Conheça x benefícios da metodologia OKR para a contabilidade

Conheça x benefícios da metodologia OKR para a contabilidade

Cada vez mais adotada por diferentes empresas e setores, a metodologia OKR para a  também é uma tendência. O fato é que se trata de uma técnica realmente funcional para criação e acompanhamento de metas.

Objetives and Key Resultes (OKRs), em tradução livre remete a Objetivos e Resultados-Chave . Desenvolvida por Andrew Grove, ex-CEO da Intel, ela pode ser encontrada mais a fundo no livro Gestão de Alta Performance.

Entretanto, a metodologia se popularizou de fato no meio corporativo após ser adotada pelo Google.

Afinal, do que se trata a metodologia OKR?

Na prática, a metodologia OKR visa tanto uma projeção melhor de quais objetivos se quer alcançar, como engajar a equipe.

Para tal, o primeiro passo é a organização definir quais objetivos pretende alcançar em um trimestre, em um ano e a longo prazo.

A definição dos OKRs

Os objetivos em si são os próprios OKRs, os quais são qualitativos e facilmente mensuráveis. Ou seja, tem que ser um objetivo palpável e que realmente seja possível de ser analisado.

Aliás, presume-se que o objetivo em si seja descrito de modo curto, envolvente e empolgante.

Aqui vão alguns exemplos de objetivos:

– Criar uma incrível para os clientes;

– Aumentar a receita recorrente.

Key Performance Indicator (KPI)

Lembra que mencionamos que os nossos objetivos são qualitativos e mensuráveis? Então, eles são mensurados por intermédio do chamado KPI. Traduzindo, podemos chamá-lo de Indicador-chave de Performance.

No caso de um <strong<kpi< strong=””>, ele precisa ser quantitativo. Portanto, é a partir da análise numérica que compreendemos se atingimos um objetivo.</strong<kpi<>

Um OKR, por sua vez, pode ter mais de um KPI. Lembra-se do OKR “Criar uma incrível para os clientes”?. Aqui damos exemplos de KPIs para mensurá-lo:

– Aumento da taxa de satisfação dos clientes atendidos de X para Y;

– Manter o custo de por cliente abaixo de valor X;

– Reduzir o de receita em X%.

No caso do OKR “Aumentar a receita recorrente”, podemos adotar os seguintes KPIs:

– Diminuir a taxa de de X% para Y%;

– Aumentar a base de clientes em X% ao trimestre.

Seja como for, parte importante da metodologia é garantir que os objetivos sejam realmente alcançáveis. Afinal, metas inalcançáveis têm o efeito inverso: desmotiva a equipe!

Quais os benefícios da metodologia OKR para a ?

Agora que vimos do que se trata a metodologia, podemos entender melhor como ela pode ajudar efetivamente a .

Por isso, trazemos agora 6 benefícios da metodologia OKR para a contabilidade. São eles:

1 – Diminuição da taxa de inadimplência

Um problema recorrente para escritórios de contabilidade é lidar com a taxa de inadimplência. Por isso, com ela, é possível criar um mais efetivo para lidar com a problemática.

OKR:

– Diminuir a taxa de inadimplência.

KPIs:

– Diminuir a taxa de inadimplência de X para Y%;

– Renegociar dívidas de X clientes;

– Aumentar o fluxo de caixa em X%.

Mais uma vez, vale ressaltar que os KPIs precisam ser realistas e possíveis de serem alcançados. Senão, pode ser objetivo muito difícil de ser mantido.

2 – Aumentar a agilidade dos

Outra maneira bastante interessante de utilizar a metodologia a seu favor é quanto ao cumprimento de prazos. Sendo assim, com objetivos bem delimitados, é possível aumentar bastante a produtividade e a eficiência nos serviços.

Os KPIs, por exemplo, podem girar em torno das seguintes questões:

– Manter Nucont sempre atualizado 100% ao longo do trimestre;

– Diminuir atrasos em pelo menos 20%;

– Elevar 80% decisões junto a clientes com fiscal integrado ao contábil;

– Elevar 80% decisões junto a clientes com DP integrado ao contábil;

– Elevar 80% decisões junto a clientes com financeiro integrado ao contábil.

Enfim, o fato é que é possível elaborar metas para garantir maior eficiência e agilidade nos serviços. Aliás, permite uma cobrança mais efetiva sobre os responsáveis.

3 – Melhoria no engajamento da equipe

Como vimos, a intenção das metas é justamente engajar a equipe na solução das questões. Por isso, a intenção é que as metas possam ser elaboradas tanto em nível de equipe, quanto individual.

Ou seja, neste processo, o que vale não é apenas alcançar objetivos individuais que provem eficiência. Na verdade, reforçam o comprometimento de todas as partes envolvidas no .

Desse modo, reforça ainda uma interna de colaboração. Sobretudo, devido ao fato de certas práticas impactarem tanto a organizacional.

4 – Organiza melhor os internos

A partir do momento que toda a equipe está engajada para alcançar os OKRs, os internos podem ser melhorados. Portanto, a intenção é que, além dos já delimitados, a equipe consiga se unir em prol dos objetivos.

Com objetivos bem claros e alcançáveis, há um facilitador de diálogo para que cada um saiba como fazer a sua parte. Pois, é sempre preciso mensurar os seguintes aspectos:

– A equipe conseguiu alcançar os objetivos propostos?

– Algum colaborador teve o desempenho abaixo da equipe?

– Alguém teve o desempenho muito acima do resto da equipe?

Por isso, fica mais fácil nortear e nivelar o modo como as atividades são desempenhadas internamente.

5 – Permite fazer um consistente

metodologia OKR para a contabilidade confere uma forma de efetivo.

Em outras palavras, permite que a ocorra de modo muito mais estratégico e, posteriormente, tático. Afinal, nenhuma ação deve ser desempenhada ao acaso.

Um problema muito sério em qualquer modelo de negócio é a extrema operacionalização. Portanto, é bastante prejudicial quando as atividades são somente operacionais e ligadas no piloto automático.

6 – Garante que realmente medem o crescimento

Por fim, mas, não menos importante, está a importância de termos quanto ao nosso crescimento. E, para além do crescimento, de como anda a situação do escritório em si.

Muitas vezes, as instituições podem se perder na mensuração de suas metas. Com a metodologia OKR, a análise pode ser bastante prática e sem margem para confusões.

Viu só como a metodologia OKR para a contabilidade pode fazer toda a diferença? Aproveite e se inscreva no nosso canal do Telegram para ficar sempre por dentro das novidades da área!