Ter uma empresa de contabilidade de sucesso não é impossível. Mas é preciso superar algumas dificuldades para ter um negócio de sucesso. Construir relacionamentos sólidos e de confiança com os clientes, vencer a concorrência no mercado, oferecer qualidade, atendimento diferenciado e fazer bom uso da tecnologia são apenas algumas delas.
Vejamos mais detalhadamente algumas estratégias que você pode usar para crescer sua carreira contábil.
Que importância tem a contabilidade para as empresas?
Sem contadores, os negócios não podem ser mantidos. Empreendedores e gestores precisam das empresas de contabilidade por três razões básicas:
- Ao terceirizar processos contábeis, tributários e trabalhistas, as empresas reduzem seus custos e riscos;
- Os profissionais da contabilidade podem fornecer informações relevantes para a prosperidade do negócios: custos, otimização de receitas, estoques, vendas, caixa;
- A consultoria estratégica realizada por profissionais da contabilidade ajudar o empreendedor a aproveitar melhor as oportunidades e reduzir ameaças do cenário externo.
Os serviços prestados pelos escritórios de contabilidade são imprescindíveis para as pequenas empresas, seja no nível operacional, tático ou estratégico.
Como posso fazer crescer meu escritório de contabilidade?
Se você quer saber como fazer meu escritório de contabilidade crescer, você tem que lembrar que não vai acontecer tudo de uma vez. Você tem que construir, subir passo a passo e posicionar a sua autoridade.
Uma empresa contábil, em sua fase de estirão, terá dores próprias do negócio. É como uma criança passando pela fase do crescimento. Muitas vezes elas podem sentir dores nas pernas. Lembra a dificuldade para dormir na fase de transição da idade infantil para a adulta? A situação é bem parecida com o crescimento de uma empresa.
Ao contrário de uma criança passando por uma crise, você não pode simplesmente sentar e chorar. É preciso agir.
Saiba quais passos a dar para tornar este crescimento saudável.
Por que é importante crescer?
Um negócio relevante é aquele que tem uma posição de destaque no mercado. Então, além de entender como fazer seu escritório de contabilidade crescer, é preciso pensar na importância de ter um negócio de sucesso.
Em muitos casos, crescimento é sinônimo de prosperidade financeira. Isso não significa que você sempre terá altos lucros. Isso pode até vir a ocorrer no futuro, mas a ideia do crescimento saudável se relaciona à possibilidade de investir do próprio negócio.
Contudo, em negócios baseados em capital intelectual, se você não cresce, morre!
A razão é fácil de compreender: empresas que têm sua geração de valor baseadas em capital intelectual tem como recursos chave:
- Gente: profissionais engajados, capacitados tecnicamente e com muitas habilidades comportamentais;
- Tecnologia: sistemas para automatizar as tarefas operacionais, o relacionamento com clientes e a invocação em serviços;
- Metodologias: processos bem desenhado para eficiência operacional e gerencial.
Fato é que sem crescer, a empresa não consegue atrair, manter e desenvolver profissionais altamente qualificados. Eles não entram na empresa ou, se entram, pedem demissão em pouco tempo.
Se crescer, a empresa também não consegue recursos financeiros para investir em tecnologias e metodologias.
Ou seja, sem crescer, o escritório de contabilidade fica obsoleto e entra em decadência.
Por onde começar
Você tem que descobrir aonde você quer ir e então descobrir como chegar lá.
A concentração é essencial. Se você quer aprender a crescer na sua carreira contábil, precisa saber para onde quer ir.
Assim que o objetivo for alcançado, defina um novo para acompanhar. Por isso, metrifique e perceba se está se guiando pelas estradas corretas, e, se necessário, mude sua rota e remaneje seu trajeto!
Faça um planejamento, navegue pelos seus desejos, imagine seu escritório no futuro, coloque os pés no chão e comece a planejar para chegar lá.
O que você tem que fazer agora é um plano de ação que irá guiá-lo para o sucesso. Isso envolve pensar em como se diferenciar da concorrência, a viabilidade da proposta da empresa no mercado, necessidades de investimento, entre outras coisas.
O processo de crescimento
Como faço para crescer minha empresa de contabilidade? Conheça a fundo todos os processos, pois eles ditam toda a trajetória de seus serviços até chegar ao cliente. Você também precisa saber se eles têm um propósito específico. Um empresário fracassado é um empresário fracassado, lembre-se disso.
Por isso regule bem os seus processos. Aprenda cada etapa e descubra onde estão seus clientes. Criar um método de trabalho é essencial.
E como será?
