
Após seis anos da abertura de seu escritório contábil, a contadora Renata Lamounier e o sócio Adriano Fonseca decidiram, em 2015, que o negócio precisaria de uma ampla reformulação, caso quisesse seguir crescendo de maneira sustentável no longo prazo.
A solução para isso, porém, foi no mínimo inusitada. Ao invés de investir em prospecção e sair à caça de novas parcerias comerciais, eles resolveram tomar justamente a rota contrária.
Enxugaram a carteira de clientes, focaram em segmentos específicos – como o da indústria calçadista, forte na região de Nova Serrana (MG), onde a Suprema Assessoria Contábil está estabelecida – e, no final das contas, conseguiram aumentar em cerca de 35% o faturamento em relação ao ano anterior.
“Assim, conseguimos dar um tratamento diferenciado a estes clientes e ampliar os nossos honorários com eles. Naturalmente, atraímos também outras empresas desses setores que definimos como prioritários”, relata Renata.
Os ajustes realizados na gestão envolveram também a redução de custos desnecessários, a implantação de sistemas para otimizar a gestão dos processos e a diferenciação dos seus cerca de 60 clientes, conforme a rentabilidade propiciada ao escritório contábil e o nível de complexidade das operações.
Dessa forma, foi possível definir, por exemplo, quais canais de comunicação seriam utilizados para atender cada empresa e quanto tempo a equipe precisaria dispender para se relacionar com estes parceiros.
Segmentar a atuação do escritório contábil
“Tínhamos um atendimento igual para todo mundo, mas percebemos que os clientes não são todos iguais. Para alguns, o relacionamento é praticamente todo de forma virtual e em outros fazemos reuniões periódicas e atuamos diretamente na empresa”, explica a contadora.
O ponto de partida para todas essas mudanças, segundo ela, se deu após a participação no Workshop “Contador 2.0”, do professor e palestrante Roberto Dias Duarte, em que todos esses aspectos são dissecados a partir do método Canvas.
Com a evolução do seu negócio, a contadora afirma não entrar mais em competição por preço com os concorrentes de sua região, respaldada pelo aprimoramento da qualidade dos serviços prestados por sua empresa.
“O principal desafio que o empresário contábil enfrenta hoje é em relação à modernização dos processos, que precisam acompanhar as necessidades do mercado. Quem não se atentar para isso perderá oportunidades e, com o tempo, tornará o seu negócio inviável. Ao perceber isso, pudemos dar um novo rumo à nossa empresa”, analisa Renata.
Anderson Piter Neves
Camila Gonçalves De Araujo Hamada leia
Iverlete Rios Coelho
Leonardo Monte Camilo Uchôa
Daiana Bendlin
Muito interessante isso Luiz Carlos Souza Filho!!!
Wilson Venancio
Já estamos segmentando clientes
Paulo Silvânio, Hannah Maynna
Marcelo Ortolan
Heloisa Macedo Sá
Vagner Dias
Tiago Crepaldi
Biano Mohamad mostra pra Amandinha
Karem Mariano você já começou a fazer isso…
Sim !!!! E me inspirei um pouco neles !!!
Fabricio olha isso!!!
Andréa Aza Mauricélia Rodrigues Daiana Machado olhem aquele exemplo que a Andréa deu na aula.
Lucinete Freitas Vicente De Paulo Silveira Jr. Dakcia Araujo SilveDakcia Araujo SilveiraaQuezia FerreiraAmanda Costa
Luzia Amancio olha que legal!
Olha Soniah Mria Wilanny Lima!
Convidado a se retirar…kkkk
Cassia Alves olha aí!
Lucinea Ferreira de Lima
Neide Moura
Orelio de Oliveira
Gui Pichol
André Pimentel Sá
Olha Carlos Fernando de Brito e Daniele Gilgen
Patricia Farias……
Regina Regina Célia Marchenta Ribeiro
Albanir Emiliano Lucas
Kleber Lira
Maurilio Correia Santana Joaquim Edgar
Samira Muller
João Luis Cipriani
Alessandro Cerqueira
Osvaldo Gimenes
Ariane Quirino
Carla Crozatto
Sara Azevedo
Jonatas Matos
Carla Oliveira
Alexandre Vieira
Oi Gabis !! Eu já tinha lido esta matéria ! Kkk
Celio Junior
Luciana Morais Guimarães
Em Janeiro farei isso limpeza total
Ingrid Cruz
Renata Karla
Murilo Mayer
Ótimo. Excelente. Tem clientes que não somam em nada. Pelo contrário … O escritório paga para mante-los … Os seus honorários no final no mês …não paga o tanto de tempo despendido com eles e cansaço mental e desgaste do colaborador. Aff
Olha Mírian Gomes Neves
Acho isso fundamental, você demonstrar ao seus clientes que são muitos mais que clientes e sim parceiros. No final, todos saíram ganhando.
Mírian Gomes Neves isso mesmo!
Ivanete Gilioli olha, definição do negócio!
Muito interessante!