Inbound marketing: X estrátegias para gerar mais engajamento em suas redes sociais

Inbound marketing: X estrátegias para gerar mais engajamento em suas redes sociais

Para garantir o do seu , não basta apenas ter perfis nas redes sociais. O passo mais importante é o de conseguir engajamento. Atualmente, as empresas precisam criar um relacionamento com seus clientes por meio das mídias.

A forma mais efetiva de engajar o público-alvo é através do . Mas você sabe o que isso significa e qual sua importância?

O se trata de um conjunto de estratégias que tem como objetivo, atrair e converter clientes. Para isso, são utilizados conteúdos relevantes e que difere muito das técnicas antigas.

Hoje em dia, as empresas buscam encontrar clientes através dos canais digitais. Os conteúdos precisam ser de qualidade e podem ser oferecidos através de blogs ou até mesmo nas redes sociais. Pensando nisso, vamos mostrar algumas estratégias para alcançar um bom engajamento, veja:

Estratégias para aumentar seu engajamento

Saiba quem é seu público

Qualquer de comunicação precisar ter uma base simples: conhecer seu público-alvo. Para direcionar o seu , é necessário saber o sexo, a idade, grau de instrução, profissão, entre outros.

Isso é importante, pois torna mais fácil a criação do conteúdo a ser oferecido. Afinal de contas, sabendo quem você quer atingir, é mais simples utilizar uma linguagem que atinja essas pessoas.

Descubra quais canais utilizar

Depois de identificar quem é seu público-alvo, fica mais fácil identificar qual meio mais utilizado por eles. Isso significa que você conseguirá saber qual mídis social possui mais engajamento entre os seus possíveis clientes. Em resumo, se as pessoas veem mais seu conteúdo por uma determinada rede social, procure utilizá-la mais. O ideal é que sua empresa marque presença onde seu cliente está.

Depois das etapas anteriores, é hora de fazer um . Vamos supor que o seu escritório resolveu apostar mais no Instagram. Isso significa que você precisa quais serão os conteúdos ofertados e qual a periodicidade deles.

É importante ressaltar que, quando há uma rotina de trabalho, as chances de o conteúdo ter mais qualidade aumentam.
Se possível, crie um documento onde estejam informados os seguintes dados: estilo de linguagem, temas abordados, formato das postagens, quantidade de postagens por semana, entre outros. Faça testes para chegar a essas informações.

Concentre-se nos comentários

Ao fazer uma postagem, sua empresa precisa se atentar ao engajamento criado por ela. É claro que o número de curtidas é muito importante, porém os comentários precisam receber toda atenção. Acompanhe o que o seu público fala a respeito de uma determinada publicação e aproveite o feedback para fazer melhorias.

Converse com as pessoas

Aproveitando o gancho do item anterior, procure manter uma comunicação com seu público. Seja cordial e busque responder sempre que possível. Os chatbots são práticos, mas um bate-papo direto com seu cliente pode trazer um tom mais pessoal e de maior preocupação com a opinião dele. No fim, esse tipo de atitude pode fazer toda diferença.

Seja mais natural e fuja do ‘tradicional”

Até alguns anos atrás, o tradicional se utilizava de ferramentas engessadas para fazer propaganda. Hoje em dia, as pessoas buscam mais naturalidade e por isso o tem sido a melhor saída.

Busque oferecer conteúdos relevantes e com uma linguagem mais natural e leve. A abordagem precisa ser diferente e o intuito não é apenas vender, mas sim criar um relacionamento para que esse cliente seja fidelizado.

Não demore pra responder

Como citamos anteriormente, responder seus seguidores pode fazer muita diferença na criação de um relacionamento. Mas o ideal é que essas respostas não demorem para surgir, pois isso pode fazer e o cliente procurar outra .

Faça um monitoramento

Fique de olho todas as vezes que sua empresa for mencionada. Nem sempre as pessoas fazem comentários, elogios ou reclamações diretamente nas mídias sociais da empresa. É possível que o cliente apenas mencione sua marca.

No caso das reclamações, o grande problema é que ao publicar em seu perfil pessoal, aquele cliente acaba atingindo toda sua rede de contatos. Por isso, o ideal é que você fique atento e contorne a situação com agilidade.

Faça relatórios e mensure suas ações

De nada adianta fazer publicações se você não acompanhar o desemprenho de cada uma delas. A cada nova postagem, faça a mensuração de resultados e identifique o que mais chamou a atenção do seu público-alvo.

Antes de fazer isso, defina quais são suas metas, se é aumentar as , melhorar as curtidas, obter mais engajamento nos comentários etc. Após isso, você será capaz de decidir quais serão as utilizadas para saber se você alcançou o resultado desejado.

Quais os benefícios de melhorar o engajamento das redes sociais?

Cada vez mais as redes sociais têm se tornado parte das estratégias de digital nas empresas. Os gestores precisam estar por dentro das novidades para extrair todos os benefícios dessas ferramentas. Conheça as vantagens de utilizar as mídias sociais na sua :

1. Maior alcance

Atualmente, quase 4 bilhões de pessoas, em todo o mundo, utilizam as redes sociais. Isso significa que o perfil da sua empresa pode atingir mais pessoas do que seria capaz em uma propaganda tradicional.

2. Marca mais humanizada

Por meio dos perfis do seu , é possível mostrar que seu negócio é gerido por pessoas comuns. Mostre o dia a dia da empresa e procure ter um relacionamento mais amigável com os usuários. Mostre os valores e os princípios da sua empresa e isso fará o público criar uma empatia e se aproxime.

3. Conhecer seu público

Da mesma forma que o público vai conhecer sua empresa, você também terá a oportunidade de entender o que os seus clientes desejam. Essa é uma forma de ouvir mais de perto as sugestões, reclamações e elogios. Assim, fica mais fácil identificar o que precisa mudar e o que pode permanecer da mesma forma.

Possui um e quer saber mais sobre esse e outros assuntos? Acesse agora e se inscreva em nosso canal no YouTube. Leia também outros conteúdos em nosso canal no Telegram.