Home office: O grande erro cometido por empresas de contabilidade

Traduzido e adaptado por Roberto Dias Duarte*

Em um perรญodo muito curto, empresas de contabilidade de todo o mundo foram lanรงadas no mundo do trabalho remoto. Houve uma correria para criar prรกticas de trabalho remoto e ajudar os funcionรกrios a montar escritรณrios improvisados โ€‹โ€‹em suas salas de jantar, salas de estar e quartos.

Atรฉ as empresas mais tradicionais estรฃo sendo forรงadas a enfrentar os desafios que surgiram em relaรงรฃo ao trabalho remoto e os anteriormente existentes estรฃo sendo ampliados.

Hรก um erro muito comum que as empresas estรฃo cometendo no momento: tentar replicar suas prรกticas de comunicaรงรฃo existentes em sua equipe recรฉm-distribuรญda.

Quando vocรช estรก sob o mesmo teto, passar por um colega no corredor ou bater no ombro dele para esclarecer que algo รฉ uma ocorrรชncia diรกria. Isso nรฃo acontece quando vocรช estรก remoto.

Uma soluรงรฃo de videoconferรชncia, como o Zoom, รฉ brilhante para substituir as reuniรตes presenciais, e ferramentas de mensagens instantรขneas, como o Slack ou o Teams, podem ser รบteis para divulgar algo rapidamente ou como um ‘bebedouro' virtual.

Mas essas ferramentas por si sรณ nรฃo equipam sua empresa para trabalhar remotamente. Especialmente quando sรฃo usados โ€‹โ€‹ineficazmente.

Se รฉ nisso que a sua empresa se apoia, รฉ muito provรกvel que vocรช esteja agora:

  • Enviando e recebendo mais e-mails do que nunca;
  • Enfrentando pontos cegos de comunicaรงรฃo;
  • Lidando com feudos de informaรงรตes internasย  sobre os clientes;
  • Tendo mais reuniรตes do que nunca;
  • Sendo constantemente interrompido por notificaรงรตes;
  • Mais estressado;
  • Preocupado com as coisas que estรฃo saindo do controle;
  • Trabalhando mais horas apenas para acompanhar os processos.

Para trabalhar efetivamente como uma empresa distribuรญda sem criar mais estresse e trabalhar para todos, vocรช precisa de menos ferramentas, sem feudos de comunicaรงรฃo e melhor comportamento da equipe.

A comunicaรงรฃo estรก no centro do trabalho remoto

Para toda a discussรฃo sobre mudanรงas e as ferramentas certas para trabalhar remotamente, seu foco principal deve estar na maneira como vocรช se comunica.

Vocรช provavelmente jรก utiliza ferramentas em nuvem para gestรฃo financeira dos seus clientes, proccessamento contรกbil/fiscal/trabalhista. Tambรฉm jรก estรก usando o bate-papo por vรญdeo, Whatsapp e emails.

O desafio crucial no trabalho remoto para sua empresa de contabilidade รฉ a colaboraรงรฃo eficaz dentro de sua equipe.

  • Como vocรช garante que a equipe nรฃo esteja duplicando esforรงos?
  • Como os funcionรกrios permanecem responsรกveis โ€‹โ€‹pelas tarefas enquanto estรฃo fora do escritรณrio?
  • Como vocรช mantรฉm a cultura da equipe e mantรฉm a equipe motivada sem a conversa no escritรณrio?

Mensagens instantรขneas e a ilusรฃo de comunicaรงรฃo

Um aplicativo de mensagens instantรขneas, como Whatsapp, Slack ou Teams, faz muito sentido ร  primeira vista. Em teoria, ele pode manter todos acessรญveis, exatamente como no escritรณrio. E todo mundo usa algum tipo de mensagem em sua vida normal fora do trabalho, por isso deve ser fรกcil de implementar.

Basta gravar uma mensagem rรกpida e terminar com isso, certo?

E isso รฉ verdade na prรกtica, mas apenas algumas vezes. Na realidade, na maioria das vezes, as mensagens nรฃo sรฃo a melhor ferramenta de comunicaรงรฃo. Aqui estรฃo algumas de suas armadilhas.

Interrupรงรฃo constante. O piscar constante de notificaรงรตes pode ser perturbador para dizer o mรญnimo. A maioria simplesmente nรฃo pode ignorar uma nova notificaรงรฃo e examinรก-la imediatamente. Isso leva ร  diminuiรงรฃo da produtividade e ร  confusรฃo quando se trata de prioridades. As chances sรฃo de que o que sua equipe estava trabalhando antes de receber essa notificaรงรฃo era o que eles deveriam estar trabalhando em primeiro lugar.

Estรก fora de contexto do trabalho real. O bate-papo instantรขneo รฉ um sistema totalmente novo, completamente separado das ferramentas que sua equipe usa para realizar seu trabalho. ร‰ difรญcil discutir algo quando os detalhes crรญticos nรฃo estรฃo na cabeรงa. Ou para falar sobre a resposta a um e-mail de cliente difรญcil quando esse e-mail nรฃo estรก lรก. Ou entรฃo, para recorrer ao comentรกrio de um colega da semana passada que vocรช nรฃo consegue localizar no momento.

ร‰ cansativo. Seguir uma conversa em grupo sem uma direรงรฃo clara รฉ cansativo, ineficiente e estressante. Em vez de usar todo o seu foco para realizar o trabalho, vocรช acaba dividindo-o com uma conversa que, embora provavelmente seja importante, nรฃo era urgente.

