Cada vez mais adotada por diferentes empresas e setores, a metodologia OKR para a contabilidade também é uma tendência. O fato é que se trata de uma técnica realmente funcional para criação e acompanhamento de metas.
Objetives and Key Resultes (OKRs), em tradução livre remete a Objetivos e Resultados-Chave . Desenvolvida por Andrew Grove, ex-CEO da Intel, ela pode ser encontrada mais a fundo no livro Gestão de Alta Performance.
Entretanto, a metodologia se popularizou de fato no meio corporativo após ser adotada pelo Google.
Afinal, do que se trata a metodologia OKR?
Na prática, a metodologia OKR visa tanto uma projeção melhor de quais objetivos se quer alcançar, como engajar a equipe.
Para tal, o primeiro passo é a organização definir quais objetivos pretende alcançar em um trimestre, em um ano e a longo prazo.
A definição dos OKRs
Os objetivos em si são os próprios OKRs, os quais são qualitativos e facilmente mensuráveis. Ou seja, tem que ser um objetivo palpável e que realmente seja possível de ser analisado.
Aliás, presume-se que o objetivo em si seja descrito de modo curto, envolvente e empolgante.
Aqui vão alguns exemplos de objetivos:
– Criar uma experiência incrível para os clientes;
– Aumentar a receita recorrente.
Key Performance Indicator (KPI)
Lembra que mencionamos que os nossos objetivos são qualitativos e mensuráveis? Então, eles são mensurados por intermédio do chamado KPI. Traduzindo, podemos chamá-lo de Indicador-chave de Performance.
No caso de um <strong<kpi< strong=””>, ele precisa ser quantitativo. Portanto, é a partir da análise numérica que compreendemos se atingimos um objetivo.</strong<kpi<>
Um OKR, por sua vez, pode ter mais de um KPI. Lembra-se do OKR “Criar uma experiência incrível para os clientes”?. Aqui damos exemplos de KPIs para mensurá-lo:
– Aumento da taxa de satisfação dos clientes atendidos de X para Y;
– Manter o custo de aquisição por cliente abaixo de valor X;
– Reduzir o churn de receita em X%.
No caso do OKR “Aumentar a receita recorrente”, podemos adotar os seguintes KPIs:
– Diminuir a taxa de churn de X% para Y%;
– Aumentar a base de clientes em X% ao trimestre.
Seja como for, parte importante da metodologia é garantir que os objetivos sejam realmente alcançáveis. Afinal, metas inalcançáveis têm o efeito inverso: desmotiva a equipe!
Quais os benefícios da metodologia OKR para a contabilidade?
Agora que vimos do que se trata a metodologia, podemos entender melhor como ela pode ajudar efetivamente a contabilidade.
Por isso, trazemos agora 6 benefícios da metodologia OKR para a contabilidade. São eles:
1 – Diminuição da taxa de inadimplência
Um problema recorrente para escritórios de contabilidade é lidar com a taxa de inadimplência. Por isso, com ela, é possível criar um planejamento mais efetivo para lidar com a problemática.
OKR:
– Diminuir a taxa de inadimplência.
KPIs:
– Diminuir a taxa de inadimplência de X para Y%;
– Renegociar dívidas de X clientes;
– Aumentar o fluxo de caixa em X%.
Mais uma vez, vale ressaltar que os KPIs precisam ser realistas e possíveis de serem alcançados. Senão, pode ser objetivo muito difícil de ser mantido.
2 – Aumentar a agilidade dos serviços contábeis
Outra maneira bastante interessante de utilizar a metodologia a seu favor é quanto ao cumprimento de prazos. Sendo assim, com objetivos bem delimitados, é possível aumentar bastante a produtividade e a eficiência nos serviços.
Os KPIs, por exemplo, podem girar em torno das seguintes questões:
– Manter Nucont sempre atualizado 100% ao longo do trimestre;
– Diminuir atrasos em pelo menos 20%;
– Elevar 80% decisões junto a clientes com fiscal integrado ao contábil;
– Elevar 80% decisões junto a clientes com DP integrado ao contábil;
– Elevar 80% decisões junto a clientes com financeiro integrado ao contábil.
Enfim, o fato é que é possível elaborar metas para garantir maior eficiência e agilidade nos serviços. Aliás, permite uma cobrança mais efetiva sobre os responsáveis.
3 – Melhoria no engajamento da equipe
Como vimos, a intenção das metas é justamente engajar a equipe na solução das questões. Por isso, a intenção é que as metas possam ser elaboradas tanto em nível de equipe, quanto individual.
Ou seja, neste processo, o que vale não é apenas alcançar objetivos individuais que provem eficiência. Na verdade, reforçam o comprometimento de todas as partes envolvidas no escritório de contabilidade.
Desse modo, reforça ainda uma cultura interna de colaboração. Sobretudo, devido ao fato de certas práticas impactarem tanto a cultura organizacional.
4 – Organiza melhor os processos internos
A partir do momento que toda a equipe está engajada para alcançar os OKRs, os processos internos podem ser melhorados. Portanto, a intenção é que, além dos processos já delimitados, a equipe consiga se unir em prol dos objetivos.
Com objetivos bem claros e alcançáveis, há um facilitador de diálogo para que cada um saiba como fazer a sua parte. Pois, é sempre preciso mensurar os seguintes aspectos:
– A equipe conseguiu alcançar os objetivos propostos?
– Algum colaborador teve o desempenho abaixo da equipe?
– Alguém teve o desempenho muito acima do resto da equipe?
Por isso, fica mais fácil nortear e nivelar o modo como as atividades são desempenhadas internamente.
5 – Permite fazer um planejamento consistente
A metodologia OKR para a contabilidade confere uma forma de planejamento efetivo.
Em outras palavras, permite que a gestão ocorra de modo muito mais estratégico e, posteriormente, tático. Afinal, nenhuma ação deve ser desempenhada ao acaso.
Um problema muito sério em qualquer modelo de negócio é a extrema operacionalização. Portanto, é bastante prejudicial quando as atividades são somente operacionais e ligadas no piloto automático.
6 – Garante métricas que realmente medem o crescimento
Por fim, mas, não menos importante, está a importância de termos métricas quanto ao nosso crescimento. E, para além do crescimento, de como anda a situação do escritório em si.
Muitas vezes, as instituições podem se perder na mensuração de suas metas. Com a metodologia OKR, a análise pode ser bastante prática e sem margem para confusões.
Viu só como a metodologia OKR para a contabilidade pode fazer toda a diferença? Aproveite e se inscreva no nosso canal do Telegram para ficar sempre por dentro das novidades da área!