Serviços de Contabilidade em Portugal

servicos de contabilidade portugal

Recentemente falei em uma matéria no Jornal Económico que os escritórios de contabilidade de Portugal têm condições para se tornarem nos maiores fornecedores de serviços contabilísticos da Europa.

Existem muitos prós e contras em profissionais desse país, como o mindset e de crescimento interno das organizações que são muitas vezes obstáculos.

Por outro lado, Portugal tem profissionais altamente qualificados, muitas vezes dominam várias línguas e têm um custo de operação menor do que outros países europeus.

Nesse artigo, vou destrinchar alguns desses aspectos tão importantes que se tornam motivo para destaque em determinadas regiões.

O que é o Mindset para Serviços de Contabilidade

O mindset é o principal obstáculo não só da área de contabilidade, mas também de outras áreas intelectuais. Isso porque, para melhor desenvolvimento de negócios, é preciso ter o mindset de .

Independente do seu nível de hierarquia no escritório (dono, gestor ou o técnico), a mentalidade empreendedora faz muita diferença para seu negócio ou carreira, principalmente se você aplica conceitos de no dia a dia do trabalho.

Técnicas de estratégica de negócios, pessoas, e não são mais diferenciais para escritórios de contabilidade. Ou a sua empresa tem isso ou ela fecha.

Por um lado, existe cada vez mais a cobrança por conhecimentos técnicos avançados e atualizados. Por outro, ter apenas esse tipo de conhecimento não é o suficiente.

Desenvolver os relacionamentos, comunicação, proatividade e outras inteligências, além das meramente técnicas, são fatores que também são levados em conta tanto por recrutadores quanto por clientes.

Leia mais:

Qualificação de profissionais

Uma dificuldade bem comum na área de contabilidade em Portugal, assim como no Brasil, é a de captar e reter talento.

Se de um lado faltam profissionais com o mindset , por outro faltam iniciativas dentro das empresas para desenvolver esses profissionais.

Os bons talentos, quando encontrados, precisam de desenvolvimento interno, caso contrário, não abrem oportunidades. E na empresa em que há falta delas, os colaboradores procuram outras em que podem encontrar em abundância.

Equipes de Alta Performance em Contabilidade

Afinal, qual é a chave para o alto desempenho de equipes de alta performance? Normalmente, não está no “o que” eles falam, mas “como” se comunicam.

Os padrões de comunicação são o indicador mais importante para o da equipe. E juntos com outros fatores como inteligência individual, personalidade, habilidade e o conteúdo das discussões podem tornar equipes memoráveis.

Além disso, a energia e o envolvimento de uma equipe fora das reuniões formais também influenciam na produtividade dela.

Leia mais:

A realidade do outsourcing

Segundo o Mapa do na Contabilidade 2020, pesquisa que realizei no Brasil, a terceirização da área financeira das empresas já figura no radar de pelo menos 40% dos escritórios de .

É uma tendência não só no Brasil, mas a nível mundial, o chamado “outsourcing do outsourcing”. Isso acontece quando escritórios de contabilidade contratam outros para realizar determinadas atividades (cálculo de impostos ou processamento de salários, por exemplo).

Essa é uma eficiente para os dois lados: para o escritório que é contratado, é uma forma de gerar receita. 

Para o escritório que contrata, é uma maneira de aumentar a produtividade da equipe, que agora estará mais focada em tarefas que possuem alto valor.

Leia mais:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments