Em mercados cada vez mais globalizados, o segredo para se destacar entre os concorrentes está no conhecimento e na prática. Muitos escritórios de contabilidade estão preocupados com as mudanças no mercado consumidor de serviços e com a disrrupção tecnológica do setor. Por conta disso acabam tendo dificuldades para manterem os resultados que haviam conquistado no passado.
No entanto, já é possível buscar instruções de aplicação prática com quem é reconhecido e vivenciou vários aprendizados. Por meio de uma mentoria especializada, por exemplo — com um profissional experiente no ramo — é possível ter acesso a esse conhecimento de maneira fácil e com isso acelerar o caminho até do crescimento e do sucesso.
Hoje, quero mostrar a história de Renato José de Medeiros Carneiro Junior, sócio-diretor da MG Auditoria, Consultoria e Contabilidade e responsável pelo setor de relacionamento com o mercado.
Vou desvendar a sua jornada, mostrar como a sua empresa nasceu, os desafios superados, as crises e uma série de outros episódios que contribuíram com o seu crescimento.
O começo de tudo
Há 13 anos nascia um dos escritórios mais renomados de Recife. Na época, Renato, que é administrador de empresas, e trabalhava para o SEBRAE com gestão e planejamento, foi convidado por 2 contadores, seus sócios, para empreender no setor contábil. Ele gostou da ideia e aceitou fazer parte do projeto imediatamente.
No início, como acontece com a maioria dos empreendedores, Renato e os outros sócios não dispunham de muita infraestrutura para realizar as suas operações. Porém, isso nunca os desmotivou.
Animados com a ideia de desempenhar as atividades e conquistar espaço no mercado, se utilizavam do boca a boca para oferecer seus serviços e soluções para empresa e pessoas físicas.
Por conta do profissionalismo, e conforme foram cumprindo os prazos e entregando serviços de qualidade, o pequeno negócio se estabeleceu e recebia cada vez mais indicações. Assim, passaram a ter reconhecimento e confiança do mercado em que atuavam.
“No início, o nosso crescimento se deu muito no boca a boca. Nós entrávamos em contato com o cliente, batendo de porta em porta, e a partir desse momento nós já estávamos preocupados em oferecer o melhor serviço.” – Renato Carneiro
Pouco tempo depois, perceberam que só oferecer serviços contábeis não era mais suficiente e que também queriam disponibilizar soluções que pudessem facilitar a vida dos clientes, com consultoria e estratégia. Assim, passaram a focar também na parte de gestão empresarial, onde a contabilidade passou a ser uma aliada e não apenas um segmento.
Nesses 13 anos, se preocuparam em construir e buscar novas formas de entregar as soluções. E por conta dessa motivação, hoje a MG Contabilidade já se tornou referência em serviços de consultoria, auditoria de processos, auditoria trabalhista e tributária, avaliação de empresas, entre outros.
Hoje a sociedade conta com outros sócios em seu quadro de diretores, que iniciaram sua carreira dentro da organização como estagiários. Lá, tiveram a oportunidade de se destacar e conquistar as posições que desempenham hoje.
Assim, toda a empresa foi crescendo e de um pequeno número de clientes agora a marca já atende mais de 400 clientes. E como oferecer serviços de qualidade continua sendo uma das prioridades mais importantes, Renato e seus sócios não medem esforços para desenvolver sua equipe.
Se há 13 anos o serviço era desempenhado apenas por 3 pessoas, hoje eles já contam com o apoio de mais de 100 colaboradores. Profissionais que, assim como todos os membros da direção, querem se aprimorar e se destacar no mercado.
Quando surge a necessidade de mudar
A ideia em ter uma mentoria surgiu quando Renato e os outros sócios sentiram a necessidade da mudança. Os 6 gestores queriam compreender à fundo o que o mercado estava praticando, quais eram as principais tendências e qual era o futuro da tecnologia dentro da contabilidade. Em outras palavras, queriam expandir ainda mais o conhecimento para buscar novas oportunidades de negócio.
