Como transformar seu escritório contábil em uma consultoria de sucesso

por Roberto Dias Duarte (*)

O empresário contábil que dedica 100% do tempo às atividades técnicas da sua empresa não tem tempo para gerir, muito menos inovar. Buscar o conhecimento técnico sobre a solução para os problemas tributários, fiscais, trabalhistas, além de estudar muito sobre SPED, IFRS e tudo mais são ações importante, mas não garantem o sucesso empresarial.
O que dedica 100% do tempo às atividades técnicas de seu escritório não tem tempo para gerir, muito menos inovar. Buscar o conhecimento técnico sobre a solução para os problemas tributários, fiscais, trabalhistas, além de estudar muito sobre , IFRS e tudo mais são ações importante, mas não garantem o empresarial.

Você gostaria de modificar o atual posicionamento que seu ocupa no competitivo mercado em que atua, levando-o verdadeiramente a se tornar uma empresa extremamente bem-sucedida? Com certeza, os empreendedores sócios das 51.748 organizações deste setor responderiam sim.

Possivelmente, todos eles e muitos dos 531.309 profissionais brasileiros gostariam de saber como tornar ou um criar uma empresa realmente inovadora, com um diferenciado, prestando serviços de alto valor.

Uma coisa é certa: não existe mágica!  Sei que você estudou e continua aprendendo muito para ser bom na área contábil e tributária. Afinal, há muito tempo profissionais da contabilidade vêm superando os mais diversos desafios técnicos, especialmente os relacionados à convergência aos padrões internacionais e à introdução das tecnologias tributárias como o e o .

Não bastasse isso, nosso ambiente tributário é extremamente hostil, gerando muito trabalho e risco para todos. Superar tudo isso requer plena dedicação e muito estudo. Não há outro jeito! Inexistem atalhos para o .

Contudo, mais que nunca é preciso aprender a . Mas não há como fazê-lo, seja em um ou em uma consultoria, sem utilizar as técnicas de modelagem e de de negócios praticadas pelas empresas mais bem-sucedidas do mundo – as famosas “best practices”. Ao utilizar metodologias globais, adaptadas aos , você poderá criar o perfeito para a sua realidade.

O problema é que, nos últimos anos, a maior parte dos empresários do setor negligenciou a e a de seus próprios negócios.  Por isso, muitos sócios de hoje estão  bastante preocupados com o futuro de suas empresas.

Possivelmente você mesmo se identifica com alguma dessas situações: trabalha muito e tem pouco retorno financeiro; percebe que seus clientes não valorizam seu trabalho tanto quanto deveriam; está com sobrecarga de trabalho; os custos da empresa estão aumentando mais do que as receitas; contratar, reter e treinar funcionários têm se tornado tarefas cada vez mais difíceis; a pressão do fisco  chegou ao limite do suportável.

Sabe por que isto acontece? Porque empresário que dedica 100% do tempo às atividades técnicas da sua empresa não tem tempo para gerir, muito menos  inovar. Buscar o conhecimento técnico sobre a solução para os problemas tributários, fiscais, trabalhistas, além de estudar muito sobre , IFRS e tudo mais são ações importantes, mas não garantem o empresarial.

Se você é totalmente voltado para os aspectos técnicos do seu negócio, existem três alternativas: fechar a empresa e procurar um emprego; conseguir um sócio focado nos aspectos empresariais para cuidar do negócio; ou aprender a . Não existe empresa bem-sucedida se não há alguém pensando na estratégica do empreendimento.

Mas, se você dedicar parte do seu tempo a estudar técnicas e metodologias de gestão estratégica, sua vida irá mudar. Você passará por uma transformação inacreditável. Sairá do papel de empregado de sua própria empresa para liderar um negócio bem-sucedido, inovador e valorizado. Este processo é chamado de criação do mindset . Ou seja, você formatará seu cérebro para pensar como um empresário de sucesso. E é claro, se tornará um deles.

Não adianta reclamar, brigar, achar que o mundo está contra você. O mercado é cruel e seleciona os melhores, os que têm oferta de valor diferenciada. A jornada de todo bem-sucedido começa pelo estudo. Assim, seguem minhas dicas de livros para estudar e aprender os conceitos das melhores práticas globais empresariais:

O Segredo de Luiza (Fernando Dolabela), A arte da guerra (Sun Tzu), Empresa 1:1 (Martha Rogers), (Alexander Osterwalder, Raphael Bonelli, Pigneur, Yves), . Elabore seu plano de negócios e faça a diferença (Marcelo Nakagawa), Value Proposition Design – Como construir propostas de valor inovadoras (Alex Osterwalder e Greg Bernarda), O jeito de encantar clientes ( Institute), Academia (Doug Lipp), do oceano azul (W. Chan Kim e Renée Mauborgne), Sollution Selling – Creating Buyers in Difficult Selling Markets (Michael Bosworth, Rick Page e Sallie Sherman).

Design Thinking – Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias (Tim Brown), A cauda longa (Chris Anderson), Posicionamento – A batalha por sua mente (Al Ries e Jack Trout), A Pergunta Definitiva 2.0 (Fred Reichheld), One to One – B2B (Martha Rogers), Gerenciamento pelas diretrizes (Vicente Falconi), Getting to the Numbers (Harvard Business Review), Measuring Corporate Performance (Harvard Business Review), O verdadeiro poder (Vicente Falconi), Working Knowledge. How Organizations Manage What They Know (Thomas H. Davenport & Laurence Prusak).

Voilà! Bem-vindo ao admirável mundo novo do contábil, agora globalizado! Sem mágicas e com muita dedicação.

(*) Roberto Dias Duarte é sócio e presidente do Conselho de Administração da NTW Contábil, primeira do gênero no país.

Qual sua opinião sobre isso?