Tenha organização e estabeleça um modo de funcionamento que estimule a realização de tarefas rotineiras de acordo com a prioridade.
Não se esqueça de ter também um escritório organizado no que diz respeito aos documentos, preferencialmente em meio digital. Compartimentos específicos para sistematizar documentos, de acordo com a natureza de cada tipo, com o uso de etiquetas, contribuem para a saúde do meio ambiente e interfere ativamente em processos de um escritório mais simples. Faça um armazenamento de documentos do cliente.
Uso da tecnologia
A tecnologia é essencial para organizar esses processos. Existem ótimas ferramentas para melhorar as atividades diárias do escritório e da equipe. Os aplicativos de mensagens instantâneas são ótimas ferramentas para agilizar a comunicação.
Existem várias soluções para enviar e receber documentos online.
Para abordar outros processos de back-office, como relacionamento com o cliente e marketing, você poderá utilizar determinados softwares de CRM (Customer Relationship Management), aplicativos para agendar postagens em redes sociais ou envio de SMS, banco de imagens gratuitas para ilustrar seu conteúdo, entre outros.
Com estes tipos de ferramenta, você pode diminuir o tempo gasto na realização de tarefas, se atualizar sobre a legislação da sua profissão, ter colaboradores mais produtivos, obter maior segurança na gestão de dados, e prestar um serviço de alta qualidade para seus clientes.
Entregue valor
Como fazer crescer minha carreira contábil se não sei se estou fornecendo algo de valor para um cliente? Esse conhecimento é muito importante.
Para isso, pense nas seguintes questões: que tipo de serviço oferece? Você está apenas fazendo o básico ou está dando um suporte diferenciado?
Sua entrega diz muito sobre sua forma de trabalhar e está totalmente conectada ao seu negócio. Você vende o que pode oferecer. E, no mercado em que estamos, é essencial ter clareza de que lado você está.
Precificação é importante
Como acabamos de falar, o mercado contábil está passando por um período de intensas transformações.
Algumas empresas de contabilidade se envolveram em uma guerra de preços irracional. E as guerras de preços tornam-se mais absurdas quando não suportam a operação.
Para crescer, além de estabelecer valor significativo para suas entregas e clientes dispostos a pagar, você deve permitir que tudo continue funcionando e fornecendo bons resultados para você.
Uso de Estratégia de Marketing e Divulgação
A divulgação planejada é fundamental para a aquisição de clientes.
Produza conteúdo de qualidade, as redes sociais, sites e blogs são o meio de comunicação perfeito para mostrar sua autoridade por meio de conteúdos que combinam com sua personalidade.
Você pode desenvolver textos, vídeos, podcasts e infográficos sobre temas de interesse do seu público alvo, e na linguagem dele.
Os dois erros mais comuns em marketing contábil são: criar conteúdos que não resolvem problemas para o público alvo; e comunicar em linguagem técnica, de forma que o público não compreenda a mensagem.
Essas formas de comunicação utilizadas no marketing contábil ajudam a construir a imagem de uma empresa de contabilidade de sucesso porque agregam valor ao seu público. A Internet sempre será uma ótima maneira de se apresentar como uma autoridade em seu mercado.
Relacionamento com clientes
Após conquistar seus clientes com estratégias de marketing, é preciso ter uma boa política de relacionamento com eles para mantê-los. Afinal, sem uma base sólida, não havia como fazer crescer sua prática contábil.
Primeiramente, pense que sua empresa já possui clientes com determinados perfis devido à identificação de personas. Assim você tem uma ideia das expectativas e necessidades do cliente. Trabalhe para conhecê-los!
Não se trata apenas de atraí-los, comemorar dias especiais ou dar-lhes descontos. É verdade que qualquer interação com o cliente é importante, mas o que deve ser enfatizado é a entrega de um serviço de qualidade. Significa estar presente no dia a dia da empresa, para poder ver como você pode ser, de fato, essencial. Tem transparência nos processos que lhe estão associados.
Por exemplo, com um software de contabilidade integrado ao sistema ERP de um cliente, você pode mantê-lo informado sobre o andamento de seu trabalho com ele. Tudo isso ajuda sua empresa a provar seu valor para os clientes.
Já está desenvolvendo ou tem planos para os próximos anos? Existe alguma diferença que seu escritório pode fornecer que possa ser avaliada? Existem menos concorrentes ou escritórios menos preparados do que você nessa área?
As respostas positivas para a maioria das perguntas são uma orientação positiva para um bom direcionamento. Não se esqueça, porém, dos objetivos. Qualquer que seja a segmentação deve estar alinhada à sua empresa.