Eles compreenderam que, para ser uma referência no mercado, precisavam entender se as estratégias e a forma de trabalho estavam sendo bem direcionadas. Por isso começaram a trabalhar com a possibilidade de contratar um profissional experiente para ajudar.
“A gente queria ter a certeza que estávamos indo para o caminho certo. Queríamos ter mais conhecimento e trabalhar melhor com os indicadores de gestão e resultado no setor contábil. A gente queria abrir mais a cabeça. Sair da nossa zona de conforto e explorar novos caminhos.” – Renato Carneiro
E a partir daí surge um novo desafio: eles não só precisavam se preocupar em gerenciar o negócio, como também descobrir qual seria o profissional ideal para ajudar nesta empreitada.
Começaram então a pesquisa na internet e em redes sociais, a acessar sites e recorrer à diversas plataformas que pudessem levá-los até a pista certa. Foram semanas procurando uma resposta até que, certo dia, chegaram ao meu blog: Roberto Dias Duarte. E constataram que sou um profissional experiente e com muita tradição em mentoria para escritórios de contabilidade.
Minha página despertou a atenção de imediato e os sócios começaram a acompanhar os conteúdos e o que eu falava. Viram todos os vídeos e com isso passaram a conhecer um pouco mais sobre o meu trabalho. Já Interessados, foram atrás de informações para conhecer meu histórico, quais empresas eu já tinha socorrido. A partir das respostas ficaram ainda mais convictos de que nossa parceria poderia ser a solução que eles buscavam.
Entraram em contato via Skype, marcamos uma reunião e logo me colocaram a par das principais necessidades da MG Contabilidade. Renato e os outros me explicaram como o trabalho estava sendo feito na organização, e eu expliquei de que forma poderia contribuir. Com as expectativas alinhadas, iniciamos nossa parceria.
Já no dia seguinte, a mentoria começou. Já na primeira reunião, foram definidos quais eram os números mais importantes e as informações que precisavam ser analisadas.
A partir daí, Renato e os outros membros da direção passaram a discutir sobre o que precisava ser melhorado, quais eram os pontos negativos e também os pontos positivos dentro da empresa. Conversaram sobre as estratégias que poderiam ser implementadas, definiram quais seriam as responsabilidades de cada um e que ações poderiam realmente ajudar o negócio a crescer.
Nas nossas reuniões, eles me apresentavam as informações e eu os ajudava com sugestões para aprimorar ainda mais as ideias. A partir desse alinhamento, eles passavam a rediscutir estratégias, reavaliar melhorias e estabelecer táticas mais assertivas para melhorar a performance da empresa como um todo.
“A gente ficava rediscutindo constantemente as estratégias. Isso era muito importante porque o Roberto corrigia as nossas ações quando algo não estava de acordo com os objetivos. Com suas dicas, nós conseguimos alinhar o rumo e assim passamos alcançar os resultados mais depressa.” – Renato Carneiro
Antes e depois da Mentoria
Como profissional, Renato aprendeu sobre a importância de planejar e colocar em prática um ritual de gestão dentro da empresa. Todas as reuniões de mentoria foram fundamentais para que ele e os outros sócios desenvolvessem uma visão mais estratégica sobre o seu negócio.
A partir dos insights, dos cases trazidos que eu trazia, de informações de mercado, tendências e quais estavam sendo as necessidades mais urgentes dos clientes, eles podiam planejar e direcionar melhor as suas ações. O que, consequentemente, contribuiu para aprimorar ainda mais os serviços.
Passaram a utilizar mais da tecnologia, a ter mais capacitação profissional e a investir em marketing e estratégias do jeito certo. Foram várias ações que, embora pareçam simples, só aconteceram por conta do processo de mentoria e tiveram um impacto enorme no desempenho e no resultado da organização.
