing, financeiro, e principalmente, contábil.
Por estarmos falando de um tipo de negócio que foge completamente dos preceitos convencionais de mercado, a contabilidade necessita de novas ferramentas para atender esse mercado com eficiência.
O que faz um escritório contábil no e-commerce?
Agora que você já sabe sobre o conceito de e-commerce e da necessidade de um escritório de contabilidade se adaptar a essa nova modalidade, confira a seguir as vantagens e benefícios que um escritório de contabilidade pode oferecer a um e-commerce:
• Fazer a elaboração do balanço patrimonial;
• Criar balancetes de verificação;
• Zelar e propor estratégias para cuidar do capital de giro do e-commerce;
• Calcular tributos ;
• Zelar pela organização de livros fiscais;
• Promover serviços contábeis: controle de dados contábeis, registro de movimentações financeiras, controle de documentos contábeis, emissão de livros, e entre outros relacionados;
• Manter as certidões negativas atualizadas, alterações contratuais, documentação trabalhista, obrigações, entre outros;
• Outros relacionados com a conformidade legal.
Porém, o serviço contábil é muito mais estratégico para o e-commerce.
Cada loja virtual pode efetuar vendas por meio de diversos canais físicos e digitais.
Os canais têm políticas específicas de comissionamento, entregas, devoluções. Além disso alguns canais são especializados em nichos de mercado.
Há marktplaces “genéricos” como Mercado Livre e Amazon. Mas também há alguns verticalizados como Mobly, Netshoes.
Além dos marktplaces, há a possibilidade de realização de vendas por meio de lojas físicas e digitais próprias. E ainda redes sociais, Whatsapp, distribuidores, representantes.
Enfim, para otimizar as vendas por meio desta infinidade de canais é fundamental uma gestão primorosa. Aí entra o poder da contabilidade estratégica que ajuda o empreendedor nas seguintes ações:
- precificação adequada dos produtos em cada canal de vendas;
- otimização das compras;
- otimização do fluxo de caixa;
- otimização dos estoques;
- acompanhamento das métricas importantes para o comércio eletrônico;
- manutenção da conformidade legal, em especial em relação aos aspectos tributários no faturamento para vendas nacionais;
- otimização das vendas identificando quais produtos vendem mais, com maior margem, em cada canal.
Como a contabilidade pode se adequar às novas demandas do mercado e-commerce?
Antigamente, os modelos tradicionais de contabilidade eram mais destinados às empresas convencionais, ou seja, negócios mais físicos. Atualmente, com o crescente desenvolvimento do mercado e da tecnologia, as empresas de contabilidade estão percebendo as inúmeras vantagens de digitalizar seus serviços, a fim conquistar novos públicos no meio virtual com a oferta de produtos e serviços.
Nesse novo modelo, a contabilidade convencional também precisa se adequar a esses novos modelos. E para isso, listamos algumas opções estratégicas e eficientes para tornar a contabilidade atrativa para os e-commerces:
1. Invista em Cloud computing
Caso você não saiba, o termo cloud computing — ou popularmente conhecido como computação em nuvem — nada mais é do que uma ferramenta virtual para você conduzir informações, dados, mensurar resultados e controlar acessos pela nuvem.
O objetivo da cloud computing é facilitar o fluxo de informações entre uma contabilidade e um e-commerce, sem a necessidade de haver contato físico. Além de ser muito mais seguro, a rede cloud computing é muito menos custosa, pois demanda pouca infraestrutura. Sem contar que é o que os e-commerces estão procurando, já que grande parte de suas atividades são realizadas de modo online.
2. Ajude na Emissão de nota fiscal eletrônica (NF-e) para vendas online
A emissão de nota fiscal eletrônica no mundo do e-commerce não é trivial. Preenchê-la corretamente exige cuidados e atenção com peculiaridades da operação. Por isso é fundamental atuar de forma proativa nas classificações das operações fiscais para o comércio eletrônico.
3. Recolha os tributos eletrônicos do e-commerce
Da mesma forma em que os tributos são recolhidos em um estabelecimento físico, o mesmo irá ocorrer em uma loja virtual. O que os comerciantes precisam ter atenção é que, no caso de e-commerce pode ocorrer alguma situação específica gerando um processo tributário diverso do físico. Assim, também é importante a atuação preventiva neste aspecto.
4. Ofereça uma experiência omnichannel
Uma vez que a relação da sua contabilidade com o e-commerce será majoritariamente realizada de forma online, é crucial que a sua empresa seja facilmente contatável. Por esse motivo, crie e-mails, chat, chatbots, telefones de contato, WhatsApp e outros meios para que os e-commerces (clientes) possam entrar em contato com a sua contabilidade para eventuais dúvidas.
Junto a cloud computing, a experiência omnichannel se torna muito mais volátil e prática, fazendo com que a sua contabilidade ganhe tempo e agilidade nos trâmites internos e consiga resolver o maior número de demandas possíveis no decorrer do dia a dia.
5. Formate um serviço de consultoria especializada
Não menos importante do que todos os itens citados anteriormente, é saber que o empreendedor poderá ter total apoio de consultoria contábil especializada no assunto. Nesse sentido, sua contabilidade poderá ajudar o empreendedor digital a definir as melhores estratégias para prosperar no mundo do e-commerces e, não menos importante, conseguir atender todas as exigências do mercado digital.
Conclusão
Conforme vimos, a contabilidade é imprescindível para o sucesso de empresas que atuam no mercado digital. Assim, para que as empresas do e-commerce consigam gerar competitividade é fundamental que elas contem com o apoio de profissionais da contabilidade especializados no setor.
Agora que você já tirou todas as suas dúvidas sobre a relação da contabilidade com o e-commerce, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Acesse agora mesmo o nosso canal no Youtube e confira outras dicas exclusivas.