Santa Bárbara do Oeste (SP) – Embora enraizada na mais pura tradição familiar, a ETECON Contabilidade não pode ser confundida com aqueles empreendimentos fadados à inevitável decadência ao longo do tempo, quase sempre restringindo sua razão de ser à mera subsistência dos sócios.
Investimento em Programas de Qualidade para Empresas Contábeis
Prova disso está na Certificação pelo Programa de Qualidade de Empresas Contábeis (PQEC), do SESCON-SP, obtida há 13 anos seguidos, assim como a conquista da ISO 9001/2008, em 2016, com up grade para a versão 2015 apenas dois anos depois.
Vale ressaltar ainda a conquista do selo CSI – Certificado de Segurança da Informação no ano de 2019, consolidando um árduo trabalho de proteção dos dados dos clientes, matéria prima para a prestação dos serviços contábeis com eficácia e eficiência do sistema de gestão da qualidade, adotado pela empresa desde o início das certificações.
No DNA: aprendizado permanente
Por trás de toda essa rota ainda ascendente, quase 43 anos após a decolagem, está o valor atribuído pela direção da Etecon ao ato de aprender sempre, ímpeto que levou todos os seus integrantes a estudar Contabilidade, e fazer da presença em palestras e workshops – combinada às boas leituras sobre o tema – uma prática constante.
Foi este perfil, aliás, que acabaria levando a empresa a se interessar pela mentoria do Roberto Dias Duarte (RDD), justamente num momento de grandes transformações internas, marcado pela substituição do sistema contábil utilizado para atender seus clientes; utilização de plataforma em nuvem e, principalmente, a decisão irremovível de oferecer ao mercado uma prestação de serviços de caráter consultivo, bem à frente do mero cumprimento das exigências fiscais.
Além do Big Brother Fiscal
“Já na primeira reunião percebemos claramente que ele era muito mais do que o homem do Big Brother Fiscal”, relembra Renato, ao justificar a decisão de incluir a mentoria do especialista entre os aspectos essenciais para continuar evoluindo.
“Hoje, trouxemos este trabalho para o campo dos nossos Recursos Humanos, ao constatar a necessidade de trabalhar habilidades comportamentais como empatia, resiliência, transparência e atendimento”, acrescenta o jovem empresário de 35 anos, cuja formação acadêmica – além de Ciências Contábeis – abrange Engenharia de Controle e Automação, com mestrado em Engenharia de Produção.
Em 2021 investimentos no processo comercial
Inevitavelmente afetada pela pandemia do COVID-19, a exemplo de todos os empreendimentos do Brasil e do mundo, frente a esta crise que ainda parece longe do fim, a Etecon vem amenizando tudo isso ao colher os frutos do alto nível de excelência oferecido até aqui nos seus serviços.
E planeja novos saltos para o ano que se aproxima. “Em 2021, voltaremos a atuar mais fortemente de dentro para fora, isto é, redesenhando intensamente nosso processo comercial”, revela Renato Monaro, ao dar um spoiler de mais uma lição de casa sobre a qual o RDD também estará debruçado.
Por Wagner Fonseca – www.reperkut.com.br