Isso porque no dia a dia, estamos envolvidos com os assuntos da empresa e fica mais difícil “tirar a cabeça da areia” e olhar de forma estratégica para o que acontece. E quando temos alguém de fora puxando isso e chacoalhando possíveis zonas de conforto, as coisas tendem a acontecer mais rapidamente e com mais consistência. E isso não acontece só na MG não!
“A gente passou a focar mais nos nossos pontos positivos e também começamos a reaver melhor quais eram os pontos que precisavam ser melhorados. Todo esse conhecimento só ficou evidente graças ao procedimento de mentoria do Roberto. Passamos a ter uma abordagem mais assertiva nas vendas e a melhorar o nosso atendimento. E, por conta disso passamos a ter um retorno bastante positivo.” – Renato Carneiro
Ainda hoje o Renato e seus sócios mantém um ritual de gestão dentro da empresa. As reuniões ocorrem com mais frequência e servem para avaliar seus indicadores de desempenho, discutir estratégias e chegar a soluções mais eficazes.
Eles reformularam todo o seu modelo de gestão interno, e por consequência disso hoje são capazes de estabelecer metas e traçar objetivos de forma muito mais simples. Sabem definir exatamente aonde querem chegar e quais são as ações práticas que precisam ser feitas para alcançar os objetivos.
“Foi um divisor de águas. Com as suas táticas de vendas, métricas, correções de rumo, dicas e estratégias de marketing e campanhas, o Roberto foi capaz de transformar todo o nosso negócio. Os seus métodos contribuíram para que saíssemos fora da caixa e mudássemos todo o nosso mindset organizacional. A partir de então deixamos de ser uma equipe operacional para nos transformarmos em profissionais totalmente estratégicos.” – Renato Carneiro
Perceba que contar com a experiência de alguém do mercado foi um facilitador para levar Renato e toda a sua equipe para a direção certa. Ele e os sócios puderam se atualizar sobre como o mercado estava funcionando, como estava sendo o desempenho das outras empresas e qual era a forma mais efetiva de vender e se destacar no segmento.
Todo o conhecimento compartilhado com os membros da direção foram absorvidos e repassados para os seus colaboradores. E, como todos os profissionais na empresa acabaram recebendo esse conhecimento, a MG Contabilidade passou a crescer como um todo, de forma consistente e positiva.
“A partir do instante que começamos abrir as nossas cabeças, passamos a trazer mais soluções para dentro dos negócios. Nos tornamos mais capazes de discutir ideias, de nos comunicar facilmente, de tomar decisões e com isso melhorar os nossos resultados. Passamos a nos conhecer melhor e tudo mudou.” – Renato Carneiro
O trabalho de mentoria na MG teve início em 2018, mas essa é uma parceria que perdura até os dias de hoje. E desde que a mentoria começou, a MG Contabilidade já teve um crescimento de 30%. E possui projeção de crescer ainda mais e conquistar números melhores até o final de 2019.
“Tudo isso só foi possível graças a mentoria. Agora somos capazes de analisar melhor os nossos números e avaliar todas as informações na empresa. Conseguimos entender melhor onde estão concentrados os nossos problemas e o que realmente precisa ser feito para corrigi-los.” – Renato Carneiro
Por que Renato e seus sócios tiveram a ideia de buscar uma mentoria?
Porque eles sabem que atuar no segmento contábil é muito desafiador. Além das questões técnicas, a competitividade e as mudanças no perfil do consumidor corroboram para isso. Sai na frente quem vai em busca do conhecimento e aprendizado rápido, porque é isso que vai garantir que ele se destaque entre os demais.
Acelerar o aprendizado com aplicação prática e o apoio de alguém experiente e reconhecido, pode ser a solução que o seu escritório também está procurando!
Clique aqui e conheça um pouco mais sobre a mentoria. Veja como é realizado esse trabalho, porque ele é importante e como pode ajudar a transformar o seu negócio e alavancar seus resultados de modo mais rápido.