Pensamentos cortados. Sรณ porque todo mundo estรก digitando muito e vรกrias mensagens estรฃo sendo enviadas nรฃo significa que todo mundo estรก se comunicando ou estรฃo todos na mesma pรกgina. A natureza das mensagens instantรขneas nรฃo รฉ propรญcia ao compartilhamento de pensamentos completos.

Como vocรช jรก deve ter percebido, o efeito de confiar demais em mensagens instantรขneas รฉ uma equipe distraรญda, estressada e ineficiente.

Uma maneira melhor de trabalhar juntos quando vocรช estรก separado

Se a mensagem instantรขnea nรฃo รฉ a resposta, o que รฉ? Como vocรช pode manter sua equipe alinhada quando eles sรฃo distribuรญdos?

Primeiro, vocรช precisa aumentar o uso da comunicaรงรฃo assรญncrona.

Comunicaรงรฃo assรญncrona รฉ quando vocรช se comunica sem a expectativa de uma resposta imediata. Um exemplo seria responder um email algumas horas apรณs recebรช-lo, ou mesmo um dia inteiro depois, sem afetar o trabalho. Isso รฉ diferente de a uma mensagem direta em uma plataforma colaborativa. Hรก uma sutil, porรฉmย  grande, diferenรงa entre os dois.

A mudanรงa para um tipo de comunicaรงรฃo mais assรญncrona resulta em funcionรกrios controlando quando respondem de volta. Isso lhes dรก mais tempo para um trabalho profundo e ininterrupto – onde รฉ realizado um trabalho da mais alta qualidade. E permite ร s pessoas mais tempo para agir e refletir.

O contexto รฉ crรญtico para a colaboraรงรฃo

Mesmo com todos os elementos fundamentais para se comunicar, ninguรฉm pode funcionar a 100% sem o contexto apropriado. Imagine tentar montar um quebra-cabeรงa (em equipe) em diferentes locais. Alguรฉm tem algumas centenas de peรงas, um companheiro de equipe tem vรกrias dรบzias e assim por diante. Mas somente vocรช tem a imagem completa do quebra-cabeรงa.

Esta ilustraรงรฃo mostra o valor do contexto quando equipes remotas colaboram em um projeto. Cada bit de comunicaรงรฃo; um e-mail, telefonema ou atรฉ entregas sรฃo peรงas para o projeto geral ou “quebra-cabeรงa”.

O uso de vรกrias ferramentas e formas de comunicaรงรฃo deve ser facilmente organizado e visto no contexto dos amplos planos e projetos da sua empresa.

Comunicar sobre o trabalho na mesma plataforma que sua equipe realiza รฉ exatamente como as equipes remotas ganham contexto. Existem ferramentas permitem que sua equipe remota colabore em projetos, trabalhe com clientes e se comunique, em contexto, entre si em um รบnico local.

A ferramenta certa para o trabalho em home office

Agora que mostramos que o trabalho assรญncrono faz sentido, escolher a ferramenta certa para que isso aconteรงa na sua empresa รฉ o prรณximo passo lรณgico.

As ferramentas de colaboraรงรฃo do fluxo de trabalho sรฃo projetadas para estruturar, organizar e acompanhar o progresso do trabalho, onde รฉ necessรกrio um trabalho em equipe de alto nรญvel para concluir todos os aspectos principais das tarefas.

Vocรช pode tentar fazรช-lo funcionar com email, planilhas ou uma ferramenta genรฉrica de fluxo de trabalho, mas a realidade รฉ que eles nรฃo sรฃo adaptados ร s necessidades exclusivas das empresas de contabilidade. E isso provavelmente significa adicionar mais aplicativos ร  sua pilha de tecnologia existente.

Quando vocรช experimenta ferramentas de colaboraรงรฃo genรฉricas, corre o risco de:

  • Investir em ferramentas que possuem recursos que vocรช nรฃo precisa
  • Encontrar-se adicionando lixo desnecessรกrio aos processos jรก existentes
  • Acabar usando ferramentas que nรฃo possuem os recursos essenciais que vocรช realmente precisa

ร‰ por isso que escolher uma ferramenta de colaboraรงรฃo do fluxo de trabalho projetada especificamente para empresas de contabilidade faz sentido. Obtenha tudo o que precisa e nada do que nรฃo รฉ necessรกrio.

Sem soluรงรตes “gambiarra”

A crise do COVID-19 mudou o que รฉ “normal”, tanto no local de trabalho quanto em como vocรช vive o seu dia-a-dia.

Nรฃo sabemos quanto tempo durarรก a situaรงรฃo atual, mas todas as indicaรงรตes mostram que esse serรก o novo normal por algum tempo. Nรฃo introduza ferramentas ou prรกticas como um paliativo.

As empresas mais inteligentes tratarรฃo esse perรญodo como uma oportunidade.

Use isso como uma forรงa para fazer algumas mudanรงas necessรกrias. Adicione os sistemas certos que o beneficiarรฃo a longo prazo. Introduzir hรกbitos de trabalho positivos. Mantenha sua equipe feliz. E permita que eles faรงam o melhor trabalho possรญvel.

*Original em: https://karbonhq.com/resources/the-big-mistake-being-made-by-newly-remote-accounting-firms/

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