Contabilidade on-line: um machado cego?

por Roberto Dias Duarte*

Ao compreender os conceitos de nรญvel de maturidade de canais de atendimento, fica รณbvio que o escritรณrio contรกbil que optar por um รบnico canal, mesmo que eletrรดnico, decidiu por voltar no tempo e tornar-se โ€œsingle channelโ€.
Ao compreender os conceitos de nรญvel de maturidade de canais de atendimento, fica รณbvio que o escritรณrio contรกbil que optar por um รบnico canal, mesmo que eletrรดnico, decidiu por voltar no tempo e tornar-se โ€œsingle channelโ€.

“Se eu tivesse oito horas para cortar uma รกrvore, gastaria seis afiando meu machadoโ€, dizia Abraham Lincoln,16ยฐ presidente dos Estados Unidos e um dos maiores lรญderes daquele paรญs.

Aqui no Brasil, entretanto, seguindo nosso padrรฃo cultural, se nos dessem oito horas, gastarรญamos o dobro de tempo e ainda correrรญamos o risco de cortar a รกrvore errada.

Exemplos disso nรฃo faltam. Quem nunca comeรงou uma reforma em sua residรชncia e quebrou, construiu e, sรณ depois que deu tudo errado, elaborou um projeto? A empreitada atรฉ acaba, mas com prazo, custo e lรกgrimas alรฉm do necessรกrio.

Em nossas empresas nรฃo รฉ diferente. Acreditamos que planejar รฉ desnecessรกrio. Pior, sรณ trabalha quem estรก com o machado na mรฃo, cortando a รกrvore. Afiar a ferramenta e decidir qual serรก o objetivo รฉ considerada uma atividade meramente supรฉrflua.

No mundo dos escritรณrios contรกbeis essa premissa tambรฉm รฉ verdadeira, constatada pela atual onda de modismo que toma conta do mercado, notadamente em relaรงรฃo ร  โ€œcontabilidade on-lineโ€.

Ferramentas tecnolรณgicas existem aos montes, alรฉm da chamada โ€œcontabilidade on-line”: sistemas integrados de apoio ร  gestรฃo (ERP), integraรงรฃo entre ERPโ€™s das empresas e sistemas de apoio ร  escrituraรงรฃo contรกbil e fiscal, portais de relacionamento com clientes, sistemas de gestรฃo financeira em nuvem, sistemas de gerenciamento do relacionamento com clientes (CRM), dentre outras. Mas quais sรฃo as mais adequadas para o escritรณrio contรกbil? E mais: afinal, o que รฉ a “contabilidade on-line”?

De forma resumida, o que se observa no mercado como oferta de serviรงos contรกbeis on-line, na realidade, รฉ um tipo de prestaรงรฃo de serviรงos por meio de um canal exclusivamente eletrรดnico para relacionamento com clientes. Assim, o processamento da escrituraรงรฃo das informaรงรตes empresariais ocorre de forma centralizada a partir de documentos enviados pelas empresas em formato eletrรดnico. Portanto, ย a รกrea de atuaรงรฃo do escritรณrio contรกbil abrange, em tese, todo o territรณrio nacional.

Para compreender este movimento รฉ fundamental estudar a evoluรงรฃo do processo de atendimento a clientes:

โ€ข Single Channel: Antigamente, as empresas ofereciam apenas uma opรงรฃo de relacionamento e compra de seu produto ou serviรงo, em geral por meio de sua loja fรญsica.

โ€ข Multi Channel: Com o surgimento de tecnologias de comunicaรงรฃo as empresas passaram a oferecer mais de uma opรงรฃo para relacionamento com seus clientes, como: centrais telefรดnicas, emails, sites, lojas virtuais (no caso do comรฉrcio) etc.

