Guia básico das soft skills para o mercado contábil

Por que as soft skills são necessárias para ter sucesso no mercado contábil?

As soft skills são cada vez mais necessárias no mundo globalizado, independente do setor. No entanto, quando se trata do , especialmente do ponto de vista de um gestor, as soft skills podem ser a lacuna que está faltando entre o ou o fracasso do empreendimento.

Ter conhecimentos técnicos sólidos administrativos e contábeis e saber utilizar os recursos tecnológicos a favor do seu é importante, mas a capacidade de liderança, comunicação assertiva e orientação para a qualidade dos atendimentos aos clientes, por exemplo, são igualmente necessárias para se destacar no mercado e transmitir seriedade e profissionalismo.

Saiba mais a seguir.

Por que as soft skills são necessárias para ter no ?

Para o gestor de uma empresa de , consultoria financeira e áreas correlatas, que precisa lidar com rotinas complexas, uma carteira diversificada de clientes e uma equipe de colaboradores com diferentes perfis, as soft skills são ferramentas indispensáveis para uma bem-sucedida.

no exige muito mais do que habilidades técnicas e conhecimentos da rotina administrativa.

Compreender as estratégias de comunicação, negociação, liderança e a capacidade de criar e estabelecer relacionamentos de qualidade e de longo prazo são habilidades interpessoais que, quando em falta, podem colocar seu negócio em risco.

Quais são as soft skills mais importantes para o gestor da área contábil?

Habilidades de comunicação

Gestores e colaboradores da área contábil devem ser capazes de lidar com um grande volume de informações e atividades burocráticas.

No entanto, tão importante quanto entregar um trabalho confiável é saber comunicar conclusões e resultados para os seus clientes, colegas que não lidam com determinados temas diretamente e público externo.

Adaptar a linguagem, comunicar demandas, delegar tarefas e garantir que todos estejam na mesma página são atividades que dependem, essencialmente, de uma boa capacidade de comunicação.

Como desenvolver essa soft skill?

Construir as habilidades de comunicação oral e escrita exige prática e obtenção de novos conhecimentos. No entanto, mais do que isso: análise crítica e exposição a novos desafios.

Para as habilidades de comunicação escrita, um intensivo pode ajudá-lo a aprender a estruturar o seu pensamento de forma adequada para redigir e-mails, apresentações e propostas de prestação de serviços mais persuasivas e profissionais.

Para as habilidades de comunicação oral, a análise dos padrões comunicativos predominantes do seu espaço profissional, tanto seu, quanto dos seus colaboradores, pode indicar quais pontos necessitam de melhoria.

Apostar em e técnicas de comunicação assertiva e princípios da comunicação não violenta também são formas eficientes para desenvolver esse tipo de soft skill.

Capacidade de liderança

Criar uma sinergia e fluxo de trabalho adequados entre diversas pessoas, com diferentes papéis e perfis, é um desafio que depende de soft skills sólidas.

Não é incomum que diversos gestores ou contadores apresentem incríveis habilidades técnicas e conhecimentos aprofundados sem, no entanto, possuírem habilidades de comunicação e liderança adequadas.

Ser um líder significa ter um conjunto de capacidades, como a de tomar decisões rapidamente e conseguir o apoio da equipe, motivar e inspirar seus colaboradores e garantir que todos estão concentrados nos mesmos propósitos.

Como desenvolver essa soft skill?

Desenvolver a capacidade de liderança requer uma combinação complexa de habilidades. Na prática, significa um pouco de análise crítica e autoconhecimento. Existem muitos estilos de liderança, investir num estilo expansivo e extrovertido, por exemplo, pode não ser uma boa ideia se você tem um perfil introvertido.

Por isso, conhecer um pouco do seu perfil vai indicar quais são seus pontos fortes e a sua capacidade de liderança poderá ser construída a partir desse reconhecimento.

Em seguida, a exposição aos novos desafios e abordagem vai forçá-lo a lapidar suas melhores qualidades enquanto líder. Recursos como cursos e ambientes estimulantes podem fornecer os insights e ferramentas necessárias.

Solução para problemas complexos

Algumas soft skills não podem ser aprendidas em uma sala de aula, seja durante uma graduação ou um MBA. A capacidade de propor soluções para problemas em cenários cada vez mais complexos é uma delas.

Enquanto profissional imerso no mundo contábil, você deverá ser capaz de mergulhar em diferentes realidades empresariais para compreender estruturas administrativas e financeiras e propor soluções únicas.

Essa habilidade não é desejável apenas para o gestor, mas para qualquer nível hierárquico. Quanto mais independentes e capazes de propor soluções para problemas complexos forem os integrantes da equipe, mais benefícios podem ser gerados para os clientes e para a própria empresa.

Como desenvolver essa soft skill?

O desenvolvimento da capacidade de pensar de forma crítica e lógica tem muito mais a ver com rever a forma como as coisas já são realizadas. Por isso, a observação de como os problemas é percebida e resolvida é essencial.

Problemas são evitados e jogados de um lado para o outro ou abraçados pela equipe e tratados a partir de múltiplas perspectivas?

Uma boa maneira de tornar o ambiente de trabalho mais propício ao desenvolvimento dessa soft skill é encorajar tanto o pensamento independente pela busca de soluções quanto a troca de informações e diferentes perspectivas entre os membros da equipe.

Por isso, sempre encoraje os seus colaboradores a apresentarem o problema e pelo menos uma solução, ainda que não comprovada como o melhor meio de resolvê-lo. Dessa maneira, isso os colocará em posição de pensar criticamente por si mesmo antes de envolver o restante da equipe.

Colaboração e trabalho em equipe

A colaboratividade é uma tendência que afeta todos os setores no cenário da indústria 4.0 e com o mercado contábil não é diferente. As relações empresariais e os próprios modelos de negócio tendem a ser construídos de forma mais horizontal.

Por isso, pensar no desenvolvimento de soft skills também leva ao questionamento de modelos tradicionais e mais rígidos de gerenciar uma empresa.

Um precisa de uma equipe multidisciplinar capaz de colaborar e trabalhar em conjunto, pois, por mais que cada um tenha o seu papel e especialidade para desempenhar, a empresa não irá para lugar nenhum se for dirigida por valores individualistas.

Como desenvolver essa soft skill?

Fazer com que a sua equipe desenvolva a colaboratividade exige sair do pensamento individualista e da ideia do dividido por especialidades, em que cada um trabalha por si e para o seus clientes.

A realização de metas em comum e o estímulo à troca de informações e insights, por exemplo, é uma maneira de incentivar o desenvolvimento dessa soft skill.

Além disso, o trabalho em conjunto em determinados projetos e a estipulação de reuniões para a discussão em equipe de questões nos quais os colaboradores estão envolvidos é uma maneira de aumentar a colaboração.