Flexibilidade cognitiva: o que é e como aplicar na gestão do seu negócio

Flexibilidade cognitiva: o que é e como aplicar na gestão do seu negócio

Com a e a cada vez mais presentes, principalmente no atual cenário dos negócios, ter flexibilidade cognitiva é fundamental.

O constante crescimento dessa área tem gerado ainda um aumento no protagonismo, no cotidiano das empresas, dos escritórios de , que também têm que pensar de formas diferentes para se sobressair e obter .

A flexibilidade cognitiva é uma das ferramentas que podem fazer a diferença no dos empreendedores contábeis em meio às sucessivas novidades do mercado.

O que é flexibilidade cognitiva?

Flexibilidade cognitiva é o nome dado para a habilidade do cérebro humano de criar soluções e estratégias diferentes do que está acostumado para conquistar um mesmo objetivo.

A mente tem a capacidade de se adaptar a novas situações, de sair da zona de conforto e pensar “fora da caixa”. Isso é ter flexibilidade cognitiva, que, aliás, já é considerada uma das dez habilidades fundamentais para o .

Quando bem trabalhada, essa habilidade faz com que os indivíduos se tornem mais flexíveis, consigam se adaptar mais facilmente aos diversos tipos de situações.

A criatividade também costuma ser associada à flexibilidade cognitiva. Essas duas habilidades podem ser trabalhadas de maneira conjunta pelo cérebro, já que quanto mais soluções criativas para os problemas são criadas, maiores as chances de adaptação às mudanças que ocorrem.

A flexibilidade cognitiva também permite que cada ser humano se torne mais tolerante aos erros que podem acontecer, ao longo de sua jornada.

Essa habilidade humana também é uma das táticas mais importantes quando se trata de acompanhar as transformações no processo de produção de riqueza, no atual cenário, de acordo com Ricardo Neves, autor do livro Tempo de Pensar Fora da Caixa.

Importância dessa habilidade na de negócios

Com o número de empreendedores crescendo, cada vez mais, a tem aumentado, em todas as áreas de atuação.

A quantidade cada vez maior de ferramentas tecnológicas e digitais disponibilizadas no mercado também tornou a necessidade de inevitável. As empresas que não acompanham esse movimento ficam, naturalmente, para trás.

A flexibilidade cognitiva já se tornou essencial na rotina dos gestores que querem destacar seus negócios, em meio ao cenário moderno do mercado em que estão inseridos.

Especialmente nessa área, flexibilidade cognitiva é ter “jogo de cintura”, saber se adaptar aos pedidos e necessidades de cada um dos clientes.

Protagonismo dos escritórios de no cotidiano das companhias

Com a expansão e o aumento da no mundo dos negócios, os empreendedores contábeis estão conquistando um espaço cada vez maior na rotina das empresas, especialmente as de pequeno e médio porte.

A equipe de contadores é fundamental para que qualquer companhia funcione corretamente e de forma eficaz. Esse time também é o que, na maioria das vezes, está mais próximo do proprietário e acompanhando de perto o desenvolvimento do negócio.

Por conta disso, o número de também só cresce a cada dia, o que torna esse mercado ainda mais competitivo.

Além de uma boa , usar a flexibilidade cognitiva, nas diversas áreas que compõem a rotina de trabalho, faz com que empreendimentos contábeis se destaquem entre as propostas recebidas pelos possíveis novos clientes.

A flexibilidade cognitiva como aliada dos escritórios de

Usando essa habilidade, um gestor contábil consegue, por exemplo, pensar em serviços adicionais que pode oferecer aos seus clientes, e que poucos ou até nenhum de seus concorrentes disponibiliza.

Consultorias e são bons exemplos de serviços que podem ser oferecidos como bônus pelos empreendedores contábeis, para fechar parcerias com novos clientes.

Ter o escritório já bem familiarizado com o universo digital e usando as ferramentas tecnológicas para pensar “fora da caixa” também é um grande diferencial. Atualmente, praticamente todas as atividades podem ser realizadas online.

Se adaptar às necessidades de cada cliente e saber identificar soluções mais inovadoras, para que cada empresa conquiste os objetivos que quer, com certeza é um grande diferencial, especialmente no para escritórios de contabilidade.

Como em praticamente todos os negócios, estar sempre atualizado e capacitado para atuar de acordo com as recorrentes transformações do mercado é uma maneira de facilitar a aplicação da flexibilidade cognitiva.

Entender bem sobre as principais tendências do momento faz com que os empreendedores possam ter ideias melhores e mais criativas, possibilitando que seus clientes obtenham os resultados que desejam. Em escritórios de contabilidade não é diferente.

A qualidade do serviço prestado também aumenta, se o dono do escritório mantém toda a equipe devidamente capacitada para acompanhar o mercado.

A flexibilidade cognitiva no funcionamento do escritório

O crescimento no número de clientes torna a rotina de um empreendimento contábil ainda mais corrida. Otimizar vários dos para escritórios de contabilidade é fundamental para acompanhar a expansão do negócio, e a flexibilidade cognitiva pode ajudar.

A própria atitude de pensar não apenas nos resultados externos do negócio, mas também nos internos, já é um diferencial que pode destacar o escritório no mercado da contabilidade.

Adotar um sistema único de , devidamente adaptado aos meios digitais, pode ser uma alternativa para tornar o cotidiano no escritório mais dinâmico e, consequentemente, mais eficiente.

Transformando a maneira como enxerga a concorrência, o contábil também pode conseguir pensar em soluções diferentes, fora da sua zona de conforto, para alavancar, ainda mais, o negócio.

Ao contrário do que se costuma pensar, concorrentes não precisam necessariamente ser vistos como competição. Analisar os resultados de companhias que atuam na mesma área pode ajudar escritórios de contabilidade a adotarem saídas inovadoras para certo problema.

Observar o que companhias que atuam em diferentes áreas fazem para se destacar é outra solução para escritórios de contabilidade. Adaptar essas estratégias para o mercado dos negócios pode trazer resultados inesperados e positivos.

Usar a flexibilidade cognitiva pode ser a chave para que escritórios de contabilidade se destaquem no mundo dos negócios e obtenham considerável e constante crescimento.

Com as recorrentes transformações no atual cenário, principalmente por conta da , apresentar soluções e estratégias criativas e inovadoras aos clientes é um importante diferencial a ser levado em conta, inclusive para os empreendimentos contábeis.