Atรฉ este momento, os canais nรฃo eram integrados. A maior parte dos escritรณrios contรกbeis no Brasil encontra-se neste nรญvel de maturidade. Por exemplo, se o cliente liga, ou envia um email, para o escritรณrio solicitando uma CND para um funcionรกrio, esta demanda depende exclusivamente daquela pessoa.ย  Se, por algum motivo, o funcionรกrio se esquece ou falta ao trabalho, a demanda nรฃo รฉ concluรญda porque as outras pessoas nรฃo ficam sabendo da solicitaรงรฃo.

โ€ข Cross Channel: as empresas oferecem aos clientes diversas opรงรตes de canais para interaรงรฃo, integrados entre si. Este nรญvel de maturidade na comunicaรงรฃo gera um aumento significativo da comodidade ao cliente. Suas demandas sรฃo compartilhadas e gerenciadas de forma a reduzir significativamente erros, retrabalho e reclamaรงรตes.

โ€ข Omni Channel: รฉ uma evoluรงรฃo do Cross Channel que pouquรญssimas empresas no mundo jรก atingiram. Neste modelo o foco รฉ a experiรชncia do cliente que deve ser inesquecรญvel e refletir a proposta de valor da organizaรงรฃo.

Um exemplo real รฉ o caso da Disney que oferece uma โ€œexperiรชncia memorรกvelโ€ para as famรญlias. Assim, sites, aplicativos, atendimento presencial e demais canais tรชm como missรฃo transmitir essa experiรชncia inesquecรญvel e divertida, e nรฃo apenas entender ao cliente.

Ao compreender os conceitos de nรญvel de maturidade de canais de atendimento, fica รณbvio que o escritรณrio contรกbil que optar por um รบnico canal, mesmo que eletrรดnico, decidiu por voltar no tempo e tornar-se โ€œsingle channelโ€.

Mesmo que isso reduza seus custos, que esta reduรงรฃoย  seja repassada para o preรงo dos serviรงos e que o atendimento seja 24 horas por dia, 7 dias por semana, ainda assim รฉ um retrocesso.

Talvez atรฉ seja funcional em um primeiro momento pois a รบnica oferta de valor, neste caso, รฉ o preรงo baixo. Mas comodidade significa muito mais que atendimento 24×7. Na realidade, comodidade รฉ ser atendido pelo canal mais conveniente ao consumidor, de acordo com cada situaรงรฃo.

Um exemplo claro disto รฉ o das cias aรฉreas. A maior parte das transaรงรตes de compra e atendimento se dรก por meio dos seus sites na internet. Mas o cliente tem a seguranรงa de ser atendido em uma loja fรญsica, por uma pessoa โ€œde verdadeโ€, caso tenha um problema mais grave.

Da mesma forma, os clientes dos escritรณrios contรกbeis esperam a seguranรงa e a comodidade no atendimento. Quem duvida disto, basta observar o comportamento de uma cliente que estรก com o faturamento parado por falta de uma informaรงรฃo tributaria ou uma CND. Serรก que ele se contentarรก com o single channel?ย  Mais ainda, quando ele receber uma notificaรงรฃo fiscal, o canal eletrรดnico serรก suficiente para ajudรก-lo na resoluรงรฃo da questรฃo?

Enfim, utilizar canais eletrรดnicos de atendimento para aumentar a eficiรชncia aos processos de escrituraรงรฃo, gerar mais comodidade e seguranรงa aos clientes รฉ um bom caminho, se vocรช tem em mente o cross channel ou o onmi channel. Contudo, antes de decidir qual ferramenta utilizar (integraรงรฃo entre sistemas, portais, sistemas em nuvem), รฉ fundamental conhecer o seu pรบblico alvo.

ร‰ preciso, sobretudo, descobrir qual รฉ a melhor tecnologia para se comunicar com o segmento de mercado que vocรช atende. Ou seja, planejar antes de cortar a รกrvore. Do contrรกrio, muito provavelmente vocรช gastarรก mais tempo e dinheiro para cortar (possivelmente) a รกrvore errada.

 

(*) Roberto Dias Duarte รฉ sรณcio e presidente do Conselho de Administraรงรฃo da NTW Franquia Contรกbil, primeira do gรชnero no paรญs.