Equipe de alto desempenho na contabilidade: resultado traz motivação

por Roberto Dias Duarte

Confira como a relação de pertencimento e o contato com quem colhe os resultados do trabalho dos profissionais do seu escritório ajudam a aumentar a motivação do time.
Confira como a relação de pertencimento e o contato com quem colhe os resultados do trabalho dos profissionais do seu escritório ajudam a aumentar a do time.

Motivar os funcionários pode parecer fácil, na teoria. Na prática, motivar uma equipe de alto desempenho na contabilidade, em situações reais, é muito mais desafiador. Todos nos lembramos de algum filme que tenhamos visto e que nos marcou quer pelo exemplo motivador, quer pela coragem em superar desafios.

O filme “Um domingo qualquer” (“Any given sunday”, nome original), de 1999, dá boas lições de vindas do esporte. O ator Al Pacino vive o papel de Tony D’Amato, o treinador do Sharks, uma equipe de futebol americano em crise que está sofrendo uma sequência de derrotas. O filme do diretor Oliver Stone, traz o conceito de liderança, que motiva pelo exemplo. Há uma cena em que eles estão perdendo e precisam virar o jogo.

Nesse momento, o técnico usa a sua para motivar os jogadores, adotando a de citar alguns erros que ele havia cometido na sua vida e que não gostaria que seus homens repetissem.

Outro filme inspirador é “À procura da felicidade” (“The Pursuit of happiness”, nome original). Quem não se recorda do personagem Chris Paul Gardner, interpretado por Will Smith, um vendedor de aparelhos médicos que tem o sonho de se tornar corretor de ações.

A trama, baseada numa história real, mostra os duros desafios enfrentados, até que Gardner consiga atingir a sua meta. Uma cena marcante acontece quando Gardner ensina e motiva seu filho pequeno que ninguém pode convencê-lo de que não pode realizar ou alcançar algo.

Basta você querer e lutar por isso. Com certeza, esse filme de Gabriele Muccino, pode funcionar como um “empurrão” para quem está precisando de no trabalho. Outro fator motivacional importantíssimo, além do exemplo e da força do querer, está em ver o resultado do seu trabalho. Isso vale para o time contábil e pode ajudar o 2.0 a equilibrar a equação motivação versus a necessidade de inovar.

Motivação e percepção dos resultados: a relação com o cliente

Estudos de campo mostram que pessoas que estavam tentando obter doações de bolsas de estudos se sentiram mais motivados quando tiveram contato com os beneficiários das bolsas.

Salva-vidas ficavam mais vigilantes depois de ler histórias sobre pessoas cujas vidas foram salvas por profissionais como eles.

Cozinheiros que vêem aqueles que estarão comendo os alimentos preparados por eles, se sentem mais motivados e trabalham mais. No não é diferente.

De acordo com as pesquisas citadas acima, as interações com quem consome e obtém resultados por meio do seu trabalho se apresentam como fator chave no aumento da motivação dos profissionais.

A na contabilidade traz uma aproximação com o cliente, por meio das redes sociais onde o time do escritório tem a percepção sobre o impacto do seu trabalho. As tecnológicas como a nuvem e a mobilidade melhoram as práticas de ao cliente e aproximam os colaboradores dos resultados que a empresa deseja.

Que tal atribuir a seus funcionários, por exemplo, projetos de . Além de poder dar a eles a percepção dos resultados, você também pode aproveitar para colocar seu nos trilhos da transformação digital. Que dobradinha excelente!

Projetos para construção de um site, escolha de uma solução tecnológica em nuvem, melhores práticas e técnicas de ao cliente. São exemplos de projetos onde os resultados trazem grande impacto para o escritório e para seus clientes. Não há melhor forma de ver seu trabalho em prática, trazendo resultados, certo? Ganha o escritório com , e o time com motivação.

Equipes motivadas usam a para facilitar a execução de tarefas

e na contabilidade vão além de entender e usar as novas ferramentas. Ela facilita a execução das tarefas do 2.0. Os contadores deixaram de ser “os caras dos impostos”, que ficavam mergulhados em papéis e gastam seu tempo em tarefas burocráticas e operacionais, para agregarem a função de consultores de negócio para seus clientes.

Um time de alta performance na contabilidade precisa desenvolver essas novas habilidades e agregar valor ao serviço prestado, usando a tecnologia a seu favor. Com a tecnologia, você pode observar os com mais calma e pode assim contribuir com mais assertividade e até se tornarem bons conselheiros. Isso não implica dizer que o 2.0 vá perder o foco da sua atividade principal: a contabilidade. O que está ocorrendo é que, cada vez mais, a contabilidade vem se apropriando das soluções tecnológicas disponíveis no mercado para tornar o trabalho mais rápido e produtivo.

Equipe de alto desempenho na contabilidade: a relação na empresa

Veja que interessante esse estudo de campo, de Paul Green da Harvard Business School, Brad Staats e Francesca Gino. Ele foi realizado em uma empresa de processamento de tomates, na Califórnia. Parte de seus funcionários de colheita foi convidada a assistir um pequeno vídeo, de um colega dentro da empresa. No vídeo, o profissional fala sobre o impacto positivo do seu trabalho na fábrica. Outra parte dos profissionais que também trabalham com colheita não assistiram a esse vídeo, propositadamente.

A pesquisa constatou que, os funcionários que assistiram ao vídeo do  colega obtiveram uma melhoria de 7% na produtividade, em média, em relação àqueles que não tiveram acesso ao vídeo. Isso demonstra que um maior sentimento de pertencimento ao negócio, também impacta na motivação por fazer um melhor trabalho.

Tanto no trabalho como fora dele, todos lidamos com a necessidade inerente ao ser humano de pertencer. Esse estudo demonstra claramente que o retorno  positivo dos beneficiários internos das atividades dos trabalhadores – seus colegas – constituíram uma importante fonte de motivação e sensação de pertencimento.

Nos últimos anos, as empresas contábeis estão sentindo a necessidade de inovar como forma de se manterem competitivas. Mas como manter uma equipe de alto desempenho na contabilidade, sempre motivada a criar e a inovar?

Se motivação aumenta o desempenho e a produtividade do time, e conectar funcionários aos beneficiários de seu trabalho aumenta a motivação, então porque não? Como gestor, você precisa mapear e aproveitar as oportunidades que existem no seu para criar essas conexões e desenvolver uma equipe de alto desempenho na contabilidade.

 

Qual sua opinião sobre isso?

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.